‘Brasil é o país da cultura’, celebra Wagner Moura após vitória em Cannes
Ator é o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de melhor ator no festival, que também consagrou Kleber Mendonça Filho pela direção em 'O Agente Secreto'

itória histórica para o Brasil! Neste sábado (24), Wagner Moura conquistou o prêmio de melhor ator na 78ª do Festival de Cannes, na França, pelo seu papel em O Agente Secreto. Embora o ator não estivesse presente na cerimônia, não deixou de lado a emoção em ganhar a estatueta e de celebrar a cultura brasileira.
Moura havia participado do festival nos últimos dias, mas precisou ir até Londres, na Inglaterra, para gravar um novo projeto audiovisual. Kleber Mendonça Filho, que também levou o prêmio de melhor diretor pelo mesmo filme, recebeu a estatueta em nome de Moura e parabenizou o ator. “Eu tive a sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura, um grande ator e uma grande pessoa. Espero que este filme lhe traga coisas maravilhosas”, afirmou.
Após a premiação, em uma coletiva de imprensa, Mendonça Filho fez uma chamada de vídeo com Moura, que comemorou a recepção ao filme, já que “é um filme brasileiro, e isso significa muito para a cultura brasileira”.
O ator não deixou de agradecer a vitória e ressaltar a potência do filme em aproximar os brasileiros “da sua cultura e dos seus artistas”, ressaltando como o país passou por um período onde a arte e a cultura pareciam ter “perdido a importância no Brasil, além de terem sido muito difamados”.
Para ele, o momento é de celebração não só pelo filme, mas também por toda a cultura brasileira. “O Brasil é o país da cultura, o país da arte. Viva o Brasil, viva os brasileiros. E vamos agora celebrar, aproveitar mais esse momento bonito da nossa cultura e do nosso cinema”, celebra, emocionado.
Moura ainda aproveitou o momento para lembrar da emoção de ter o Brasil comemorando o cinema brasileiro, como aconteceu durante a temporada de premiação no ano passado, com Ainda Estou Aqui, e agora acontece com O Agente Secreto.
“Ter brasileiros torcendo pela vitória do cinema brasileiro internacionalmente e dizendo que esse filme, esses artistas, os representam, como aconteceu com Ainda Estou Aqui, me dá uma alegria profunda. Então, viva a cultura brasileira, viva aqueles que acreditam na importância da cultura para o desenvolvimento de qualquer país”, finaliza.
No primeiro teaser lançado de O Agente Secreto, o público é apresentado aos personagens Marcelo (Moura) e Elza (Maria Fernanda Candido) – que estão inseridos em um ambiente de tensão. Entre cenas escuras e mais iluminadas, a trama é acompanhada pelo tique-taque de um relógio, demonstrando que o tempo também pode ser elemento importante no longa.