Continua após publicidade

Confira quais brasileiros foram destaque no Grammy Latino 2023

Gaby Amarantos, Xênia França e Marília Mendonça foram alguns dos nomes nacionais que levaram o xilofone para casa

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 18h07 - Publicado em 17 nov 2023, 12h42

Brasileiros no topo! Nesta quinta-feira (16), o Grammy Latino 2023 premiou os artistas e discos indicados e, claro, que alguns destaques vieram para os nossos representantes na premiação. Gaby Amarantos, Marília Medonça e Xênia França foram alguns dos nomes que levaram o xilofone para casa.

Além de contar com a presença de Anitta e Tiago Iorc como apresentadores, o Grammy Latino possui categorias específicas para músicas em português como:  Melhor Álbum de Pop Contemporâneo, Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa, Melhor Álbum de Música de Raízes, Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, Melhor Canção, Melhor Álbum de Música Sertaneja, entre outras.

Confira quais brasileiros venceram o Grammy Latino 2023:

A cantora paraense Gaby Amarantos ganhou na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com seu disco TecnoShow, lançado em 2022. Ela disputou ao lado de artistas como João Gomes, Elba Ramalho, Almir Sater, Gabriel Sater e Carminho.

Em seu discurso de agradecimento, Gaby reforçou que é uma artista da floresta amazônica do Brasil e que faz música da periferia do Pará. “É minha terceira nomeação e agora recebo com muita alegria, muita honra… recebendo e reconhecendo essa música como música de raízes brasileiras. Viva o tecnobrega, viva a música brasileira produzida no Pará!”, disse.

Continua após a publicidade

A cantora baiana Xênia França levou a melhor na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa por seu terceiro disco, Em Nome da Estrela.

Nessa 24ª edição, Marília Mendonça recebeu uma homenagem póstuma ao vencer a categoria Melhor Álbum de Música Sertanejo pelo disco Descobertas Reais.

Outra homenagem póstuma foi feita para o cantor João Donato, que morreu em julho de 2023. O cantor ganhou na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira por seu disco Serotonina.

Continua após a publicidade

Tiago Iorc, que também ocupou o posto de apresentador durante a premiação, levou a melhor na categoria Melhor Música em Língua Portuguesa por Tudo O Que A Fé Pode Tocar. A faixa é uma parceria com a cantora Duda Rodrigues, que também subiu ao palco.

Também disputaram essa categoria nomes como Criolo, Ney Matogrosso, Alice Caymmi, Chico César, Djavan e Chico Buarque.

Outros brasileiros que se destacaram foram: Martinho da Vila, que levou a categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode por Negra Ópera. Já Criolo e Planet Hemp conquistam a Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela música Distopia. Planet Hemp também levou a categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa pelo disco Jardineiros.

Publicidade