Conheça 10 livros favoritos e recomendados por RM, do BTS

Conversamos com Namjoon Book Club e B-Armys Acadêmicas sobre sua paixão pelo universo literário

Por Gustavo Balducci Atualizado em 15 Maio 2021, 13h04 - Publicado em 15 Maio 2021, 10h01

Por trás de músicas, videoclipes e imagens de sucesso criadas pelo BTS estão grandes obras da literatura. Desde a estreia do grupo, em 2013, diversos livros se tornaram fonte de inspiração para letras e conceitos visuais. O disco Map Of The Soul: 7, por exemplo, utiliza referências de Jung: O Mapa da Alma, de Murray Stein. Além de comandar o grupo de K-pop, o integrante RM ficou conhecido por expressar sua paixão pela leitura e compartilhar tudo o que lê com o fandom ARMY.

Desde a infância, ele gosta de ler e escrever, e até pensou em se tornar escritor, mas decidiu investir na carreira de cantor já que compor músicas também é um jeito sincero de expressar o que sente por meio da poesia. “Acredito que não há melhor forma para se aprender algo rápido e adquirir um conhecimento mais profundo do que os livros. Ainda hoje, eu mesmo converso com muitos artistas através deles e, às vezes, tenho a sensação de que eles moram mais perto de mim”, escreveu RM em uma série de livros doada por ele ao Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Seul. No ano passado, o artista também doou 100 milhões de won para a mesma instituição em homenagem ao seu aniversário. O dinheiro será usado na impressão e distribuição de livros e catálogos.

RMT lendo livro; ele usa uma camisa branca e seu cabelo está platinado, o cantor sorri levemente
RM do BTS Instagram/Reprodução

“Diversas obras fazem parte da caminhada artística do BTS. Em 2014, aparece um exemplar de O Apanhador no Campo de Centeio no MV de Danger ao lado de Namjoon. Nesse livro temos Holden, um jovem que está relatando o que viveu em uma de suas férias depois de ser expulso da escola, vagando por aí sozinho e achando tudo desajustado à sua perspectiva. A dura realidade da fase adulta faz o personagem quebrar todo o encanto sobre seu amadurecimento, e isso é muito característico da intitulada Trilogia Escolar (álbuns lançados entre 2013-2014) do BTS, onde a crítica e a repulsa por sistemas e regras estruturadas durante a juventude acontece”, explicou Thyago Teixeira de Souza, estudante de Letras e Literaturas da UFRRJ e integrante do B-Armys Acadêmicas, uma plataforma desenvolvida para criar conteúdo e promover trabalhos a nível acadêmico sobre BTS no Brasil.

Outro destaque é o livro Demian, que foi introduzido no álbum Wings, de 2016, através das leituras narradas por Namjoon durante os Short Films. “Nesse contexto, também estamos falando de um momento importante e, ao mesmo tempo, delicado da arte do BTS: seu descobrimento como adulto que aceita suas imperfeições e vontades. Caminhando junto com tudo que há de bom e de ruim, dando o primeiro passo em direção ao amor e a autoaceitação”.

No site do projeto, o Painel Prateleira analisa obras que estão relacionadas ao trabalho do grupo. “Fico feliz com a atenção que RM oferece ao universo literário e como ele utiliza sua influência para incentivar a leitura, a arte, a reflexão e o estudo”, destacou Flavianny Monteiro Carvalho, estudante de letras da UFMS e também membro do B-Armys Acadêmicas. “Namjoon é um leitor eclético. Em sua prateleira poderíamos encontrar livros de filosofia, romance, mitologia, contos de fadas e muito mais. Acredito que as recomendações dele refletem sua personalidade: diverso, complexo e sempre disposto a aprender.”

As recomendações também serviram de inspiração para o Namjoon Book Club, criado pelos estudantes Pedro Castro, Nívea Leticia e Mônica Passos. Lançado em setembro de 2020, o clube organiza leituras mensais e tem como objetivo reunir fãs leitores através da internet. “O clube é um projeto de quarentena e nossa motivação é encontrar outros armys que gostam de ler e têm o interesse de fazer as leituras favoritas não só do RM, mas também dos outros membros. Muita gente nos escreve dizendo que, graças ao clube, conseguiu voltar a ler, saiu da zona de conforto e encontrou pessoas para conversar e ter uma amizade”, relatou Pedro.

