Com pai do criador de Riverdale preso, elenco fala de crise na Nicarágua

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais dos atores e faz um apelo aos fãs

Por Djenifer Dias Atualizado em 30 out 2024, 17h12 - Publicado em 9 set 2021, 15h08

Os fãs de Riverdale foram surpreendidos quando o elenco compartilhou um vídeo com uma mensagem bem séria. No conteúdo postado nas redes sociais dos atores, eles fizeram um pedido de ajuda sobre a situação que o pai do criador da série vem enfrentando.

Francisco Aguirre-Sacasa foi detido pelo governo da Nicarágua desde julho. “Ele tem lutado incansavelmente pela democracia e pelos direitos humanos. E, por causa disso, no meio da noite, sua casa foi invadida por guardas armados, agindo pela ordens do ditador do país”, disse Cole Sprouse sobre o pai de Roberto Aguirre-Sacasa, criador da série.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Roberto Aguirre-Sacasa (@writerras)

A atriz Lili Reinhart chamou atenção para o fato de que isso não aconteceu apenas apenas com Francisco. “O pai do Roberto e dezenas de outros ativistas foram sequestrados e presos. Ninguém sabe onde eles estão sendo mantidos e se estão dando comida ou água ou remédio a eles.”

Não apenas por Francisco, mas por qualquer líder político que colocam suas vidas em risco também para fazer desse mundo um lugar melhor“, completou Vanessa Morgan, intérprete de Toni Topaz.

Continua após a publicidade

O elenco ainda compartilhou o link para uma petição e pediu para os fãs usarem as hashtags #FreeFancisco e #SOSNicaragua.

O que está acontecendo na Nicáragua

O governo está promovendo uma busca por qualquer pessoa que seja contra ele, emitindo pedidos de prisão e sequestros alegando “traição e conspiração”. De acordo com o jornal El País, cerca de 34 pessoas foram detidas por motivos políticos, incluindo sete pré-candidatos presidenciais, jornalistas e banqueiros. Tudo isso usando uma série de leis punitivas que foram aprovadas em 2020 para calar e perseguir seus críticos.

Esperamos que Francisco e os demais detidos fiquem bem!

Publicidade