7 receitas diretamente de filmes e séries para você fazer nas férias

Que tal experimentar o biscoito de Round 6 e até o famoso sanduíche de Joey em Friends?

Por Bruna Parrado 12 jan 2022, 17h04

Quem nunca já ficou com vontade de experimentar aquela comida que apareceu em um filme ou série que estava assistindo, não é mesmo? Não pense que só porque algo é da ficção que não pode ser feito na vida real também. Muitas dessas receitas foram descobertas pelo público e aqui nós te mostramos uma listinha com algumas para você experimentar nessas férias!

Hambúrguer de Siri (Bob Esponja)

Chegou a hora de descobrir o ingrediente secreto do Hambúrguer de Siri! O famoso e muito aclamado lanche feito por Bob Esponja pode ser feito em sua própria casa, como se você acabasse de receber um delivery da Fenda do Biquíni. Isso seria o sonho do Plankton, não é mesmo? Hahaha.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
2 colheres de sopa de cebola picada;
2 colheres de sopa de aipo picado;
1 colher de chá de tomilho;
400g de carne de siri ou kani kama – sendo a segunda opção para vegetarianos;
2 ovos;
3/4 de xicara de farinha de rosca;
Sal e pimenta a gosto;
Pães de hambúrguer;
Fatias de queijo mussarela ou cheddar;
Cebola roxa, picles, tomate e alface a gosto;
Ketchup, mostarda e maionese a gosto.

Modo de preparo:

Primeiro de tudo, limpe a carne de siri ou kani kama e esprema em um recipiente. Refogue a cebola e aipo em uma frigideira até ficarem quase transparentes. Depois, adicione tomilho, ovos, sal, pimenta e a farinha de rosca – aos poucos – até que fique uma massa consistente. Em seguida, deixe a massa em formato circular de hambúrguer e use a farinha mais uma vez para empanar. Aqueça a frigideira com azeite e coloque os hambúrgueres para dourar. Monte o lanche com o que desejar e se sirva à vontade!

Bolo Gordo (iCarly)

Existe programação mais nostálgica que assistir um episódio do revival de iCarly comendo o Bolo Gordo da Sam? Mesmo não estando na nova série, Jennette McCurdy marcou uma geração inteira ao interpretar a personagem que tanto amava esses docinhos – que são muito conhecidos no Canadá, sabia?

Menina de blusa verde e cabelos loiros ao lado de uma mesa cheia de bolos rosas.
iCarly Nickelodeon/Reprodução

Ingredientes:

Para os bolinhos:
1/2 xícara de manteiga;
2 xícaras de açúcar;
3 ovos;
1 colher de chá de essência de baunilha;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de sal;
1/3 xícara de cacau em pó;
1+1/2 xícaras de leite desnatado.

Para a cobertura:
6 claras de ovos em temperatura ambiente;
1+1/2 xícaras de açúcar;
1 colher de chá de cremor tártaro (bitartarato de potássio);
1/3 de xícara de água;
2 colheres de chá de essência de baunilha;
1 colher de chá de essência de coco;
3 xícaras de coco ralado.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em 180°C e unte algumas formas de cupcakes. Bata a manteiga, açúcar, ovos e extrato de baunilha em uma tigela. Em outro recipiente, peneire a farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal e cacau em pó. Junte os conteúdos das duas tigelas e adicione o leite – mexendo até que se torne uma mistura homogênea. Encha as formas com a massa, leve ao forno por 15 minutos e deixe esfriar.

Sobre o recheio, é importante que todos os bolinhos estejam ao contrário e você faça um corte em formato de cone no centro de cada um. Não jogue fora o que for cortado, você vai usar depois para tampar os buracos! Para a cobertura, ferva em uma panela o açúcar, cremor tartáro e água fazendo um xarope, que precisará esfriar um tempinho. Em um tigela, bata as claras de ovos e adicione o xarope, essência de baunilha e de coco – sem parar de mexer.

Caso queira dar uma cor para a comida, adicione corante alimentício na cobertura. Use um saco de confeitar para levar o recheio até dentro do cupcake e depois tampe o buraco com as sobras de massa já separadas. Para finalizar, cubra a superfície do bolinho com o glacê e pode colocar mais coco ralado se quiser!

Arepas de Queso (Encanto)

Encanto é a nova animação da Disney e conquistou o público por sua grande representatividade e lições importantes. Durante um filme, uma comidinha chama a atenção e chega a nos dar até água na boca: as Arepas de Queso. A receita é típica da Colômbia e perfeita para servir numa noite com os amigos e familiares!

Menina de óculos e cabelos cacheados segurando uma arespas.
Encanto Disney/Reprodução

Ingredientes:
1 xícara de farinha de milho – especial para polenta e pré-cozida;
1 xícara de queijo mussarela ralado;
1 colher de café de sal;
1 xícara + 2 colheres de sopa de leite;
2 colheres de sopa de manteiga derretida;
50g de manteiga;
Queijo.

Modo de preparo: 

Em uma tigela, misture a farinha, queijo ralado, sal, leite e manteiga derretida. Após mexer bem, deixa a massa descansando por dois minutos e em seguida a divida em formatos de arespas (circulares). Numa frigideira, adicione manteiga ao fogo médio e coloque as massa, deixando-as até que dourem. Depois disso, corte na horizontal e adicione o queijo que quiser. Retornar as arespas para a frigideira só para que o queijo derreta é uma boa ideia, viu?

