Estamos obcecadas por todos os enredos de Garota do Momento

A novela da TV Globo conquistou o público com narrativas relevantes

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 21 dez 2024, 19h09 - Publicado em 21 dez 2024, 19h01

Como dizem na novela, Garota do Momento é um ‘chuá‘! Estrelada por Duda Santos, a produção da TV Globo que estreou em novembro está envolvendo cada vez mais o público com uma trama assinada por Alessandra Poggi. Na história, acompanhamos Beatriz, que parte para o Rio de Janeiro em busca de notícias da mãe, Clarice (Carol Castro), que a deixou ainda na infância para buscar uma oportunidade profissional.

É lá que ela conhece Beto (Pedro Novaes), por quem se encanta imediatamente. Os dois se apaixonam mas encontram obstáculos criados por Bia (Maisa Silva), que também gosta do rapaz. Para complicar tudo, Beatriz descobre que Clarice não se lembra dela e que agora é mãe da jovem e esposa de Juliano Alencar (Fábio Assunção), o presidente da Perfumaria Carioca.

Pensando que foi substituída, ela busca explicações para uma série de segredos que estão sendo escondidos por Maristela Alencar (Lilia Cabral). Quem também tenta desvendar o passado é Zélia (Leticia Colin), que se infiltrou na família por seus próprios motivos misteriosos e é uma das personagens mais interessantes do enredo.

Pouco mais de um mês depois da exibição do primeiro episódio, a novela segue em alta nas redes sociais e conquistou a audiência. Trazendo os anos 1950 como cenário, o núcleo principal chama a atenção ao colocar pautas sociais relevantes em destaque enquanto as tramas secundárias também ganham um forte protagonismo e ressaltam assuntos significativos para o público.

Depois de sofrer uma acusação de roubo e denunciar o racismo de Juliano, Beatriz recebe o convite para se tornar garota-propaganda da Perfumaria Carioca e aceita com a intenção de revolucionar as campanhas publicitárias ao abrir portas para mais mulheres negras. Para isso, ela precisa ficar definitivamente no Rio de Janeiro e ganha uma rede de apoio em Glorinha (Mariana Sena) e no Clube Gente Fina, comandado por Vera (Tatiana Tiburcio) e Sebastião (Cridemar Aquino).

Continua após a publicidade

Outro ponto importante para ela é o romance com Beto, que é leve e divertido de acompanhar, apesar dos planos da vilão, Bia. Os dois carregam uma esperteza que faz com que os desafios pareçam pequenos perto do companheirismo que compartilham. Por outro lado, quando se trata de Clarice, a situação se complica. Sem ter indícios de que ela perdeu a memória, é difícil para a protagonista encaixar as peças, mas a conexão entre mãe e filha está presente em todas as cenas de Duda e Carol, ressaltando a incrível habilidade e a sensibilidade das atrizes.

Enquanto Beatriz lida com as questões envolvendo Clarice, os irmãos Beto, Ronaldo (João Vitor Silva) e Celeste (Debora Ozório) também carregam um trauma por se sentirem abandonados por Lígia (Palomma Duarte), que se divorciou de Raimundo (Danton Mello) ainda na infância do trio. Apesar de tentar se aproximar, ela vê resistência por conta dos comentários que o pai fazia sobre ela.

Agora, Ronaldo trabalha na agência de publicidade da família e morre de ciúmes de Beto enquanto Celeste é uma garota romântica que se apaixona por Edu (Caio Manhente) em uma troca de cartas. Entretanto, sem saber a verdadeira identidade do rapaz, ela é enganada por Mauro (João Vithor Oliveira) e entra em um relacionamento abusivo com o publicitário que trabalha na mesma empresa que o pai e o irmão.

Continua após a publicidade

Acreditando que ele é a pessoa com que ela se correspondia, ela aceita namorar com o desenhista e passa a ser manipulada e colocada para baixo por ele, que tenta fazê-la se sentir inferior e como se fosse “sortuda” por ser amada por alguém. A expectativa para o encontro entre Celeste e Edu, o verdadeiro jovem por quem ela se apaixonou, é grande, ainda mais pelo fato que os dois vão se encantar um com o outro ainda inconscientes de que se falavam por carta no passado, adicionando uma camada extra de romantismo na situação.

Mas, em casa, Edu lida com os próprios dilemas por ter que conviver com Nelson (Felipe Abib), seu pai machista que oprime a esposa, Anita (Maria Flor), diariamente. No núcleo, a sexualidade do irmão do rapaz, Guto (Pedro Goifman) vai ser explorada no futuro. Ele não se sente atraído pela namorada, Eugênia (Klara Castanho), que, por conta de um incêndio ainda na infância, tem parte dos braços com cicatrizes de queimadura – algo que mexe muito com sua autoestima.

Continua após a publicidade

Uma das cenas mais emocionantes da novela foi protagonizada justamente pela atriz. Depois de receber comentários sobre nunca passar um dia na praia por conta das marcas, a jovem corre em direção ao mar durante a noite. “Não tem ninguém para me olhar com nojo ou com pena”, declara ela entre lágrimas para a prima, Celeste.

Acompanhar a jornada de descobertas e aceitação própria da personagem é um dos pontos altos da trama, mas um fator preocupante acontece em seu núcleo familiar. Filha do famoso apresentador e dono do canal de TV Ondas do Mar, Alfredo Honório (Eduardo Sterblitch) e de Teresa (Maria Eduarda de Carvalho), Eugênia recebe muito amor dos pais, mas um caso envolvendo Anita está previsto para vir ao ar e isso está gerando comentários conflitantes entre o público.

Publicidade