urma da Mônica Jovem está chegando nos cinemas. O tão esperado longa, com subtítulo de Reflexos do Medo estreia nesta quinta-feira (18), mas a CAPRICHO já assistiu ao filme com exclusividade e pode garantir: ele traz muita conexão e nostalgia para quem cresceu lendo os gibis da turma adolescente e descobrindo o mundo com mais autonomia.
Em entrevista exclusiva à CH, os protagonistas Sophia Valverde, Xande Valois, Théo Salomão, Carol Roberto, Bianca Paiva, e o diretor do longa, Mauricio Eça, revelaram como foi dar vida a uma nova versão desses personagens icônicos e que são amados por gerações e mais gerações brasileiras.
“Eu nunca me imaginei como Mônica, mas estar dando vida a ela foi um sonho realizado. Eu sempre acompanhei a Turma da Mônica porque minha mãe amava. É uma honra interpretar uma personagem tão forte e tão icônica“, conta Sofia Valverde à CAPRICHO.
A atriz ainda aproveitou para dizer que, apesar de amar a Mônica, sua personagem favorita é a Magali e se pudesse interpretar outro personagem, escolheria fazer o Mingau. Já imaginou?
Ah, e aqui vai um… spoiler: a trama acompanha o primeiro dia de aula do Ensino Médio da turma do bairro do Limoeiro, quando Mônica (Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva), Cascão (Théo Salomão) e Milena (Carol Roberto) descobrem que o Museu do Limoeiro será leiloado. A partir daí, eles decidem tomar uma atitude para impedir que isso aconteça. Enquanto investigam , eles se deparam com segredos do bairro e percebem existe uma ameaça maior.
A versão Jovem dos personagens mais queridos do Brasil foi lançada em 2008 pela Mauricio de Sousa Produções – com estilo e traços que remetem aos mangás. Na nova versão, vemos novas aventuras que envolvem novidades tecnológicas, organizações secretas e desafios da entrada na adolescência. Além de expandir esse universo, nós somos reapresentados a esses personagens que ganham novas camadas, e isso está muito bem representado na primeira adaptação para os cinemas.
“Eu entendi a força da personagem quando eu estava em um set de filmagem e uma pessoa que estava passando na rua nos reconheceu, chegou até mim e falou que foi alfabetizada, aprendeu a ler e a escrever com um gibi da Magali. Aquilo tocou meu coração e falei ‘eu quero dar o meu melhor'”, afirma Bianca Paiva, atriz que dá vida à nossa querida Magali.
Já Théo Salomão revelou que quando criança era apelidado de Cascão, justamente por não gostar de tomar banho. Além de se identificar com o personagem, Théo sempre leu as aventuras da Turma Mônica Jovem e serviu como uma enciclopédia para o resta do elenco. “Descobrir que eu ia fazer o filme já foi uma emoção muito grande e descobrir que eu iria fazer o Cascão, meu personagem favorito, foi uma felicidade que eu não tenho como expressar”.
É muito mágico poder dar vida a personagens icônicos e que as pessoas aguardam tanto tempo para ver nas telas. Parece inimaginável para mim. Faltam palavras para descrever a emoção que é interpretar o Cebola. Há dez anos atras eu tenho certeza que se qualquer pessoa me contasse isso, eu não acreditaria. É magico é fantástico.
Xande Valois
Para Carol Roberto a sensação é um pouco diferente. Além de estar estreando nos cinemas, Carol interpreta uma personagem que carrega uma importância muito grande: Milena, a primeira menina negra criada por Maurício de Souza. Diferente dos outros quatro protagonistas que existem há décadas, ela foi criada em 2017, mas só em 2019 chegou em grande estilo ilustrando uma capa de janeiro junto com sua família.
“Estou muito feliz de estar fazendo parte desse processo, porque eu acho que a Milena precisa ser reconhecida de um outro lado, não somente como a filha da veterinária. É muito gostoso dar vida a Milena e estar participando desse projeto, criando nuances, características, medos, defeitos, qualidades para a personagem. Poder fazer isso é muito gratificante, ainda mais por estar fazendo com tanto amor”.
Ver a Milena tomando esse espaço aos pouquinhos, talvez outras pessoas não consigam entender isso, mas é um grito de resistência.
Carol Roberto, atriz que interpreta Milena em 'Turma da Mônica Jovem'
Algumas curiosidades sobre o novo filme:
- Vocês podem esperar muita magia, suspense e ação.
E com ação nós queremos dizer: muitas cenas de parkour! Sim, Cebola e Cascão estão mais aventureiros do que nunca. “Eu faço parkour desde 2017, mas eu faço por hobbie. Nunca foi algo profissionalmente. Tinham algumas cenas mais simples que eu fazia, mas a maioria eram do Hugo, o nosso dublê. Tive aulas com ele antes de iniciar as gravações”, contou Théo.
- E claro que vamos ter algumas cenas emocionantes:
Sophia Valverde nos revelou que sua cena favorito é quando Maurício de Souza faz uma participação especial, no maior estilo Stan Lee. “Tenho certeza que a reação será igual aos filmes da Marvel. Todos vão amar.”
Já o diretor compartilhou outro momento que promete tirar lágrimas do público, mas sem muito spoiler.
“Tem uma cena da Monica, Cebola e Magali que parece que tudo desmoronou e está tudo dando errado. É uma cena super bonita porque o Cebola e a Magali estão desistindo, mas a Mônica persiste. O filme tem vários tons e camadas diferentes. Você dá risada, se emociona e sente medo.”
Assista ao trailer abaixo:
Turma da Mônica: Reflexos do Medo chega aos cinemas no dia 18 de janeiro