Apresentador usa foto de macaco em post sobre novo bebê real e é demitido
O inglês Danny Baker, de 61 anos, trabalhava na 5 Live, emissora de rádio da BBC
Na última quarta-feira (8/5), o apresentador inglês Danny Baker, que trabalhava na 5 Live (emissora de rádio da BBC), se envolveu em uma polêmica que culminou em sua demissão. O motivo? Em seu Twitter, ele compartilhou uma imagem considerada racista sobre o nascimento do filho de Meghan Markle e do príncipe Harry – e a história não passou batida.
Ontem, vale lembrar, a duquesa e o duque de Sussex posaram com o bebê pela primeira vez e ainda anunciaram seu nome: Archie Harrison Mountbatten-Windsor. Enquanto todo mundo falava sobre o assunto, Baker, de 61 anos, postou uma foto antiga, em preto e branco, que mostrava um casal de mãos dadas com um macaco que usava roupas. “Bebê real deixa o hospital”, dizia a legenda.
Depois, a imagem acabou sendo deletada. Em um comunicado, a BBC informou que o tuíte “contraria os valores que nós, como emissora, desejamos incorporar”. O apresentador anunciou sua demissão no Twitter e tentou se defender afirmando que foi mal interpretado.
Baker se desculpou e disse que sua intenção não era fazer piada com “macacos x raça”, e sim brincar com a ideia de realeza e animais de circo em roupas elegantes. De qualquer forma, muita gente entendeu que se tratava de uma referência às raízes negras de Meghan.
De acordo com a BBC Brasil, esta é a segunda demissão de Baker da emissora. Anos atrás, ele foi desligado depois de influenciar torcedores a “tornar um inferno” a vida de um juiz que apitou um pênalti polêmico.