A primeira leitura coletiva foi do conto Aqueles que Abandonam Omelas, da autora Ursula K. Le Guin, conhecida por suas obras de ficção especulativa. O livro foi uma das inspirações da faixa Spring Day, um dos maiores hits do grupo, lançado em 2017. O critério da seleção do clube também considera o valor das obras, tradução, tamanho e acessibilidade. Segundo os organizadores, o foco é deixar o ambiente de discussão o mais acolhedor possível. “Encontramos uma maneira de ficar próximos e entender um pouco mais sobre o mundo do BTS. Poder compartilhar nossa paixão pelos livros com pessoas de diferentes lugares e personalidades deixou o projeto interessante. No clube, tivemos esse choque de idade entre os membros e isso tornou tudo gratificante”, contou Mônica. “Nosso maior desejo é que a pandemia acabe logo para que o clube consiga se reunir pessoalmente”. Por enquanto, o Namjoon Book Club continua divulgando o projeto e fazendo sessões de discussão com os membros virtualmente. Para participar, basta acompanhar o perfil nas redes sociais.

Aqui no Brasil, os fãs também já fizeram arrecadação de livros através da #LiteraryGiftsForKimNamjoon, que foram distribuídos durante a Bienal do Livro da Quebrada, em 2019.

Que tal conhecer 10 obras recomendadas por RM?

RM do BTS sentado em uma janela lendo um livro, ele segura o livro com apenas uma das mãos e a outra está apoiada na perna
RM do BTS Instagram/Reprodução

O Apanhador no Campo de Centeio – J. D. Salinger

Considerado um dos maiores romances de formação de todos os tempos, O Apanhador no Campo de Centeio, do autor J. D. Salinger, já vendeu mais de 70 milhões de cópias desde seu lançamento em 1951 e influenciou gerações de leitores com sua análise sobre a juventude. Compre aqui.

Continua após a publicidade

O Estrangeiro – Albert Camus

Mencionado por RM durante uma entrevista em 2016, O Estrangeiro narra a história de Meursault, um homem comum que comete um crime quase inconscientemente. Escrito em 1957 por Albert Camus, o livro faz uma reflexão sobre a liberdade e a condição humana. Compre aqui.

A Metamorfose – Franz Kafka

Um dia, o jovem Gregor Samsa acorda e se vê transformado em um inseto monstruoso. Publicada em 1915, a aventura escrita por Franz Kafka revolucionou a literatura de sua época. Em 2017, Namjoon também revelou que estava lendo a obra durante uma entrevista. Compre aqui.

Demian – Hermann Hesse

Mais um ótimo romance de formação, Demian, do alemão Hermann Hesse, é fortemente referenciado durante toda a era Wings do BTS. Todos os membros já leram a obra e RM foi visto com o livro nos bastidores durante uma filmagem, em 2015. Compre aqui.

Por Favor, Cuide da Mamãe – Kyung-Sook Shin

Moradora de uma aldeia no interior da Coreia do Sul e mãe de cinco filhos já crescidos, Park So-nyo desaparece ao chegar a Seul para visitá-los. Enquanto a procuram pelas ruas da cidade, o marido e os filhos relembram a vida da mãe e repassam mentalmente tudo o que não disseram a ela. RM e V já comentaram sobre o livro durante uma live, em 2017. Compre aqui.

A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera

Lançado em 1982, o livro tem quatro protagonistas: Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Ao longo da história, cada um deles vai experimentar, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, em um exercício de reconhecer a opressão política de seu tempo. Escrito por Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser foi mencionado por RM como uma de suas leituras favoritas. Compre aqui.

1984 – George Orwell

Outro clássico, 1984 apresenta um mundo distópico, onde a vigilância constante coloca a sociedade sob um regime totalitarista. Escrito por George Orwell e publicado pela primeira vez em 1949, o livro é um dos mais importantes romances de ficção científica do século XX. Compre aqui.

Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes

Segundo a sinopse, Como Eu Era Antes de Você traz uma mensagem positiva de coragem e esperança, para seguir em frente mesmo diante das dificuldades. O livro vai muito além de uma simples história de amor e já conquistou leitores no mundo todo, ganhando uma adaptação para os cinemas, em 2016, estrelada por Emilia Clarke e Sam Claflin. Compre aqui.

O Bom Filho – Jeong Yu-jeong

O Bom Filho é um thriller psicológico cheio de reviravoltas sombrias. Considerado um fenômeno na Coreia do Sul, o livro rendeu à autora You-jeong Jeong o apelido de “Stephen King coreana”. Compre aqui.

O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams

Todo fã de cultura pop e ficção científica precisa ler O Guia do Mochileiro das Galáxias. Criada por Douglas Adams, a série de livros também já foi usada como referência em alguns trabalhos do BTS. Compre aqui.

É hora de se aventurar pelas leituras favoritas do Namjoon!

Continua após a publicidade
Publicidade