Bienal do Livro Rio 2023: o que esperar do evento literário?
Celebrando 40 anos, a edição acontece no Rio de Janeiro entre os dias 1 e 10 de setembro
Já está se preparando para Bienal do Livro Rio 2023? Em uma edição especial para celebrar seus 40 anos, o evento literário acontece entre os dias 1 e 10 de setembro no Riocentro, no Rio de Janeiro, com atividades imersivas, conversas com autores, experiências para fãs de diferentes nichos do entretenimento, debates literários e muito mais em 200 horas de programação.
Autores convidados
Até o momento, a programação da Bienal Rio ainda não foi oficialmente divulgada mas, através das redes sociais, o evento anunciou a vinda de dois autores internacionais. Além disso, em breve, mais atrações nacionais e internacionais devem ser divulgadas nas redes sociais.
Confira as confirmações:
Cassandra Clare, um dos maiores nomes da fantasia, estará presente para conversar com o público sobre seu icônico universo Shadowhunter.
Neal Shusterman, que escreveu o sucesso O Ceifador, também estará presente para falar mais sobre suas histórias e dar detalhes de lançamentos.
Espaços e inteligência artificial
Esse ano, o ponto de partida da Bienal do Livro Rio é a dicotomia entre a inteligência artificial e a capacidade humana de sentir e se emocionar.
Já os espaços contam com a nova Arena Palavra-Chave também vai ser um local interativos para o público viver experiências em formatos variados, mostrando uma verdadeira celebração da cultura e do entretenimento. Além disso, o Café Literário trará uma atmosfera intimista remodelada para abrigar as reflexões mais profundas sobre os mais diversos temas contemporâneos.
Bianca Ramoneda assina a direção artística do evento: “Temos falado muito sobre o impacto da IA em nossas vidas e para onde essa nova realidade nos leva. Parece muitas vezes que nos pautamos pelos algoritmos e suas combinações, mas a verdade é que IA não existe sem o ser humano como ponto de partida”, explicou ela sobre o conceito escolhido para ser trabalhado na Bienal Rio.
“Todo o universo de dados que se cruzam vem dessa fonte humana que tem algo único: um coração que sente, se emociona, se encanta e cria memórias afetivas”, completou Bianca.
Curadoria
Trabalhando no projeto de curadoria estão personalidades com vasta experiência no universo cultural. Entre eles, temos nomes como Clara Alves, conhecida por seus livros de sucesso como Conectadas e Romance real, Mateus Baldi, que é organizador da coletânea Vivo muito vivo — 15 contos inspirados nas canções de Caetano Veloso e autor do livro de contos Formigas no Paraíso, e Stephanie Borges, autora de Talvez precisemos de um nome para isso, reconhecido pelo IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura.
A produção executiva será da jornalista Ana Paula Costa, que conta com mais de 20 anos de experiência no mercado editorial: “Tenho uma ligação afetiva grande com a Bienal e durante todos esses anos guardei muitas memórias felizes dos encontros no Riocentro, do contato com autores e público, além de mesas inesquecíveis. Acredito que essa edição será muito emocionante, com momentos de encantamento, inspiração e alegria contagiante”, afirmou em nota.
A Bienal acontecerá entre os dias 1° e 10 de setembro, no Riocentro, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.