Cordel Encantado x Joia Rara: confira o que as duas novelas têm em comum

Listamos as semelhanças entre as duas tramas. Veja aqui!

Por Mariana Toledo/ Fotos: TV Globo - Atualizado em 17 ago 2016, 12h11 - Publicado em 7 out 2013, 14h30

Bianca Bin é a mocinha protagonista de uma novela de época. Ela é meiga, bonita, romântica e sonhadora. Durante a história, ela precisa brigar pelo mesmo cara com a personagem da Nathália Dill. Você já viu esse filme antes?

A cena acima faz parte da novela das 18h, Joia Rara , mas também funcionaria perfeitamente para descrever Cordel Encantado , trama que passou na Globo em 2011. A CAPRICHO preparou uma lista de dez coisas que as duas novelas têm em comum. Confira agora!

1. O elenco

Há muitos nomes repetidos entre as duas novelas. E o mais interessante é que os protagonistas são praticamente os mesmos. Bianca Bin e Bruno Gagliasso, que faziam parte de um triângulo amoroso em Cordel Encantado, são o casal principal de Joia Rara . E ainda temos Nathália Dill, Domingos Montagner, Luiza Valdetaro, Marcos Caruso e Carmo Dalla Vecchia, que estiveram em Cordel e agora estão em Joia Rara .

Continua após a publicidade

2. A direção

O time que comandou Cordel Encantado é exatamente o mesmo que está por trás de Joia Rara . As autoras são Thelma Guedes e Duca Rachid, a diretora é a Amora Mautner e o diretor de núcleo é o Ricardo Waddington.

3. A imagem

Quando a novela Cordel Encantado estreiou, muito se falava sobre suas imagens, que eram muito nítidas e em alta definição. Era a primeira vez que uma novela das 6 usava qualidade de cinema. Em Joia Rara, esse recurso voltou a ser usado, por isso as duas tem cenas tão iguais.

Continua após a publicidade

4. A época

As duas são novelas “de época”, isto é, retrataram histórias que teriam se passado há muitos anos. A época de Cordel Encantado era entre os anos 1910 e 1920, enquanto Joia Rara se passa entre 1930 e 1945.

5. As garotas

As duas meninas que protagonizam Joia Rara são Bianca Bin e Nathália Dill. Na trama, Sílvia (Nathália Dill) quer de qualquer jeito ficar com Franz (Bruno Gagliasso), mas ele é apaixonado por Amélia (Bianca Bin). Em Cordel Encantado, a história era mais ou menos assim. Dora (Nathália) era apaixonada por Jesuíno (Cauã Reymond), mas ele queria mesmo era ficar com Açucena (Bianca Bin). Coitada da Bianca, está sempre escondendo seu amor da Nathália…

Continua após a publicidade

6. Os figurinos

Justamente por serem novelas de época, os figurinos de Joia Rara lembram tanto os de Cordel Encantado. A personagem da Bianca Bin, por exemplo, usa praticamente os mesmos vestidinhos simples e o cabelo comprido e solto. Já Bruno Gagliasso continua aparecendo o tempo todo de terno e gravata, exatamente como fazia antes.

7. Música de abertura

A abertura de Cordel Encantado era a música “Minha Princesa Cordel”, de Gilberto Gil e Roberta Sá. Já a abertura de Joia Rara tem uma música que leva o mesmo nome da novela e é cantada por…Gilberto Gil.

Continua após a publicidade

8. A audiência

Em sua primeira semana de exibição, a novela Cordel Encantado alcançou no máximo 24 pontos de audiência. E a primeira semana de Joia Rara … teve audiência de 21 pontos, com picos de 24. Será que o público que estava assistindo também era o mesmo?!

9. Os capítulos

No total, a novela Cordel Encantado teve 143 capítulos. E adivinha só qual é o número de capítulos previstos para Joia Rara ? Exatamente: 143!

Continua após a publicidade

10. O horário

E, pra terminar, uma semelhança bem óbvia: as duas novelas ocuparam o horário das 18h da Globo. =P

E vocês, também repararam nas semelhanças entre as duas novelas?

Publicidade