Como a One Direction se mantém relevante por meio das memórias dos fãs
A boyband formada por Harry, Liam, Louis, Niall e Zayn já completou mais tempo separada do que junta, mas continua conquistando novos públicos até hoje.
á 14 anos, em 23 de julho de 2010, formava-se a boyband One Direction na versão britânica do reality show The X Factor. Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik fizeram suas audições separadas para entrar no programa e, após avaliação dos jurados da época, Simon Cowell, Louis Walsh e Nicole Scherzinger, foram colocados juntos em uma banda. O sucesso foi quase que imediato. No entanto, cinco anos depois, com cinco álbuns lançados e três turnês, eles anunciaram uma pausa, que, a princípio, seria por 18 meses, mas o período estipulado passou, e os fãs esperam a volta até hoje. É interessante observar, porém, como a banda ainda se mantém relevante, mesmo que já tenha completado mais tempo separada do que junta – já são oito anos desde o anúncio do ‘hiatus’ e da última performance como grupo.
É verdade que existem diversos exemplos de bandas que, embora tenham durado pouco tempo, marcaram a história da música. Os integrantes do The Smiths ficaram em atividade por cinco anos, de 1982 a 1987; outras duraram mais, como os Beatles (de 1960 a 1970), e tiveram ainda as que acabaram devido a mortes trágicas, como a de Kurt Cobain, do Nirvana (de 1987 a 1994). Mas o fato é que esses nomes dos anos 60 a 90 deixaram um legado incomparável em termos de inovação musical para futuras gerações. Então, por que a One Direction deu tão certo e, mais do que isso, continua dando? Afinal, só no Spotify, eles ainda somam mais de 44 milhões de ouvintes mensais – e, sim, continuam conquistando novos públicos.
Existe um consenso entre fãs e especialistas que a One Direction não era uma boyband como as outras – NSYNC, Backstreet Boys ou New Kids On The Block. O foco nunca foi a coreografia (aliás, o não saber dançar foi até motivo de piada entre eles mesmos), mas o que vendeu a imagem da banda carismática foram a personalidade única de cada um dos integrantes e suas brincadeiras bem humoradas que podíamos acompanhar em vídeos caseiros (os famosos ‘Video Diaries’ da época do X Factor), em entrevistas e até projetos como o ‘1D Day’, em que eles passaram sete horas ao vivo no YouTube fazendo desafios divertidos.
O curioso é perceber que, mesmo depois de mais de 8 anos separados, eles continuam se mantendo relevantes, tanto pelas carreiras solos de Harry, Liam, Louis, Niall e Zayn, que chegam em diferentes pessoas e acabam atraindo olhares para seus passados, quanto pela esperança de fãs antigos de que a banda se reúna novamente algum dia. Fato é que um sucesso como esse não pode ser apagado ou esquecido tão facilmente.
14 anos de one direction amanhã e eu já tô assim pic.twitter.com/83xzx16YF3
— aly. (@zjmidnght) July 22, 2024
Nat Alves, DJ fundadora da Fandom Experience, é também idealizadora da 1D Party, festa temática da One Direction que acontece em diferentes capitais brasileiras tocando apenas músicas da banda, e conta que esse é um jeito de manter a banda viva nas memórias das pessoas. “Quando a gente [ela e o namorado e sócio, o DJ Gui Tintel] criou a festa, foi porque eu sentia muita falta desse pop teen nas baladas. Em 2022, apostamos nosso dinheiro e nossas fichas nisso. Lançamos o anúncio no Twitter e, em menos de dois dias, vendemos 800 ingressos para a primeira edição”, lembra. “A minha ideia era ter um ambiente onde a gente se sentisse seguro para ouvir o que a gente gosta e celebrar tudo o que a One Direction ensinou pra gente sobre amizade. Ninguém nunca está sozinho na 1D Party; você pode ir sozinho, mas chegando lá você vai fazer amigos e vai ser o melhor momento da sua vida. A One Direction me ensinou o significado de amizade e o quanto isso é importante na nossa vida.”
