Continua após publicidade

Bailey Bass busca trazer inspiração para jovens em sequência de Avatar

Em conversa exclusiva com a CH, a atriz compartilhou como foi a experiência de dividir cenas com Kate Winslet em Avatar: O Caminho da Água

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 30 out 2024, 15h17 - Publicado em 10 dez 2022, 10h01

Quando tinha 12 anos de idade, Bailey Bass esperou empolgada por uma ligação que mudaria sua vida. O motivo? O telefonema trazia a grande notícia de que ela havia sido escolhida para o elenco de Avatar: O Caminho da Água, sequência de um dos grandes sucessos de James Cameron.

Em entrevista exclusiva à CAPRICHO,  a atriz contou mais sobre interpretar a jovem Tsireya, comparando sua personalidade com a de Neytiri, vivida por Zoe Saldaña. “Neytiri é um papel feminino tão forte, em que muitas mulheres podem se sentir inspiradas. Estou animada para Tsireya fazer isso para muitas jovens mulheres, especialmente as meninas no espaço adolescente“, afirmou a atriz.

“Ao lado disso, estamos introduzindo a água e o oceano, então, ela é uma mergulhadora livre muito forte”, acrescentou Bass sobre a inclusão da água como um dos elementos principais dos cenários no longa. Para isso, não só ela como outros atores precisaram participar de aulas para aprender a praticar mergulho livre.

O maior tempo que prendi a respiração foi de 6 minutos e 30 segundos, com 50% de oxigênio. Eu sempre digo 50% de oxigênio porque o ar que respiramos só tem 20%”, explicou ela sobre o processo de preparação e alguns dos resultados alcançados com os intensos treinamentos.

Antes mesmo de ser escalada, a mãe de Bailey a fez participar de aulas de natação, algo pelo qual é muito grata, já que os testes envolviam algumas dinâmicas na água e ela não era a melhor nadadora na época: “Antes disso, eu mal sabia nadar até que eu meio que sabia nadar e então consegui Avatar e era ensinada por todos os renomados instrutores de mergulho livre. Sou uma ótima nadadora agora!”, brincou.

“Todos queremos as mesmas coisas e elas são amor e amizade”

Durante as gravações do projeto, um dos pontos fortes para Bailey foi que, assim como Trinity Bliss, ela cresceu rodeada pelos colegas e amigos do set: “Acho que uma das partes mais legais desse filme é que todos [do elenco] são de lugares diferentes”, ressaltou a atriz, que foi escalada aos 12 e completou 19 no período de lançamento do filme, tendo passado mais de 6 anos rodeada pela equipe que acompanhou todo processo da produção.

É um tema nesse filme também, que não importa de onde você é, todos almejamos as mesmas coisas, todos queremos as mesmas coisas e elas são amor e amizade”, destacou. Rir das mesmas piadas, se divertir ou apenas estar próxima dessas pessoas faz parte da lista de momentos especiais nas filmagens e na experiência de bastidores.

View this post on Instagram

A post shared by Bailey Bass (@baileybass)

Inspirações e referências

Dentro e fora da ficção, Bailey teve a oportunidade de trabalhar com uma grande referência da indústria já que Kate Winslet atuou diretamente com ela no enredo: “Descobri que Kate Winslet seria Ronal, que é a mãe da Tsireya, meio tarde, acho que ela foi escalada quando já estávamos filmando há 6 ou 8 meses. Estávamos fazendo um ensaio e Jim [James Cameron] chegou e disse: ‘Temos 99.9% de certeza que Kate Winslet vai interpretar Ronal'”, recordou.

A atriz contou que ficou admirada com a determinação de Kate no set e como era impossível vê-la parada já que a artista estava sempre animada e pronta para gravar: “Sendo uma jovem garota naquela época e uma pessoa que quer ser uma atriz a vida inteira, ver alguém daquela forma, que trabalha tanto… Ela é Kate Winslet, ela poderia fazer isso dormindo, mas ela nunca para de trabalhar e acho que seu trabalho é algo que espero alcançar.

Bailey Bass na premiere de Avatar: O Caminho da Água; ela está usando um vestido roxo e sorrindo; atrás dela, está um fundo azul com luzes
Bailey Bass na premiere de Avatar: O Caminho da Água Gareth Cattermole/Getty Images for Disney/Getty Images

O diretor James Cameron foi outra grande figura que marcou momentos significativos no set: “[Eu] estava fazendo uma cena emotiva e todas às vezes que ele veio até mim me dar dicas, ele sussurrava. E eu não posso calcular o quão importante isso é quando eu estou fazendo uma cena em que preciso estar em um lugar tão triste e pra baixo e ele está sendo tão gentil com suas palavras”, relatou ela.

Para deixar tudo mais realista, Cameron também levou o elenco ao Havaí para que eles pudessem interagir com o meio ambiente antes das gravações: ”Palavras não podem descrever o quão mágico é estar debaixo d’água e tudo o que você ouve é o oceano em volta de você. E eu pude levar isso comigo e usar na minha atuação.”

O grande impacto de Avatar

Bailey compartilhou que foi difícil compreender totalmente as proporções alcançadas pelo o primeiro filme, já que era muito nova quando a estreia original aconteceu. Entretanto, estar participando da continuação a fez entender melhor o panorama e a deu uma nova perspectiva.

“Quando me vejo nas telas interpretando essa personagem, é apenas… Me deixa emotiva porque eu estou começando a entender completamente o quão imersivo esse filme é e quanto tem impacto no coração das pessoas”, refletiu. “Você realmente vai para esse mundo e aprende tanto enquanto está passando por essa jornada épica.

Avatar: O Caminho da Água chega nos cinemas em 15 de dezembro.

Publicidade