Continua após publicidade

Final de Pantanal tem beijo gay inédito, ativismo ambiental, choro e meme

Já pode passar no "Vale a Pena Ver de Novo", viu, Globo? (risos)

Por Da Redação Atualizado em 8 out 2022, 10h57 - Publicado em 8 out 2022, 10h56
Memes e cenas de Pantanal
TV Globo/Reprodução

Na noite da última sexta-feira (7), a TV Globo exibiu o último capítulo do remake de Pantanal. Entre os muitos destaques do final da novela, tivemos um beijo gay inédito na trama, entre Zaquieu (Silvero Pereira) e Zoinho (Thommy Schiavo). Na versão de 1990, transmitida pela TV Manchete, o peão terminou a história sozinho.

A cena também foi marcante pois foi justamente contra uma fala dada pelo próprrio autor em 2016, durante a festa de lançamento de Velho Chico. Bruno Luperi deu a seguinte declaração: “Odeio história de bicha”.

Fora a fotografia da novela, que foi simplesmente fora de série, o último capítulo foi marcado por ainda mais manifestações contrárias aos genocídios ambientais que estamos testemunhando com ainda mais ferocidade nos últimos anos.

Continua após a publicidade

Antes dos crédios finais, apareceu na tela uma fala do dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, que diz o seguinte: “O homem é o único animal que cospe na água que bebe. O homem é o único animal que mata para não comer. O homem é o único animal que derruba a árvore que lhe dá sombra e frutos. Por isso, está se condenando à morte“, disse dedicado ao seu pai, o “Velho do Rio”.

Outro momento bastante aclamado foram as cenas finais de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré), que caíram no gosto popular.

Também precisamos falar da aparição de Cristiana Oliveira no capítulo final. A atriz interpretou a personagem Juma na primeira versão da novela.

E teve mais homenagem à trama de 1990! Olha só o paralelo abaixo:

E bora de reações nas redes sociais?

Publicidade