Flipop: confira o Festival de Literatura Pop da Seguinte e veja cronograma

A CAPRICHO conheceu o espaço virtual do evento, que está cheio de ativações incríveis para quem é bookstan!

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 22 jul 2021, 20h27 - Publicado em 22 jul 2021, 12h16
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Saudades de um evento presencial, né? Pensando nisso, a Seguinte, selo da Companhia das Letras, preparou uma experiência para os apaixonados por livros se sentirem em um verdadeiro festival! O Flipop 2021, que começa nesta quinta-feira (22/7) e vai até domingo (25/7), vai contar com diversas conversas com autores, estandes de outras editoras e um espaço de interação superdivertido.

Para deixar tudo ainda mais realista, o Festival de Literatura Pop vai promover sessões de autógrafo virtuais! Bruna Vieira, Pedro Rhuas e Clara Alves irão se encontrar com os fãs em uma chamada de Zoom e vão assinar os livros na hora, com uma dedicatória especial.

Print do ambiente virtual da entrada do Festival de Literatura Pop 2021 promovido pela Seguinte; o letreiro azul do evento se destaca acima de uma bancada branca; a margem é uma textura em tons de rosa, roxo e azul com estrelas amarelas e lilás decorando a imagem
Ambiente virtual do Flipop 2021 Seguinte/Companhia das Letras/Divulgação

+ Bruna Vieira divulga elenco completo de De Volta aos 15!

Além dos tradicionais estandes, da tenda dos autores e do palco principal, existe também um ambiente para interação entre o público. Uma simulação de café disponibiliza chats para que as pessoas conversem e tirem até mesmo fotos em uma cabine virtual no letreiro do evento.

A CAPRICHO conheceu a plataforma em que vai ocorrer a quinta edição do Flipop e os ambientes estão lindos e com acessibilidade! Tradutores e intérpretes de libras estarão presentes nos bate-papos para garantir que todos possam aproveitar a experiência, que é gratuita.

Confira a programação completa da Flipop 2021:

QUINTA-FEIRA – 22 DE JULHO

15h: YA ontem e hoje

Com Ana Lima, Juan Julian e Paula Pimenta

Mediação: Frini Georgakopoulos

O mercado de livros para o público jovem mudou muito nos últimos anos, e a cara do YA atual já não é a mesma de algum tempo atrás. Quais são as principais diferenças que hoje imperam no mercado? O perfil dos autores já não é o mesmo — e o dos leitores, será? Esta é uma conversa com quem assistiu o YA mudar e evoluir e está fazendo parte dessa mudança.

17h: Quadrinhos para jovens

Com Isadora Zeferino, Lila Cruz e Monge Han

Mediação: Gabriela Borges (Mina de HQ)

As histórias em quadrinhos são muito queridas e apreciadas há bastante tempo. Com a possibilidade de divulgação de histórias pela internet, acompanhamos um crescimento cada vez maior de quadrinhos que fazem muito sucesso especialmente entre jovens e adolescentes. Esta é uma conversa para descobrirmos mais sobre a arte das HQs dentro e fora das redes sociais.

19h: Romances em versos

Com Elizabeth Acevedo, Ibi Zoboi e Yusef Salaam

Mediação: Isa Souza

Um bate-papo com Elizabeth Acevedo, autora de Agora que ele se foi (Editora Nacional), e Ibi Zoboi e Yusef Salaam, autores de Socando o ar (HarperCollins Brasil). Painel com tradução simultânea.

SEXTA-FEIRA – 23 DE JULHO

10h: Sessão de autógrafos virtual com Bruna Vieira

Participe de um encontro virtual com a autora e receba o livro autografado em sua casa! Ingresso mediante compra do livro Meu corpo virou poesia no site da editora. Quantidade limitada. Confira as regras da promoção.

15h: Histórias escritas nas estrelas

Com Leo Oliveira, Luly Trigo, Papisa e Vítor di

CastroMediação: Gabriela Tonelli

Todas as pessoas parecem cada vez mais interessadas em astrologia, e isso está se refletindo na literatura (especialmente nos livros para jovens). Neste bate-papo, nossos convidados vão conversar sobre como os astros fazem parte de suas histórias (escritas e vividas).

