Júlia e Rafaela cresceram em Campo Verde, no Mato Grosso, e se apaixonaram por música desde que eram pequenas. O que inspirou as meninas a começarem a cantar foi uma cena da novela A Favorita, na qual as personagens Donatela e Flora faziam um dueto da canção Beijinho Doce. Na hora em que Rafaela viu esse momento na TV, começou a cantar junto e sua voz chamou a atenção da mãe dela.
O tempo passou e as irmãs se tornaram uma dupla sertaneja que já conquistou muitos fãs e emplacou músicas de sucesso, como Cancela Essa Briga, que alcançou mais de 761 mil pessoas no Spotify. Em abril, elas lançaram o álbum DESPERTAR – Ensaio e, em entrevista à CAPRICHO, contaram como foi o processo de criação e suas principais inspirações. Confira!
CH: Qual a ideia principal do álbum Despertar: Ensaio?
RAFAELA: A gente já tinha criado uma identidade musical antes do álbum e decidimos que entraríamos mais nas escolhas das músicas para esse, por isso o nome Despertar.
JÚLIA: Despertar é outro lado da Júlia & Rafaela, porque até então estávamos gravando muitas músicas românticas, mas esse projeto teve a ajuda de vários compositores e só entraram faixas que nos deixavam arrepiadas. É um papo mais jovem, não tem músicas sobre ‘chifre’, apesar da gente já ter gravado algumas sobre isso. É maduro também porque nós escolhemos tudo durante o processo.
CH: Vocês já viveram coisas parecidas com as situações das músicas de vocês?
JÚLIA: (Risos) A gente já se envolveu com algumas pessoas, mas não escrevemos sobre isso exatamente.
RAFAELA: Nossas músicas são muito parecidas com o que acontece nos relacionamentos das pessoas que conhecemos. Quando vamos compor, acabamos criando uma história que acontece muito entre os casais, algo com que as pessoas possam se identificar quando ouvirem.
CH: Quais são as principais inspirações de vocês?
JÚLIA: Ouvíamos muito Teodoro e Sampaio quando éramos pequenas. Mas nossa maior inspiração é a dupla Maiara e Maraisa. Ficamos impressionadas com elas quando as ouvimos pela primeira vez, nos identificamos muito. Eu, particularmente ,admirei muito a Maraisa quando ela faz a segunda voz.
RAFAELA: Também temos inspirações internacionais, como a Beyoncé, que tem uma voz e uma história incrível.
CH: Vocês já sofreram algum tipo de preconceito por serem cantoras de sertanejo?
JÚLIA: Sim, muita gente não sabe da nossa história. As pessoas nos julgam na internet, dizem que não nos conhecem. A gente fica triste com alguns comentários maldosos, mas sabemos quem somos e isso não vai nos impedir de continuar fazendo o que gostamos.
CH: Quais são os planos para o futuro?
JÚLIA: A gente está gravando um novo projeto. Despertar foi um esquenta para isso. É algo maior, mas mais para frente vamos poder falar mais detalhes.
Muito sucesso!