“Estreia de um novo show”, revela Julia Mestre sobre Primavera Sound 2022

Em entrevista à CH, a carioca revelou surpresas que preparou para o festival - além de refletir sobre machismo na música, Bala Desejo e referências

Por Bruna Parrado Atualizado em 30 out 2024, 15h32 - Publicado em 25 set 2022, 10h00

O Primavera Sound 2022 está chegando e o line-up conta com atrações de todos os cantos do mundo – incluindo muitos artistas nacionais, como a Julia Mestre. A cantora se apresentará no segundo dia de festival e revelou mais sobre seu show em entrevista exclusiva à CH, além de contar mais sobre sua história como artista. Então, vem conhecer mais sobre ela antes de vê-la no palco por lá! <3

A conversa com a nossa Artista da Semana começou já falando sobre arte, que ganhou uma potência em sua vida na época da escola. Que os professores não nos escutem, mas sabe aqueles momentos durante a aula que você dá uma pequena divagada? Então, foi ali que Ju começou a escrever poemas. “A parte da frente do caderno tinham as matérias, mas a parte de trás era sempre onde eu fazia meus mergulhos de imaginação e primeiros exercícios”, disse ela.

View this post on Instagram

A post shared by MESTRE (@julia_mestre)

“Eu misturava um pouco das minhas experiências, mas tentando fazer rimas sobre isso. A minha primeira composição veio com 16 anos, quando tava no Ensino Médio“. E, nesse mesmo ano, a carioca também ganhou um concurso do poesias da sua escola: “Isso me estimulou porque uma coisa era eu comigo mesma, e depois foi uma turma inteira votando num poema sem saber que era meu”.

A partir desse momento, a cantora nunca mais parou de produzir arte. Em seu currículo, Julia possui grandes projetos tanto como compositora – trabalhando ao lado de nomes como Emicida e Caetano Vaeloso – quanto como cantora, tendo lançado seu primeiro EP em 2017.

Continua após a publicidade

Trazendo o MPB muito forte em suas canções, a artista vem cada vez mais se consolidando na indústria musical contemporânea – mas sem deixar de olhar para o passado e se inspirar em grandes referências, como Rita Lee e Cássia Eller. “Acho que, antes de querer criar, tem que escutar. Depois de assistir aquela pessoa, a gente percebe que também somos capazes de fazer aquilo só que talvez de outra forma”.

“Cássia Eller me inspiro muito no timbre de voz dela, ela tem uma voz grave, é rockeira… Eu também sempre me senti muito feminina, mas com uma energia muito explosiva. Não me senti encaixada no meio dos padrões, gostava de ser um pouco mais bagunceira“, refletiu Julia.

Além de referências, Ju também abriu o jogo sobre como é ser uma mulher jovem no ramo musical atualmente. “É um mercado muito carregado pela energia masculina, ocupando quase todos os cargos. E eu tento fazer parte dessa outra leva, de ocupar esses espaços sendo mulher, procurando trabalhar com outras mulheres“, contou a artista.

Continua após a publicidade

Talvez você conheça Julia Mestre por seu outro projeto musical também: o Bala Desejo, coletivo que vem se apresentando em diversos festivais recentemente e conquistando o coração do público. “A gente brinca que o Bala Desejo é esse momento de agora, que nos juntamos e fizemos um álbum. Agora, vivemos viajando trabalhando com essa música, mas antes já vínhamos fazendo a nossa caminhada”.

View this post on Instagram

A post shared by BALA DESEJO (@baladesejo)

E quanta coisa vem por aí para Julia, viu? Além da agenda do grupo, a cantora também se apresentará no segundo dia de Primavera Sound no começo de outubro, em São Paulo. “Vai ser a estreia de um novo show”, contou ela à CH. “Vou estar trazendo meu segundo álbum solo, então vai ser a primeira vez que vou apresentar isso ao vivo. E a surpresa que eu posso dizer é que tô preparando um single para lançar antes do Primavera, que faz parte dessa nova era – um pouco mais pop rock”.

Continua após a publicidade

Para finalizar, teve um recadinho especial para a CAPRICHO! <3 “Tô bem feliz porque a CAPRICHO é uma revista que eu acompanhei muito durante toda a minha adolescência. Fez muito parte do meu crescimento, no início das minhas primeiras referências de estilo, de moda e de música mesmo. Então, é bem legal estar fazendo parte agora, já com a carreira mais encaminhada assim. Acho que as coisas parecem fazer sentido assim

Então, se preparem que vem por aí um novo single, um showzasso no Primavera e um novo álbum – mas só no começo de 2023! <3

Publicidade