8 livros e contos que se passam na praia para você ler no verão

Nada como uma boa leitura para acompanhar o um dia ensolarado de verão!

Por Anny Caroline 25 jan 2022, 12h20

Mar, areia, sol e boas histórias! Combinação perfeita, né? O verão sempre nos traz aquele climinha praiano que deixa o coração quentinho e nada como uma leitura para acompanhar essa vibe. Pensando isso, a CH separou alguns livros e contos que se passam na praia para você curtir ainda mais a estação.

*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril

A Maldição do Mar

Trazendo um pouco de mistério e fantasia, o livro de Shea Ernshaw traz aquele clima de verão com a históra de uma lenda que pode ser mais reaal do que Penny, a protagonista, imagina. Compre aqui.

Sinopse:Quando corpos de garotos começam a aparecer no litoral da cidade de Sparrow, alguns moradores se perguntam se a antiga lenda sobre as bruxas vingativas seria verdade. Mas até onde essa caça às bruxas pode levar? Há dois séculos, três irmãs foram condenadas à morte por, supostamente, cometerem bruxaria. Pedras foram amarradas em seus tornozelos, e elas morreram afogadas nas águas profundas que margeiam a cidade. Agora, por um breve período de tempo – a cada dia primeiro de junho até o solstício de verão –, diz a lenda que as irmãs retornam, roubando os corpos de três meninas para que, por meio deles, possam buscar sua vingança, seduzindo e afogando meninos até a morte.Como muitos habitantes locais, Penny Talbot, conhece a lenda de cor. Mas, neste ano, quando a cidade se prepara para o anual retorno das irmãs, um rapaz desconhecido, Bo Carter, chega à cidade buscando suas próprias respostas. E Penny o acolhe.Mas quando corpos de meninos locais começam a aparecer no litoral, o clima de desconfiança e medo atinge a cidade, dando início a uma verdadeira caça às bruxas.”

Trilogia Verão

De Jenny Han, a mesma autora de Para Todos os Garotos Que Já Amei, e com uma adaptação em produção, o trilogia é perfeita para quem curte um triângulo amoroso. Compre aqui.

Sinopse:A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher. Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece… Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles.

A Última Música

O conhecido livro de Nicholas Sparks é perfeito para quem gosta de se emocionar. A história ainda recebeu uma adaptação estrelada por Miley Cyrus. Compre aqui.

Sinopse:Uma das lembranças mais felizes de Ronnie era se sentar ao lado do pai ao piano e tocar por horas. Porém, desde que ele se separou da mãe dela e se mudou de Nova York, a menina só consegue olhar para o instrumento com raiva e mágoa. Três anos após o divórcio, Ronnie mal tem contato com ele e a mãe acha que já está na hora de os dois reconstruírem os laços, passando juntos as férias de verão. Antes um pianista que sempre estava viajando, o pai agora leva uma vida tranquila numa pequena cidade litorânea, imerso no trabalho de reconstrução do vitral de uma igreja, destruído em um incêndio misterioso. A última coisa que a rebelde Ronnie quer é passar meses num local entediante como aquele, mas aos poucos a brisa da praia e de novas paixões começa a acalentar seu coração ressentido.

Malibu Renasce

Mais um livro de sucesso de Taylor Jenkins Reid, a autora de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones & The Six. A história conta com os filhos de um personagem que já é conhecido por quem leu as outras obras da escritora. Compre aqui.

Continua após a publicidade

Sinopse:Malibu, agosto de 1983. É o dia da festa anual de Nina Riva, e todos anseiam pelo cair da noite e por toda a emoção que ela promete trazer. A pessoa menos interessada no evento é Nina, que nunca gostou de ser o centro das atenções e acabou de ter o fim do relacionamento com um tenista profissional totalmente explorado pela mídia. Talvez Hud também esteja tenso, pois precisa admitir para o irmão algo que tem mantido em segredo por tempo demais, e parece que esse é o momento. Jay está contando os minutos, pois não vê a hora de encontrar uma menina que não sai de sua cabeça. E Kit também tem seus segredos ― e convidado ― especiais. Até a meia-noite, a festa estará completamente fora de controle. O álcool vai fluir, a música vai tocar e segredos acumulados ao longo de gerações vão voltar para assombrar todos ― até as primeiras horas do dia, quando a primeira faísca surgir e a mansão Riva for totalmente consumida pelas chamas.

