
O lugar secreto das produções super criativas de revistas, clipes e marcas
Galpão 8 foi cenário do ensaio de Tasha e Tracie para a capa da CAPRICHO e já recebeu clipes de Majur, João Figueiredo e desfiles com cenário de sal.
ocê, leitor e leitora de CAPRICHO, talvez não tenha ideia, mas muitas pessoas estão envolvidas até se chegar ao resultado final de uma capa de revista, um videoclipe ou campanha de marca. E parte importante desses processos criativos é responsabilidade do cenário e dos objetos que ajudam a construir cada cena.
O cenário da nossa capa da edição impressa de julho com Tasha e Tracie foi montado em um lugar que já viu muita coisa acontecer — de clipes dirigidos por Bruna Marquezine a um desfile em pleno “campo de neve” feito com toneladas de sal grosso.
Estamos falando do Galpão 8, estúdio criativo e espaço de cenografia localizado na Vila Sao Vicente, zona oeste de São Paulo, que tem se tornado um dos queridinhos para shootings, filmagens e ativações com cara de arte na cidade.
Como tudo começou
Tudo foi meio sem querer. Felipe Figueiredo, idealizador do espaço e sócio da Mangaba Produções, conta que, por anos, guardava peças de cenografia em um galpão fechado, usado só para produções da própria empresa.
“Quando percebi, a gente já tinha acumulado quase 15 anos de peças, tapadeiras, pisos, estruturas… Era quase um parque cenográfico parado”, lembra.
Inspirado por estúdios nos Estados Unidos que reaproveitam elementos em sets prontos para uso, Felipe decidiu transformar o local em um espaço aberto ao público criativo. Durante a pandemia, o galpão ganhou nova cara.
Hoje, quem entra no Galpão 8 encontra desde uma bailarina gigante até ursos de dois metros de altura. “É tudo muito lúdico e isso ajuda a inspirar novas ideias. Já aconteceu de diretor de arte mudar o conceito da produção só de pisar aqui dentro”, diz Felipe.
A estrutura é completa: tem equipe de marcenaria, escultura, pintura artística, cenotécnicos e projetista 3D. “Brinco que é um mini Projac”, comenta ele.
Clipes, capas e desafios criativos
Entre os trabalhos marcantes, Felipe destaca o clipe ‘Rainha de Copas’, de Majur com Liniker, com um espelho d’água de 70 metros quadrados, e o clipe de João Figueiredo com direção de Bruna Marquezine, em clima circense. “A gente montou uma tenda com mais de seis metros de altura feita com retalhos coloridos”, conta.
Outro exemplo foi um desfile da Carlota Costa com Sabrina Sato, que recriou um cenário de neve com seis toneladas de sal grosso. “O mais legal é quando o desafio vem. A gente se diverte testando até encontrar soluções inusitadas.”
Do moodboard à ação
Cada produção começa de um jeito diferente, mas a maioria parte de um moodboard — aquele painel de referências visuais. A equipe do Galpão 8 entra no processo desde o início, ajudando a transformar ideias em cenários concretos. E com a nossa capa de CAPRICHO não foi diferente.
A produção com as gêmeas Tasha e Tracie começou com uma proposta inicial, mas tudo mudou — para melhor — quando a equipe visitou o galpão. O espaço inspirou novas possibilidades, e o clima criativo ajudou a dar forma a ideias que surgiram na hora.
Os cenários foram totalmente personalizáveis, e muita coisa aconteceu de forma espontânea durante a montagem. Isso deu liberdade total para a equipe criar um shooting que tivesse tudo a ver com a estética e a atitude das artistas.
“Tem produção que a gente monta em dois dias, e o resultado surpreende”, resume Felipe. O espaço também tem sido cada vez mais usado por criadores de conteúdo, produtoras de moda, publicidade e música. A agilidade e o lado lúdico do espaço são os diferenciais.
A gente fez um tour pelo Galpão 8 e registrou alguns dos cenários mais incríveis que o espaço oferece, de ursos gigantes a estruturas que parecem saídas de um sonho pop. Dá o play no vídeo abaixo e vem com a gente explorar esse lugar onde cada canto pode virar cenário de clipe, editorial ou conteúdo digital. Spoiler: impossível sair de lá sem se inspirar.
O futuro é ainda mais criativo
Para os próximos anos, Felipe sonha alto: “Quero um espaço ainda maior, onde a gente possa manter cenários montados de forma fixa, como uma vilinha cenográfica que mude de tempos em tempos”, revela.
Se você curte o mundo por trás das câmeras, o Galpão 8 é daqueles lugares que provam que a imaginação não tem limite.
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.