A One Direction me ensinou o significado de amizade e o quanto isso é importante na nossa vida.
Nat Alves, DJ e fundadora da 1D Party Brasil
Aliás, Julian Romero, de 16 anos, integrante da Galera CAPRICHO 2023, teve um encontro marcante com uma amiga directioner na própria 1D Party. “A maioria das amizades que eu tenho é por conta deles [da One Direction]. Conheci uma menina nas redes sociais e, depois de meses conversando, tivemos nosso primeiro encontro em uma 1D Party, nos divertimos muito e, desde então, vivemos outros momentos juntos”, relata. E ele também afirma que continua consumindo conteúdos da banda. “Entro no YouTube e revejo os vídeos, gosto de lembrar como eles eram e da primeira vez que assisti. Meu TikTok é dominado por ‘edits’ da banda, continuo surtando com as teorias, aparições e supostos encontros.”
Essas teorias que envolvem uma possibilidade de reencontro no futuro ou até vídeos de entrevistas em que os integrantes falam sobre a One Direction mantêm o fandom vivo. Érika Nonemacher, de 18 anos, se tornou fã apenas em 2019 e recorda quando, no aniversário de 10 anos da banda, em 2020, a galera foi à loucura quando os perfis das redes sociais da 1D receberam atualizações. “Só quem estava lá sabe como foi um surto atrás de surto, teorias e a espera incansável de um aviso de comeback.”
Os anos de pandemia de Covid-19 também foram um período em que, diante da onda da nostalgia, surgiram novos fãs. “Quando a banda foi formada, eu tinha a idade deles, e não dei muita moral. Passei a acompanhar mesmo por causa do Harry [Styles]. Na pandemia, durante o isolamento, liguei o Harry à banda e meio que minha adolescência voltou feito um furacão e passei a procurar tudo sobre os meninos. Desde então, me considero fã de fato e sofro por um hiatus que nem acompanhei na época”, diz. “Continuar acompanhando mesmo com a banda não estando junta é uma forma de a Priscila de 17 anos não ter ido embora completamente, mesmo que a vida adulta cobre diariamente“, completa.
Sedentos por novidades da banda, os directioners querem continuar consumindo produtos relacionados a ela, muitos até porque só agora têm condições de fazer suas próprias compras, às vezes sem precisar de autorização dos pais. Se até o Harry postou uma foto na academia usando uma camiseta do One Direction, quem somos nós para não querer fazer o mesmo, né?
Nathalia Pires, dona da Storm Store, todo ano lança uma coleção para comemorar o aniversário da banda, que costuma ser sucesso de vendas. A mais recente, por exemplo, tem uma faculdade fictícia (a ‘Uni Direction’) como tema. “O sucesso da coleção depende de vários fatores, além da qualidade da loja, e o principal seria o engajamento dos clientes, tal qual era com os meninos na época da banda, visto que a fanbase ainda é muito grande mesmo após a separação, muito por consequência do sentimento de nostalgia que gera uma sensação de conforto nos directioners, de lembrarem uma época boa na qual eles viveram, e isso é o que eu sempre tento trazer nos produtos.”
Os produtos inspirados na 1D também são um hit para a Dear Fan Store. Larissa Alves, uma das sócias da loja, explica como tenta se reinventar fazendo produtos a partir de uma banda que durou apenas cinco anos. “A primeira coleção que fizemos era focada nas letras das músicas, já a mais recente é inspirada nas eras do grupo. O mais importante é trazer referências nostálgicas que conectam os directioners à banda, às lembranças boas, celebrando os momentos mais especiais do grupo e, de brinde, trazer mais gente nova para o fandom, porque, mesmo com o passar dos anos e a pausa do grupo, a legião de fãs da One Direction não para de crescer.”
Agora, conta pra gente qual é o momento mais marcante da sua vida como fã da One Direction e se você acredita em uma reunião no futuro. Até porque, pelo jeito, os directioners não vão a lugar algum… <3