O mar me levou a você

Que tal um romance de verão para aquecer o seu coração? Pedro Rhuas, que também escreveu Enquanto eu não te encontro, traz uma história apaixonante que vai te conquistar. Compre aqui.

Sinopse:Eu não esperava te conhecer​. De volta ao Brasil para mais um verão no hostel dos pais, Matias passa o tempo livre no mar de Canoa Quebrada, no Ceará. Amor não estava em seus planos. Pelo menos não até a tarde em que seu destino é ligado ao de um misterioso rapaz por quem se sente imediatamente atraído. Eles não fazem ideia do que vai acontecer. A única coisa certa é que há grandes chances de saírem daquilo com nada. Ou terminar com tudo que nunca imaginaram.”

A Casa da Praia

Se você amou a história de Elle e Noah, de A Barraca do Beijo, que tal também se jogar nos livros que inspiraram a história? A autora Beth Reekles escreveu sobre as férias do casal na casa de praia para quem quiser saber mais sobre o enredo dos dois. Compre aqui.

Sinopse: “Quem disse que a história de Elle e Noah acabou? Para a sorte de todos nós, que amamos A Barraca do Beijo, Beth Reeckles decidiu contar mais um pouco da história deles. Namorar o maior bad boy da escola jamais esteve nos planos de Elle Evans, mas aconteceu. Porém, isso teve um preço. Sua amizade com Lee Flynn foi colocada à prova e ela teve que rever suas prioridades e abrir o jogo de uma vez por todas sobre o seu relacionamento secreto com Noah Flynn. Pode parecer um sonho finalmente conquistar o crush eterno de uma vida, mas uma hora o ensino médio vai acabar e Noah começará a faculdade. Entre fogos de artifício e confusões na praia durante as férias de verão, Elle e Noah precisam decidir qual será o futuro de seu relacionamento. Afinal, as coisas nunca mais serão as mesmas, nem mesmo na casa da praia.

A Filha Perdida

A obra de Elena Ferrante foi base para uma adaptação estrelada por Olivia Colman e Dakota Johnson. Com direção de Maggie Gyllenhaal, o filme é uma aposta da Netflix para a temporada de premiações. Compre aqui.

Sinopse:Lançado originalmente em 2006 e ainda inédito no Brasil, o terceiro romance da autora que se consagrou por sua série napolitana acompanha os sentimentos conflitantes de uma professora universitária de meia-idade, Leda, que, aliviada depois de as filhas já crescidas se mudarem para o Canadá com o pai, decide tirar férias no litoral sul da Itália. Logo nos primeiros dias na praia, ela volta toda a sua atenção para uma ruidosa família de napolitanos, em especial para Nina, a jovem mãe de uma menininha chamada Elena que sempre está acompanhada de sua boneca. Cercada pelos parentes autoritários e imersa nos cuidados com a filha, Nina parece perfeitamente à vontade no papel de mãe e faz Leda se lembrar de si mesma quando jovem e cheia de expectativas. A aproximação das duas, no entanto, desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças da própria vida — e de segredos que ela nunca conseguiu revelar a ninguém.”

A lista de convidados

Para fechar, um livro cheio de mistérios e suspense. Escrita por Lucy Foley, autora de A última festa, a obra vai contar com uma investigação em uma ilha. Compre aqui.

Sinopse:Em uma ilha afastada na costa da Irlanda, convidados se reúnem para celebrar uma união de dar inveja. O noivo, bonito e charmoso, é uma estrela de TV em ascensão. A noiva, elegante e ambiciosa, é editora da própria revista. A festa de casamento é um reflexo de suas personalidades: vestido e terno de grife, localização remota e exclusiva, decoração luxuosa, uísque da melhor qualidade. Tudo rigorosamente planejado. Mas a perfeição só existe mesmo nos planos. E o perigo mora nos detalhes. À medida que as garrafas de champanhe estouram e a festa avança, o ressentimento e a inveja começam a se sobrepor à alegria e aos votos de felicidade. E então uma tempestade desaba com fúria sobre a ilha, e esse é só mais um motivo para abalar os ânimos já alterados. Depois de uma abrupta queda de luz no meio da festa, a garçonete anuncia aos convidados que um corpo foi encontrado. Isolados e aguardando a chegada da polícia, apenas uma coisa é certa: o assassino é uma das pessoas presentes no evento.”

E aí, já atualizou a wishlist?

Continua após a publicidade

Publicidade