Eita! Disney Pixar é acusada de plágio por Divertida Mente
A animação foi lançada pelos estúdios em 2015
Em 2015, a Pixar deixou muita gente emocionada ao lançar a animação Divertida Mente, que tornou diferentes emoções em personagens divertidos: Tristeza, Nojinho, Raiva, Alegria e Medo. Só que os estúdios receberam uma acusação de plágio, realizada pelo canadense Damion Pourshian. Eita!
Pourshian alega ter escrito em 1999 um roteiro com o mesmo nome da animação, que originalmente se chama Inside Out. O roteiro virou um curta-metragem produzido na Sheridan College, escola que afirma ter muitos ex-alunos que trabalham na Pixar atualmente. O caso foi registrada na Justiça da Califórnia, nos Estados Unidos.
“Quando o senhor Pourshian assistiu à Divertida Mente, ele notou semelhanças alarmantes com a sua obra. Mais tarde, ficou sabendo que vários estudantes da Sheridan College foram trabalhar nesta animação”, diz parte do texto que descreve o caso. Em seu roteiro, o canadense escreveu a história de um garoto chamado Lewis que tem suas emoções representadas por personagens.
Anteriormente, os estúdios já haviam sido acusados de plágio pela mesma produção. A escritora Carla J. Manson também entrou na Justiça americana alegando que a Pixar havia se baseado em dois de seus livros para criar a animação.
A Pixar, que integra a Disney, não falou sobre o caso mais recente.