12 músicas girlpower para você se sentir empoderada

“Mulheres ao redor do mundo, estamos procurando por recrutas!”

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 24 fev 2025, 18h06 - Publicado em 29 mar 2020, 10h00
M

arço é marcado por ser o mês do Dia Internacional da Mulher, que relembra a data que levou mulheres às ruas em busca do direito de serem tratadas com respeito e igualdade.

Por isso, preparamos uma lista para você se sentir cada dia mais confiante em suas ações, ou seja, para que você perceba que pode ~ e deve~ ser uma mulher poderosa.

1. Strip – Little Mix

Não dá para começar uma lista girl power sem Little Mix! Jade, Leigh-Anne, Jesy e Perrie são conhecidas por diversos hinos poderosos e Strip, em parceria com Sharaya J, é apenas um deles. Na faixa, as meninas falam sobre amar a si mesma como você é. “Tiro toda a minha maquiagem porque eu amo o que tem por baixo, jogo fora suas palavras, não me importo”, diz o single. As cantoras vieram ao Brasil este mês para uma apresentação no Dia Internacional da Mulher e falaram com a CH sobre união feminina, que tem se tornado cada vez maior nos últimos anos. Assista à entrevista clicando aqui.

2. God Is a WomanAriana Grande

Ariana Grande lançou o clipe de God Is a Woman com uma dedicação nas redes sociais. Ari disse que o objetivo da música é se tornar um hino para todas as mulheres, deusas, que trabalham arduamente para conseguir vencer a desigualdade de gênero. Ela ainda comentou que mulheres não devem ter medo ou remorso de serem quem são, pelo contrário, devem sempre celebrar sua identidade.

https://www.instagram.com/p/BlLpD0gDfeD/

Continua após a publicidade

3. Dona de Mim – Iza

Em Dona de Mim, a carioca Iza canta sobre o valor que é preciso se dar. É difícil entender quem realmente somos e isso pode demorar ou mudar muitas vezes durante um longo caminho de autoconhecimento. E não tem problema nenhum! É normal se sentir perdida, mas é preciso lembrar que você é dona de si mesma e não pode deixar que os outros definam sua vida. Diga o que pensa e saiba do seu valor, para não ser afetada pela opinião dos outros. O que as pessoas pensam não muda nada em sua vida, só se você deixar. Seja dona de si e do seu destino.

4. Kill V. Maim – Grimes

Em Kill V. Maim, a canadense Grimes usa a perspectiva de um homem que se diverte de graça, por conta dos amigos ricos, se envolve em brigas e confusões, mas ninguém liga, está tudo bem porque ele é “um homem dando o seu máximo.” É uma boa reflexão, já que mulheres na mesma situação provavelmente seriam julgadas. Ah, se você curte k-pop, a Grimes é bem eclética e também lançou uma música com o grupo Loona, vale a pena para conhecer mais um projeto da cantora.

5. Run The World (Girls) – Beyoncé

Continua após a publicidade

Um clássico! Afinal, quem domina o mundo? Beyoncé lançou esta faixa com o objetivo de fazer algo diferente, com uma mensagem que traria força para as mulheres. É claro que não podemos deixar passar a famosa estrofe que alfineta os homens dizendo que mulheres são fortes o suficiente para cuidarem dos filhos e trabalharem.

6. Bad Girls – M.I.A

Em Bad Girls, a cantora M.I.A deixa os homens comendo poeira com um clipe pra lá de girlpower! É que o vídeo foi gravado para trazer mais visibilidade para o “Woman To Drive Movement” que aconteceu na Arábia Saudita. O movimento buscava adquirir, para as mulheres, o direito de dirigir automóveis em vias públicas e, cinco anos após o lançamento do clipe, elas conquistaram o objetivo devido uma luta diária contra a desigualdade de gênero. O clipe de M.I.A ganhou duas categorias no VMA e foi indicado à Best Short Form Music Video no Grammy de 2013, mas perdeu para We Found Love da Rihanna.

7. Woman – Kesha feat. The Dap-Kings Horns

Kesha tem sido uma voz ativa no feminismo e na luta contra o assédio sexual. A cantora lançou a faixa Woman, em que se declara uma mulher incrível, sem ter vergonha de quem é. Ela canta sobre pagar suas contas e ter suas próprias conquistas, sem precisar de homens dizendo a ela o que fazer.

Continua após a publicidade

8. Shake It Off – Taylor Swift

Siga o conselho da Taylor Swift: quando as pessoas vierem dizer coisas ruins que não representam quem você é, deixe pra lá. Em Shake It Off, a cantora, que sempre foi criticada por sua lista de namorados, diz que as pessoas precisam parar de ligar para o que dizem delas. Por isso, não se preocupe com opiniões alheias e faça o que tem vontade de fazer. Seja quem você é sem medo ou vergonha. O importante mesmo é lutar pelo que você acredita e não se importar com o que os outros vão pensar ou falar!

9. Girl On Fire – Alicia Keys

Nada como Alicia Keys para dar um up na autoestima! Girl On Fire foi um sucesso enorme e fala sobre uma garota que vive em um mundo solitário que está em chamas, mas ela consegue se adaptar e brilhar no meio de todo o caos. Essa música é ótima para cantar no quarto quando estiver se sentindo para baixo, já que ela passa um ar de confiança e ajuda a lembrar como toda garota é incrivelmente forte para superar desafios.

10. Roar – Katy Perry

Continua após a publicidade

Em Roar, Katy Perry fala sobre se levantar depois de passar por uma fase complicada, na qual alguém sempre a deixava para baixo. Depois de perceber a situação, a cantora assume uma atitude confiante e é assim que as mulheres devem se sentir todos os dias. Confiantes para dizer o que pensam e sentem. Encontre sua voz!

11. Doves In The Wind – SZA feat. Kendrick Lamar

A SZA está ganhando cada vez mais espaço na indústria musical e na faixa Doves In The Wind a cantora manda uma mensagem que pode ser recebida como uma reflexão sobre o valor que cada mulher deve dar a si mesma, percebendo que são poderosas e que devem ter mais confiança.

12. Desconstruindo Amélia – Pitty

Não é de hoje que a Pitty canta sobre feminismo e tenta fazer com que suas músicas cheguem ao maior número de mulheres brasileiras. Na música Desconstruindo Amélia, a cantora usa diversos estereótipos para fazer uma crítica a quem acredita que o lugar da mulher é dentro de casa. A cantora desconstrói todo esse conceito para falar de uma mulher confiante que trabalha, se diverte, cuida dos filhos… A mulher pode escolher viver a vida da forma que achar melhor e mais conveniente para si. É um direito e uma decisão que depende totalmente dela e outras pessoas devem respeitar cada escolha feita.

E aí, qual é o seu hino girl power?

Publicidade