8 novos livros asiáticos publicados no Brasil para incluir na sua lista

Uma seleção com autores sul-coreanos, japoneses e chineses que estão ganhando espaço no país

Por Gustavo Balducci 24 ago 2025, 19h01

Cada vez mais os leitores brasileiros estão se apaixonando pelos livros vindos da Coreia do Sul, do Japão e da China, que revelam a diversidade e a riqueza da literatura contemporânea asiática. São romances sensíveis, emocionantes e até mesmo enigmáticos, que exploram temas como amizade, amor, família, luto, saúde mental, além de temas sobrenaturais e de mistério. De best-sellers já consagrados lá fora a estreias premiadas, confira uma lista feita pela CAPRICHO com oito títulos lançados recentemente no país que merecem um lugar especial na sua estante a partir de agora.

Naruse vai Dominar o Mundo (Intrínseca)

Estreia de Mina Miyajima e vencedor do prestigiado prêmio Honya Taisho em 2024, o livro chega ao Brasil após se tornar um best-seller no Japão. Escrita por uma autora que retomou o sonho da escrita em 2017, a obra apresenta Akari Naruse, uma garota cheia de ideias mirabolantes e determinação de ferro, cuja amizade com Miyuki Shimazaki dá origem a aventuras inusitadas, desde aparecer diariamente em um programa de TV local até sonhar em ser a maior comediante do Japão ou viver até os duzentos anos. Narrado sob diferentes perspectivas, o livro acompanha o crescimento e amadurecimento das duas amigas, destacando temas como autenticidade, amizade e coragem. Compre aqui.

Você Precisa de um Gato (Bertrand Brasil)

Primeiro romance do autor japonês Kiyoshi Shigematsu publicado no Brasil, sucesso de vendas no Japão e em mais de quinze países, apresenta uma narrativa sensível sobre amor, amizade, luto e solidão. Ambientado em Tóquio, o livro acompanha um pet shop que aluga gatos sob condições inusitadas, inserindo-os em histórias de pessoas comuns em momentos decisivos, como a de um casal sem filhos, uma fugitiva, uma criança que pratica bullying, uma idosa em perda de memória, entre outros. Compre aqui.

Casas Estranhas (Intrínseca)

Com mais de 1,8 milhão de exemplares vendidos e já adaptado para filme e mangá, o livro marca a estreia de Uketsu na literatura de horror. Misterioso e popular no YouTube, onde esconde a identidade com máscara de papel machê e voz distorcida, o autor transporta para o livro a atmosfera sombria de seus vídeos, inspirando-se em seu maior sucesso na plataforma. A trama acompanha um casal em busca da casa ideal nos arredores de Tóquio, que se depara com um imóvel perfeito à primeira vista, mas com um detalhe perturbador: um espaço secreto no térreo. Intrigados, recorrem a um escritor obcecado por ocultismo e a um especialista em arquitetura, que passam a investigar a planta da residência e descobrem passagens e estruturas enigmáticas, com portas duplas, quartos sem janelas, cômodos dispostos de forma inexplicável, levantando questionamentos sobre os segredos macabros que aquelas paredes podem esconder. O volume 2 chegará em outubro! Compre aqui.

A Garota da Cabine Telefônica (Rocco)

Com delicadeza e um toque de fantasia, o livro traz uma reflexão profunda sobre luto, morte e o valor inestimável dos laços afetivos. Na trama, Ji-an, uma jovem empática marcada por um trauma na infância, dedica sua vida a ajudar famílias enlutadas por meio de uma cabine telefônica mágica, onde é possível ouvir os últimos pensamentos de quem partiu. Determinada a compreender as razões que levam tantas pessoas a desistirem da vida, ela transforma dor em propósito, oferecendo consolo e esperança àqueles que ficaram. Compre aqui.

O Verão em que Hikaru Morreu (Panini)

No mangá, que segue com volumes publicados no Brasil, Yoshiki e Hikaru são garotos que têm a mesma idade e cresceram juntos em certo vilarejo. No entanto, um dia, Yoshiki se convenceu de que seu amigo foi trocado por alguma coisa. O tempo vai se passando enquanto eventos estranhos começam a acontecer ao seu redor. Uma adaptação exibida pela Netflix também está chamando a atenção do público. Compre aqui.

Continua após a publicidade

Vou te Receitar Outro Gato (Intrínseca)

Os gatos estão em alta! Sequência de Vou te receitar um gato, o novo livro de Syou Ishida retorna à Clínica Kokoro para apresentar histórias divertidas e emocionantes sobre pacientes que descobrem nos felinos um inesperado remédio para a vida. Misteriosa e de difícil acesso, o lugar recebe apenas aqueles que realmente precisam, acolhidos pela enfermeira Chitose e pelo enigmático dr. Nike. Entre diálogos cheios de mistério e trocas espirituosas entre os profissionais da clínica, os pacientes aprendem a lidar com suas dores, formam novas conexões e descobrem que, às vezes, a cura pode vir na forma de um simples ronronar. Compre aqui.

Um amor lindo demais (Intrínseca)

Estreia da autora chinesa Zhao Qianqian no Brasil, o romance que inspirou a série da Netflix A Love So Beautiful mistura humor, nostalgia e emoção ao contar a história de Xiaoxi e Jiang Chen, vizinhos que cresceram juntos e viveram um relacionamento cheio de altos e baixos. Entre lembranças da juventude e desafios da vida adulta, os dois descobrem juntos as dores e delícias do amor, até que a relação chega ao fim. Três anos depois, um reencontro inesperado no hospital onde Jiang Chen trabalha reacende sentimentos adormecidos e levanta a questão central da trama: será possível dar uma nova chance a esse amor? Compre aqui.

Temporada de Cura no Ateliê Soyo (Bertrand Brasil)

O primeiro romance da sul-coreana Yeon Somin publicado no Brasil é uma história sensível sobre amor, amizade, trabalho, saúde mental e recomeços. Após sofrer um burnout e abandonar o emprego, Jeong-min se isola até que, por acaso, entra em um ateliê de cerâmica em Ilsan e encontra ali inspiração, acolhimento e novas conexões. Entre o aroma da argila, o gato Hoya, o calor do forno e as histórias das pessoas que frequentam o espaço, ela redescobre a alegria de viver e aprende a lidar com suas próprias feridas. Compre aqui.

Bônus: Odisseia Estelar (Editora Suma)

Da premiada autora sul-coreana Kim Bo-Young, considerada uma das grandes vozes da ficção científica contemporânea, o livro reúne três novelas e combina reflexões cósmicas com questões profundamente humanas, incluindo temas como amor, esperança e o sentido da existência. Em Estou esperando você e Estou indo até você, acompanhamos um casal que desafia as leis da relatividade para tentar regressar à Terra ao mesmo tempo e, enfim, se casar. Já em Pessoas a caminho do futuro, a solidão de Selene, que vive isolada em uma estação espacial administrada por gerações de mulheres de sua família, é abalada pela chegada inesperada de um visitante. Compre na pré-venda.

Qual deles você vai ler primeiro?

Publicidade