Flor Gil escolheu ser artista por causa de sua tia, Preta Gil
Em entrevista à edição digital de maio da CAPRICHO, jovem de 16 anos disse que "sempre quis ser como ela".

conexão entre Flor Gil e Preta Gil sempre foi mais do que familiar — foi inspiração. Em entrevista à CAPRICHO, em maio deste ano, Flor, que havia acabado de lançar seu primeiro álbum, Cinema Love ,revelou que foi a presença da tia Preta que despertou nela o desejo de se tornar artista.
“Desde pequena, minha ídola era minha tia Preta [Gil], eu sempre falava que queria ser ela quando crescer. Eu a via com microfones cheios de brilhos e com vestidos cantando em casamento, no Carnaval… E já imaginava um futuro na música, na vida de artista”, disse a jovem de 16 anos à repórter Sofia Duarte.
+Leia a entrevista completa com Flor Gil, na edição digital da CAPRICHO de maio de 2025.
Preta Gil morreu na noite do último domingo (20), aos 50 anos. A cantora, empresária e apresentadora vinha lutando contra um câncer colorretal – ou seja, no intestino – desde janeiro de 2023. A informação foi confirmada pela equipe e familiares da cantora.
A entrevista à CAPRICHO aconteceu no final de abril. Ali, Flor clicou sua primeira capa de revista – ela foi nossa estrela de capa do mês de maio. Assim que acabou o shooting, a jovem saiu direto do estúdio de fotos para o hospital visitar a tia, que ainda estava internada em São Paulo.

O tratamento estava sendo feito a quatro mãos: com especialistas brasileiros e norte-americanos, em uma ponte aérea entre Brasil e Estados Unidos.
Filha de Bela Gil e neta de Gilberto Gil, Flor carrega no DNA uma linhagem de artistas, mas foi com a leveza e o poder de Preta que ela descobriu o seu próprio caminho.
Em uma das primeiras vezes que subiu ao palco, foi ao lado da tia, em 2022. que fez uma participação emocionante no show de Gilberto Gil em 2022 ao lado da tia, em uma das primeiras vezes que subiu ao palco.
A relação entre as duas também ia muito além da arte. Eram confidentes, parceiras de vida e de bastidores. Tanto que, durante os momentos em que o tratamento foi realizado em Nova York, Flor sempre a visitava e postava fotos em momentos descontraídos com ela — mesmo do hospital — em suas redes sociais. Atualmente, a jovem mora em Nova York e cursa o ensino médio por lá.
Segundo Flor, Preta era aquela tia que incentivava, que assistia aos vídeos dela cantando com brilho nos olhos e que celebrava cada conquista da sobrinha com orgulho. Hoje, ela vive na história da música, da representatividade e no brilho de quem ela inspirou e ainda vai inspirar por gerações.

A cantora e empresária foi um dos nomes mais populares do cenário musical brasileiro atual, transitando entre o axé, samba, pop e MPB. Ela brilhou pelos palcos, mas se consolidou mesmo nos bastidores, como empresária e produtora. Um dos sucessos na voz dela é a canção Sinais de Fogo.
A última vez que subiu nos palcos foi durante a turnê de despedida de seu pai, Tempo Rei, em São Paulo. Sua participação foi muito marcante: juntos, Gil e Preta cantaram Drão, música que Gil escreveu após o término de relacionamento com Sandra Gadelha, mãe de Preta.
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.