Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro 2025 por ‘Ainda Estou Aqui’

Aclamada por sua performance como Eunice Paiva, a atriz pode ser indicada nas principais premiações de cinema em 2025

Por Arthur Ferreira 9 dez 2024, 11h18
A

atriz brasileira Fernanda Torres foi indicada ao Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui. O longa, dirigido por Walter Salles, também foi indicado na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a história real de Eunice Paiva, vivida por Torres, uma mulher que enfrenta o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, durante a ditadura militar brasileira nos anos 1970.

 

Em novembro, Fernanda esteve presente no Academy Governors Awards. O perfil oficial da Academia publicou nas redes sociais uma foto da atriz acompanhada da legenda: “She is MOTHER” (Ela é MÃE, em tradução livre). O termo, amplamente usado na cultura pop, é usado para enaltecer figuras femininas que se tornam ícones e se destacam na mídia.

Continua após a publicidade

A postagem viralizou, com brasileiros lotando os comentários em apoio à atriz e ao filme Ainda Estou Aqui. Entre as mensagens de carinho, um seguidor sintetizou o sentimento nacional: “Ela é uma FILHA. A mãe vocês roubaram em 1999.”

 

View this post on Instagram

A post shared by The Academy (@theacademy)

Além da indicação ao Globo de Ouro, Torres é considerada uma das favoritas para concorrer ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz. Se a indicação for feita, ela ocorre 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, fazer história como a primeira atriz latino-americana indicada ao Oscar de Melhor Atriz, em 1999, pelo filme Central do Brasil.

Continua após a publicidade

Na ocasião, Montenegro entregou uma atuação profundamente emocional que marcou o cinema mundial, mas acabou perdendo a estatueta para Gwyneth Paltrow, em uma decisão que gerou controvérsia e frustração entre os brasileiros. A possível indicação de Torres é vista como uma chance de redenção simbólica para o Brasil no maior prêmio do cinema mundial.

A cerimônia do Globo de Ouro acontecerá em 5 de janeiro de 2025.

Acompanhe a CAPRICHO para ficar por dentro da temporada de premiações.

Publicidade