9 artistas que já foram acusados de plágio. Compare as músicas!

Katy Perry, Gaga, 1D, NX Zero, Coldplay... Até os mais TOP da música já foram acusados de copiar outros artistas!

Por Fernanda Catania - Atualizado em 17 ago 2016, 12h19 - Publicado em 29 out 2013, 15h30

Sara Bareilles x Katy Perry

Assim que Roar vazou, fãs da cantora Sara Bareilles acusaram Katy Perry de plagiar a música Brave . Bom, graças a essa polêmica, a música de Bareilles teve um aumento de 80% em vendas nos EUA. KP já havia dito o quanto gosta da música e Bareilles se pronunciou dizendo que não sentia que havia sido copiada. Para mostrar que está tudo bem mesmo, as duas até cantaram juntas em um evento beneficente.

Madonna x Lady Gaga

Foi só Gaga lançar Applause para apontarem a semelhança do single com Girl Gone Wild, da Madonna. A primeira acusação de Gaga plagiar Madonna rolou quando Born This Way foi lançada,em 2011. O hit tem bases bem parecidas com as de Express Yourself, de 1989. Compare:

Continua após a publicidade

The Who x One Direction

Best Song Ever foi comparada a Baba O?Riley, música clássica da banda britânica The Who, lançada em 1971. Enquando as Directioners ficaram revoltadas com a acusação, ameaçando o vocalista Peter Townshend e criarando a hashtag #donttouchbestsongever (não mexa com Best Song Ever), o cara comunicou que, apesar de enxergar semelhanças entre as músicas, não tinha a intenção de processar o 1D por plágio. E que até se sentia feliz ao pensar que poderia ter influenciado o grupo.

Diplo x Naldo x Anitta

O funk carioca é uma das influências do DJ norte-americano Diplo e dá para perceber o ritmo em vários de seus hits. Naldo nem disfarçou e usou a batida de Pon de Floor, do Major Lazer (dupla eletrônica formada por Diplo e outro produtor), em Exagerado. Ele usa a mesma base, mas mais discretamente, em Amor de Chocolate .

Continua após a publicidade

Anitta também foi acusada de usar as batidas do hit de Major Lazer em Show das Poderosas, um pouco antes do refrão!

Se você não conhecia a música original, com certeza identificou a batida de Run the World. A música da Beyoncé praticamente só troca os vocais da original. Daria para dizer que é plágio, se o próprio Diplo não tivesse produzido a música. Rolou uma preguicinha, vai?!

Belinda x Katy Perry

Mais uma polêmica pro álbum Prism, de Katy Perry. As fãs de Belinda dizem que Spiritual, de KP, é uma versão acelerada de Gaia , da cantora mexicana.

Continua após a publicidade

Taking Back Sunday x NX Zero

Em 2008, quando o NX Zero lançou Daqui Pra Frente, fãs acusaram a banda de plagiar Make Damn Sure, do grupo americano Taking Back Sunday. Na época, tanto o NX, como a assessoria de imprensa da banda e o produtor Rick Bonadio, negaram copiar a música .

The Clash x One Direction

Assim que saiu Live While We?re Young, do 1D, os roqueiros logo acusaram a boyband de copiar o riff de abertura da música Should I Stay Or Should I Go, do The Clash. As introduções são bem parecidas mesmo!

Continua após a publicidade

Joe Satriani x Coldplay

Essa briga foi parar na justiça. Depois de o Coldplay concorrer ao Grammy por Viva La Vida, em 2008, o guitarrista Joe Satriani abriu um processo contra a banda, afirmando que o hit teria trechos iguais aos de If I Could Fly, lançada por ele em 2004. A decisão foi de que os artistas entrariam em acordo fora do júri.

The Beatles x The Offspring

Trinta anos após o lançamento de Ob-La-Di, Ob-La-Da, dos Beatles, em 1968, o Offspring lançou Why Don?t You Get a Job? causando acusações de plágio. Repare nos refrões!

Continua após a publicidade

Dance With the Dead x Lady Gaga

Gaga foi acusada de usar a mesma introdução de The Deep, da dupla eletrônica Dance With the Dead, no single Do What U Want, do Artpop. Mesmo assim, os caras postaram uma mensagem no Facebook oficial dizendo que não acham que Gaga copiou a música deles.

Luiz Bonfá x Gotye

Em 2012, Gotye conquistou o mundo com o hit Somebody That I Used to Know, chegando até a levar o Grammy de música do ano. Só que ninguém esperava a notícia de que o cantor australiano teria usado, sem autorização, o sample da música Seville, que o cantor brasileiro Luiz Bonfá lançou em 1967. Gotye concordou em pagar US$ 1 milhão para a família do cantor (que faleceu em 2011) e ainda deve adicionar Bonfá nos créditos da faixa, como co-compositor.

Continua após a publicidade

E aí, você concorda com todas essas acusações?

Publicidade