17h: Be gay do crimes whatever you want

Com Brenda Bernsau, Eric Novello e Giu Domingues

Mediação: Clara Alves

É inegável a importância de histórias sobre a descoberta da sexualidade e “sair do armário”. Mas também queremos ver histórias em que ser LGBTQIAP+ é apenas mais uma característica dos personagens, que estão mais preocupados em fazer magia, desvendar mistérios ou salvar o mundo.

19h: Romances entre garotas

Com Leah Johnson e Rachel Hawkins

Continua após a publicidade

Mediação: Diana Kalaf

Um bate-papo com Leah Johnson, autora de Espere até me ver de coroa (Alt), e Rachel Hawkins, autora de Sua Alteza Real (Alt). Painel com tradução simultânea.

SÁBADO – 24 DE JULHO

10h: Sessão de autógrafos virtual com Clara Alves

Participe de um encontro virtual com a autora e receba o livro autografado em sua casa! Ingresso mediante compra do livro Conectadas no site da editora. Quantidade limitada. Confira as regras da promoção.

15h: As várias faces do Nordeste*

Com G. G. Diniz, Ilustralu e Pedro Rhuas

Mediação: Deko Lipe

Apesar de o mercado editorial tradicional estar abrindo os olhos para narrativas ambientadas no Nordeste e escritas por autores da região, esses livros são muitas vezes considerados “regionalistas”, por estarem fora do Sudeste. Quais são os caminhos para descentralizar as histórias produzidas no Brasil e alcançar uma produção literária mais plural, que represente as mais diversas realidades do nosso país?

17h: Escritores no mercado editorial

Com Ana Rosa, Iris Figueiredo e Solaine ChioroMediação: Jana Bianchi

Quem trabalha no mercado editorial conhece os bastidores do livro e todas as etapas de publicação de uma obra. Mas como esse conhecimento contribui para quem, além de trabalhar no mercado, também escreve seus próprios livros?

19h: Romances de fazer suspirar

Com Jennifer Niven e Maurene Goo

Mediação: Iris Figueiredo

Um bate-papo com Jennifer Niven, autora de Por lugares incríveis e Sem ar (Seguinte), e Maurene Goo, autora de Um lugar só nosso e Isso que a gente chama de amor (Seguinte). Painel com tradução simultânea.

DOMINGO – 25 DE JULHO

10h: Sessão de autógrafos virtual com Pedro Rhuas

Participe de um encontro virtual com a autora e receba o livro autografado em sua casa! Ingresso mediante compra do livro Enquanto eu não te encontro no site da editora. Quantidade limitada. Confira as regras da promoção.

15h: Bate-papo com Alice Oseman

Mediação: Ilustralu

Uma conversa entre as quadrinistas Ilustralu, autora de Arlindo, e Alice Oseman, autora de Heartstopper, que será publicado pela Seguinte em setembro. Painel gravado, inclui legendas em português.

17h: Um novo mercado

Com Alec Costa, Bruna Fontes e Stefano Volp

Mediação: Raíssa Pena

O mercado literário tem passado por grandes mudanças e se reinventado a cada dia, especialmente neste último ano. E são muitas as pessoas que vêm trazendo inovações e criando novas práticas para este espaço tão tradicional. Quais são os principais desafios e o que podemos esperar para o futuro de quem faz, compra e lê livros? Apoio: Estante Virtual

19h: Uma conversa sobre Blackout

Com Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon

Mediação: Érica Imenes

Um bate-papo com cinco das seis autoras de Blackout: O amor também brilha no escuro, que será publicado pela Seguinte em agosto. Seis histórias de amor entrelaçadas. Uma noite que tinha tudo para ser um desastre – mas acaba sendo brilhante. Painel com tradução simultânea.

O FLIPOP 2021 acontece de 22 a 25 de julho e as inscrições são gratuitas.

*ATUALIZAÇÃO:

A Editora Seguinte pede desculpas por ter errado na escolha do nome da mesa “Descentralizando a literatura nacional”, que conta apenas com convidades do Nordeste. Decidimos mudar o nome da mesa para “As várias faces do Nordeste”, que representa melhor.

Continua após a publicidade
Publicidade