Continua após publicidade

Apesar de teorias convincentes, Taylor Swift não escreveu Argylle; entenda

Até mesmo o diretor do longa se surpreendeu com os argumentos do público mas logo negou a participação da cantora na produção

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 16h15 - Publicado em 3 fev 2024, 21h24

Nesta quinta-feira (1/2), Argylle chegou aos cinemas brasileiros. O filme é inspirado na publicação de mesmo nome da autora Elly Conway mas o curioso é que, na época em que o longa foi gravado com grandes nomes de Hollywood no elenco, o livro ainda não havia sido lançado – um movimento incomum para adaptações literárias. Logo, teorias sobre a identidade da escritora, que até então era mantida em segredo, começaram a surgir e a principal suspeita do público era… Taylor Swift.

Por meses, fãs investigaram o mistério envolvendo Elly Conway e pareciam cada vez mais convencidos que a cantora estava por trás de tudo. Entre os indícios encontrados por eles, o gato Scottish Fold que desempenha um grande papel na história e ilustra imagens de divulgação do longa era um destaque por ser da mesma raça que Meredith e Olivia, as gatas de Swift. A semelhança entre a mochila que ela usa para carregar sua gata documentário Miss Americana e a capa do livro fortaleceram ainda mais a teoria do público.

@chloeandpercy

Is author Elly Conway actually Taylor Swift?! 🤡 Clown with me!!! #ellyconway #argylle #argyllemovie #taylorswift #taylorswifttheory #taylorswifttheorist #swifttok #clowneliastreet #theerastour #swifties

♬ Aesthetic – Gaspar

Além disso, no curta-metragem para versão de 10 minutos de All Too Well, Taylor interpreta uma autora ruiva, mesmas características de Elly e uma peça do merch com o nome ‘Argylle‘ também já tinha sido colocada a venda na loja oficial de Swift. Não parecia ser coincidência, ainda mais para um fandom acostumado a encontrar pistas e easter eggs em diversos projetos da cantora. Mas, apesar dos argumentos convincentes, o diretor Matthew Vaughn afirmou que não, Taylor Swift não é Elly Conway.

Em entrevista à Rolling Stone, Matthew comentou os rumores envolvendo a identidade de Elly e garantiu que a cantora não está por trás do livro. “Existe um livro de verdade… e é um livro muito bom. E existe uma Elly Conway que escreveu o livro mas não é a Taylor Swift. E eu digo isso porque imagino que Taylor Swift vê muitas pessoas tentando se aproveitar dela o tempo todo. Não quero ser parte desse clube. Eu li as conspirações e pensei: ‘Uau, eles não deixam nada passar!’ Mas não é a Taylor Swift. Ela definitivamente não escreveu o livro.'”

Continua após a publicidade

O diretor também contou como descobriu sobre as teorias e especulações: “Eu não sou muito de usar a internet e, na verdade, foi minha filha que chegou para mim – esse é o poder das celebridades e da internet – e disse: ‘Você nunca me contou que a Taylor Swift escreveu o livro'”, recordou ele. “Eu olhei para ela falando e disse: ‘O que você está dizendo com Taylor Swift escreveu o livro? Ela não escreveu o livro‘”, relatou.

Ele ainda disse que achou engraçado como sua filha tinha certeza de que isso era real. “Eu estava rindo porque eu dizia: ‘Não é verdade. Ela não escreveu o livro!’ Mas minha filha estava convencida disso.” Mas Vaughan deu crédito aos esforços investigativos do público e confirmou que, apesar de Taylor não ter escrito o livro, ela realmente o inspirou na questão do gato Scottish Fold.

“Ironicamente, ela é responsável pelo Scottish Fold. Eu cheguei em casa um dia, era Natal, e eu me perguntei: ‘O que é esse barulho?’ Comecei a correr pela casa e escutar um barulho”, explicou ele. “As crianças tinham assistido o documentário de Taylor Swift [Miss Americana] e tinha um Scotissh Fold nele. Elas convenceram minha esposa, Claudia [Schiffer], a ganhar um gatinho de Natal. Trouxeram sem minha permissão e esconderam isso de mim”, contou ele sobre o Scottish Fold da família que, no fim, realmente apareceu no filme como o gato da protagonista.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Claudia Schiffer (@claudiaschiffer)

Mas, afinal, quem é Elly Conway?

Além de ter escrito o livro, Elly Conway também é a personagem principal de Argylle. Interpretada por Bryce Dallas Howard, a protagonista é autora de uma série de histórias de espiões até se envolver em uma investigação real.

O livro que inspira o filme foi publicado este ano, em 9 de janeiro, mas a identidade da autora na vida real se tornou um grande mistério desde o anúncio da produção, em 2021. Mas, de acordo com o The Telegraph, a Elly Conway da vida real não é uma, mas duas pessoas. Os autores da publicação que inspirou o filme são Terry Hayes e Tammy Cohen.

Continua após a publicidade

Espero que todas as pessoas que compraram o livro na pré-venda esperando que a Taylor o tivesse escrito não estejam decepcionadas“, disse Cohen ao veículo. De acordo com os autores, Matthew Vaughn queria produzir um filme inspirado em I Am Pilgrim, de Hayes, mas não conseguiu os direitos para adaptação.

Foi assim que ele pediu para que o autor escrevesse um livro baseado em um longa em desenvolvimento: Argylle. A ideia era fazer uma história que a protagonista – também uma autora – teria escrito. Terry chamou Tammy para assinar o título ao seu lado e ambos usaram o pseudônimo de Elly Conway. No Instagram da autora, algumas dicas da identidade dos verdadeiros autores, como uma foto de I Am Pilgrim, foram divulgadas nos últimos dias.

View this post on Instagram

A post shared by Elly Conway (@ellyconway)

Continua após a publicidade

Além de Bryce no papel principal, Argylle conta com um elenco de grandes nomes como Sam Rockwell, Henry Cavill, Dua Lipa, Ariana DeBose, John Cena, Sofia Boutella, Samuel L. Jackson, Catherine O’Hara, Bryan Cranston e mais.

Argylle está em cartaz nos cinemas.

Publicidade