Sanduíche de Joey (Friends)

Joey aparece em muitos momentos da série fazendo aquilo que ele mais ama: comer! Ele adora o pavê nada elogiado de Rachel e as comidas feitas por Monica, mas também se arrisca na culinária de vez em quando. Uma das criações do ator é um sanduíche repleto de carne, o favorito de Phoebe durante sua gravidez e que até a fez deixar de ser vegetariana.

Mulher loira comendo um sanduíche. Um homem segurando o lanche e outro olhando do lado.
Friends Warner Bros. Pictures/Reprodução

Ingredientes:
Pão à sua escolha;
Mostarda ou algum outro molho que preferir;
2 fatias de peito de peru defumado;
Carne enlatada;
2 fatias de pastrami.

Modo de preparo:

Corte o pão em duas fatias e passe a mostrada ou outro molho que escolher nos lados. Adicione as fatias de pastrami, a carne enlatada e as fatias da peru defumado. Feche o lanche com outra fatia de pão e prontinho!

Continua após a publicidade

Bolo de Aniversário (Harry Potter)

Todo potterhead já sonhou em ter um bolo de aniversário como o de Harry, não é mesmo? Logo quando soube que iria para Hogwarts, o bruxinho ganhou seu primeiro presente e foi um doce feito pelo próprio Hagrid – que acabou sendo amassado durante a viagem e até comido por Duda…

Bolo rosa com escritos em verde numa caixa.
Harry Potter Warner Bros. Pictures/Reprodução

Ingredientes:

Para o bolo:
1 pacote de massa pronta de bolo de chocolate;
3 ovos;
160ml de leite gelado;
3 colheres de sopa de margarina.

Para o recheio:
1 colher de sopa de manteiga;
1 lata de leite condensado;
320 ml de leite;
4 colheres de sopa de chocolate em pó.

Para a cobertura:
1L de chantilly;
1 frasco de corante vermelho;
1 frasco de corante verde.

Modo de preparo:

Siga as instruções na embalagem da massa pronta do bolo e bata os ingredientes até que a massa fique homogênea. Unte com margarina e farinha uma forma redonda sem furos. Leve a massa ao forno em 180ºC por 40 minutos, deixe o bolo esfriar quando ficar pronto e o desenforme.

Para o recheio, misture todos os ingredientes necessários e mexa até que fique na consistência de brigadeiro. Corte o bolo ao meio na horizontal e adicione o doce com uma espátula, espalhando-o por toda a circunferência do bolo e depois junte as duas partes.

Já a cobertura, é necessário que bata o chantilly até que fique firme. Separe 1/3 em uma tigela e deixe ao lado. No restante, acrescente corante vermelho até atingir uma coloração rosa claro e cubra todo o bolo. No conteúdo separado anteriormente, misture corante verde e misture até a cor ficar homogênea. Adicione em um saco de confeiteiro de bico fino e decore o topo do bolo com “HAPPEE BIRTHDAE HARRY”. Para finalizar, desenhe cuidadosamente com a faca as rachaduras feitas sem querer por Hagrid.

Dalgona Candy (Round 6)

Participar das competições de Round 6 não é uma ideia muito boa, mas isso não impede você de experimentar o Dalgona Candy – aquele famoso biscoitinho da série. O doce é uma tradição que surgiu nos anos 60 na Coreia do Sul e divertia as crianças por horas, que tentavam comê-lo sem quebrar nenhuma parte.

Homem de camisa branca e verde segurando um biscoito.
Round 6 Netflix/Reprodução

Ingredientes:
1 colher de sopa de açúcar;
1 pitada de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar e mexa de vez em quando no fogo médio. Quando já estiver com um cor clara, desligue o fogão e vá misturando até todos os grãos derreterem. Coloque o bicarbonato de sódio e mexa por alguns minutos. Em seguida, coloque a mistura em uma forma untada com manteiga e já pode começar a decorar com marcações.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Waffle (Stranger Things)

Uma das marcas registradas da série é o waffle, comida favorita de Eleven. A personagem ama o doce e sempre inova nos acompanhamentos, que às vezes pode até ser um sorvetinho. Na trama, ela costuma comer os da Eggos, uma marca que é vendida nos supermercados estadunidenses, mas os fãs brasileiros podem fazer em suas próprias casas!

Menina com peruca loira comendo waffle.
Stranger Things Giphy/Netflix/Reprodução

Ingredientes:
120g de farinha;
2 colheres de sopa de amido de milho;
100g de açúcar;
2 ovos;
1 colher de sopa de manteiga;
1 colher de café de essência de baunilha;
50 ml de leite;
Confeitos, chocolate e sorvete a gosto.

Modo de preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes até conseguir uma mistura homogênea. Feito isso, coloque um pouco de massa na máquina de fazer waffles e aguarde até que esteja dourada. Chocolates, confeitos, sorvete e até frutas são ótimas opções para acompanhar e decorar o prato!

E aí, preparadas para arrasar na culinária? <3

Continua após a publicidade

Publicidade