Deciframos 1989, o novo álbum de Taylor Swift
CD marca a transição de Tay, que investe em novas parcerias e entra de cabeça no pop
1. Descobrindo novos parceiros musicais
http://instagram.com/p/unpyvZjvCb/
Taylor Swift resolveu explorar novos parceiros para trabalhar em 1989 . Jack Antonoff, guitarrista da banda Fun. virou amigo inseparável de Taylor, participando de um dia inteiro de divulgação do álbum ao lado dela na MTV e assinando duas músicas: Out of the Woods e I Wish You Would .
Outra presença marcante é de Ryan Tedder, vocalista e principal compositor do OneRepublic . Ele assina ao lado de Tay Welcome to New York e I Know Places . É inegável que a sonoridade das duas bandas – Fun. e OneRepublic -, ecoam nessas quatro faixas.
2. Influências da amizade com Lorde
Lorde e Taylor Swfit se tornaram grandes amigas ano passado e ficou cada vez mais comum vê-las juntas por aí. Até o aniversário de 24 anos de Tay foi comemorado com a cantora neozelandesa
E apesar de ser 7 anos mais nova, foi Lorde que acabou influenciando Taylor musicalmente e não o contrário. Basta ouvir as batidas eletrônicas e a forma de cantar dela em Blank Space , Wildest Dreams e I Know Places .
3. Trilha perfeita pra Girls
http://instagram.com/p/n8wMBcjvKv/
Taylor Swift não só é fã de Girls, que se passa em Nova York (sua nova cidade), como é muito amiga de Lena Dunham, criadora e protagonista da série da HBO.
A adaptação de Tay a sua nova cidade, que tanto influenciou a composição de 1989, a ponto de começar com Welcome to New York (“Bem-vindo a Nova York”), foi facilitada pela ajuda da amiga, que é namorada de Jack Antonoff, seu novo parceiro musical e amigo.
Não vai ser estranho se a trilha da quarta temporada de Girls, que estreia só em 2015, trouxer canções como Style e a própria Welcome to New York.
4. Abrindo mão da exclusividade criativa
Das 16 músicas de Red , antecessor de 1989, oito eram compostas apenas por Taylor Swift, mostrando um controle criativo e talvez uma dificuldade em decentralizar a própria obra.
Em 1989, apenas This Love é assinada apenas por Tay, que por sinal é a única canção do álbum a ter violão (mas bem longe do country e escondido entre batidas eletrônicas) e trazer ecos da “velha Taylor”.
5. Certas coisas não mudam: garotos
Em entrevista à Rolling Stone norte-americana, Taylor Swift disse que 1989 “não é um álbum centrado em garotos, porque minha vida não tem sido centrada em garotos”. Mas eles não desapareceram das letras, pelo contrário.
Bad Blood , por exemplo, traz uma das frases mais diretas sobre relacionamentos do CD, que com certeza será a mais compartilhada por suas fãs: “Band-Aids don?t fix bullet holes / You say sorry just for show / You live like that, you live with ghosts” (“Band-Aids não consertam buracos de bala/ Você pede desculpas apenas para mostrar / Você vive assim, você vive com fantasmas”).
Tem arrependimento também, em I Wish You Would , onde ela canta “Wish I never hung up the phone like I did” (“Gostaria de nunca ter desligado o telefone como eu desliguei”); e a tão comentada Out of the Woods , supostamente falando sobre Harry Styles, que também pode ter sido citado em Style (será que foi dele que veio o título?): “You got that long hair, slicked back, white t-shirt” (“Você tem esse cabelo comprido, penteado para trás e camiseta branca”).
6. Adeus, country!
Red já trazia Taylor Swift dando adeus ao ritmo que a revelou. Em 1989, ano de seu nascimento, Tay renasce também pra música e se joga de vez no pop.
Canções como All You Had To Do Was Stay e New Romantics (bônus da versão deluxe) são a prova disso, principalmente a segunda, que parece vinda de um álbum das meninas do Icona Pop.