Entenda as acusações envolvendo Neil Gaiman, criador de Sandman

Entre denúncias de abuso sexual contra o criador da obra, nova leva de episódios estreia em 3 de julho na Netflix

Por Arthur Ferreira Atualizado em 2 jul 2025, 19h04 - Publicado em 2 jul 2025, 19h01
A

aguardada segunda temporada de Sandman estreia nesta quinta-feira (3) na Netflix e, apesar do clima de ansiedade entre os fãs da série, o nome por trás da obra original enfrenta um cenário bem mais sombrio. Neil Gaiman, criador da HQ que inspira a produção, foi acusado por oito mulheres de abuso sexual, em denúncias reveladas pela New York Magazine.

A investigação jornalística reforçou relatos que já vinham circulando desde 2024, quando o podcast Master, da Tortoise Media, trouxe à tona as primeiras acusações. À época, cinco mulheres relataram episódios envolvendo agressões físicas, coerção e práticas sexuais sem consentimento. A reportagem mais recente ampliou esse número e trouxe novos detalhes, incluindo mensagens de texto, anotações em diários e depoimentos de testemunhas.

Entre os relatos mais graves, estão os de Scarlett Pavlovich, ex-babá do autor, que acusa Gaiman de tê-la violentado sexualmente durante um encontro em sua casa, usando manteiga como lubrificante após ela recusar relações sexuais. Outra mulher, Kendra Stout, disse ter vivido experiências dolorosas e não consensuais, envolvendo agressões com cintos e ordens para chamá-lo de “mestre”.

As denúncias se referem a episódios que teriam acontecido entre os anos 1980 e 2023. Gaiman, que tem 64 anos, nega todas as acusações por meio de seus representantes legais, alegando que todas as relações mencionadas foram consensuais. Em comunicado anterior, sua defesa chegou a afirmar que práticas como dominação e sadismo são legais “entre adultos e de forma consentida”.

Continua após a publicidade

Apesar das negativas, o impacto das denúncias foi sentido em diversos projetos ligados ao nome do autor. A Amazon anunciou que a terceira temporada de Good Omens será encerrada com um episódio especial, sem o envolvimento de Gaiman. A Disney suspendeu o desenvolvimento da adaptação de O Livro do Cemitério e, na Netflix, o spin-off Dead Boy Detectives foi cancelado.

Sandman não escapou da onda de cancelamentos e está de volta para sua segunda e última temporada. A decisão de encerrar a série foi atribuída a razões criativas e orçamentárias, segundo o showrunner Allan Heinberg. Cada episódio da produção, estrelada por Tom Sturridge, teria custado cerca de US$ 15 milhões, tornando a obra uma das mais caras do catálogo da Netflix. Heinberg afirmou ainda que a equipe já previa o fim após duas temporadas desde o lançamento, garantindo que a adaptação teria um desfecho fiel ao material original.

A nova temporada será dividida em duas partes: os primeiros episódios chegam agora, em 3 de julho, e a segunda leva está prevista para o dia 24 do mesmo mês.

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade