ATEEZ, Super Junior, Monsta X, Super M, TXT e mais na playlist de outubro!

O mês de outubro foi bastante agitado. Confira todos os lançamentos na playlist de K-pop da CH

Por Gustavo Balducci - Atualizado em 4 nov 2019, 19h42 - Publicado em 4 nov 2019, 15h54

O mês de outubro começou movimentado com o lançamento de SuperM, a nova aposta da SM Entertainment. Reunindo grandes nomes da agência, os idols Baekhyun, Kai, Lucas, Mark, Taemin, Taeyong e Ten se uniram para formar os Vingadores do K-pop. Dessa vez, o debut aconteceu em solo americano, na sede da Capitol Records, em Los Angeles, reunindo milhares de fãs internacionais.

Apesar de épico, a novidade acabou dividindo o coração dos fãs sobre o quão polêmico foi estrear um grupo fora da Coreia do Sul, que questionaram se a empreitada foi saudável para os artistas da SM, que trabalham excessivamente para cumprir as agendas apertadas. Ainda assim, a estreia da boy group se tornou histórica e colocou seu primeiro disco, SuperM – The 1st Mini Album, no topo da Billboard 200 com 164 mil álbuns vendidos e cerca de 4,9 milhões de streamings – desses álbuns, 113 mil eram físicos e 51 mil, downloads. O single Jopping recebeu um mv digno dos filmes da Marvel e já fez mais de 38 milhões de views desde o princípio:

Monsta X e o fandom Monbebe passaram por um mês intenso. O grupo entrou na parada lançando a contagiante Someone’s Someone. O hit cantado em inglês ganhou um videoclipe chuvoso gravado em Los Angeles e abriu espaço para as divulgações do seu novo EP, Follow – Find You. O projeto foi a segunda entrega do boy group para os fãs em 2019. Contendo 8 faixas, o álbum inclui a faixa título Follow, que inaugura esse novo enredo preparado para o comeback através de um mv explosivo e dançante:

Embora tenha feito muito barulho, o fandom recebeu uma surpresa negativa no último dia do mês. Na manhã do dia 31, a Starship Entertainment publicou um anúncio oficial em suas redes sociais dizendo: “Após uma longa discussão com o membro Wonho, concordamos que é melhor nos separarmos amigavelmente neste momento”, e completou: “Respeitamos a decisão de Wonho, que desejou garantir que a recente onda de eventos não distraia todas as coisas interessantes que estão acontecendo para o Monsta X, além do que está por vir no futuro”.

A confusão se formou depois de uma série de polêmicas envolvendo o integrante Wonho virem a público após Jung Da Eun e Han Seo Hee, duas ex-trainees, publicarem nas redes sociais comentários controversos sobre o idol, incluindo seu possível envolvimento com uso de maconha, além de dívidas com empréstimo e maus hábitos no trânsito. A decisão em deixar o Monsta X chocou o mundo do K-pop e fomentou uma série de protestos que começaram a tomar vida nos últimos dias. A todo instante, hashtags são levantadas nos Trending Topics do Twitter solicitando que a Starship recorra na decisão e abra uma investigação mais completa sobre os fatos. Em Seul, os fãs de Wonho também se organizaram para colocar cartazes e post-its nas fachadas da agência.

Continua após a publicidade
Wonho Reprodução/Instagram

Os piratas do K-pop, ou melhor, o ATEEZ, desembarcou com a quarta parte série Treasure este mês. Ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento fora de casa, parece que os oito integrantes estão encontrando o tesouro escondido após seu debut na cena musical completar o primeiro ano de vida. TREASURE EP.FIN: All To Action reflete o amadurecimento e a qualidade sonora que o grupo já consegue entregar. Entre as 11 faixas inéditas, o poderoso single Wonderland apresenta os membros uniformizados dançando de forma impecável nos compassos da música, enquanto são acompanhados por uma banda marcial. O novo trabalho ainda inclui faixas assinadas e co-escritas pelos membros e abre novos mares para o ATEEZ desbravar.

Entre os veteranos, foi a vez do Super Junior levar a melhor. O boy group que está na ativa desde 2005, marcou seu nono álbum, Time_Slip, com a formação completa após todos os atuais integrantes cumprirem suas atividades no serviço militar obrigatório do país. Repleto de faixas dançantes, o álbum levou a 9ª posição na World Albums Chart da Billboard, garantindo assim, a sexta entrada do grupo na categoria. E, para comemorar, o SUJU convidou todo mundo para bater palmas e dar um tempo da rotina com a frenética SUPER Clap:

Seguindo com WayV – a unit chinesa do supergrupo NCT – que incorporou referências que vão do Hip Hop ao EDM para preparar Take Over the Moon, seu segundo EP desde a estreia no começo do ano. Moonwalk é a estrela principal dessa nova etapa do grupo, ganhando um clipe belo e feroz visualmente. Se você ficou se perguntando, o clássico passo de dança moonwalk, que conquistou o mundo através do astro Michael Jackson, está presente na coreografia do hit, sim!

Os jovens do TXT estão cheios de truques na manga com o seu primeiro álbum completo, The Dream Chapter: MAGIC. Cativando o coração dos fãs, Yeonjun, Soobin, Beomgyu, Taehyun e Huening Kai já circulam entre os maiores indicados a grupo rookie do ano. O grupo da Big Hit colocou na bagagem tudo o que aprendeu nesse meio tempo e voltou com tudo em Run Away. Os riffs de guitarra revelam muito mais do que uma faixa animada: existem segredos por todas as partes desse mv, começando pelo título adicional em coreano, que diz “Esperando por você na plataforma 9 ¾”, referências clássica ao número da plataforma que leva os alunos para Hogwarts no universo Harry Potter. Incrível! Assim como BTS, o Tomorrow X Together adora inserir enigmas que completam seu conceito e história, – estamos atentos!

Além do TXT, outros dois nomes fizeram seu primeiro comeback da carreira. Começando por AB6IX, que debutou em maio com a faixa Breathe e afirmou seu nome no K-pop. Agora, o quinteto da Brand New Music, – que também estrelou uma nova versão do hit Truth Hurts, da cantora americana Lizzo -, está de volta com Blind For Love, que foi co-escrita pelos integrantes Lee Daehwi, Lim Youngmin e Park Woojin. O single encabeça o primeiro álbum de estúdio do grupo, 6IXENSE:

Continua após a publicidade

Ao lado do AB6IX, o CIX levou os fãs para conhecer novos lugares com My New World. A canção está repleta de cenários hipnotizantes (incluindo uma praia deserta e uma sala cheia de cadeiras flutuantes) e está presente na versão japonesa do seu ep HELLO Chapter 1: Hello, Stranger. Além do mv, outra novidade é que o grupo escolheu o nome oficial para o fandom: FIX.

Entre os destaques femininos, o mês foi perfeito para as rainha do ritmo brilharem. O Brown Eyed Girls convidou drag queens maravilhosas para celebrar seu retorno após 4 anos longe das paradas na divertida Wonder Woman. A girl group trouxe essa e outras 9 faixas para o disco recompilado RE_vive, que merece sua atenção.

Kim Tae-yeon, ou simplesmente Taeyeon, mostrou que não existe data de validade para as mulheres no K-pop. Prova disso é seu novo álbum, Purpose, que alcançou o topo em 21 países no ranking do iTunes, incluindo o Brasil – a faixa título Spark já conseguiu receber All Kill, que é a premiação máxima nas paradas sul-coreanas.

Aos 30 anos, a ex-integrante do fenômeno Girls’ Generation continua exibindo seu talento através da música e obtendo novos públicos por onde passa. A cantora também será a responsável pela versão em coreano da trilha sonora de Frozen 2, a animação da Disney.

Completam a nossa playlist os grupos Stray Kids, que soltou a eletrizante Double Knot; os meninos do A.C.E com Savege; Jackson Wang com seu álbum solo Mirrors; o retorno de VAV e WINNER; o debut feminino com a diva AleXa, e a collab incrível entre o BTS e o Lauv.

Publicidade