7 filmes essenciais do Studio Ghibli para assistir nos cinemas

‘A Viagem de Chihiro’ e outros títulos que vão marcar o Ghibli Fest, que acontece entre setembro e outubro em todo o país

Por Gustavo Balducci 9 set 2025, 18h09

Reconhecido por seu estilo único e suas histórias cativantes e cheias de reflexão, o STUDIO GHIBLI, um dos maiores nomes da animação japonesa, celebra 40 anos em 2025. Para marcar a data, o estúdio cofundado por Hayao Miyazaki ganhará uma retrospectiva especial em parceria com a SATO COMPANY, pioneira na distribuição de cinema asiático no Brasil. Ao longo dos meses de setembro e outubro, algumas de suas obras mais memoráveis serão exibidas nos cinemas do país em duas etapas. A seguir, confira 7 filmes essenciais para ver (ou rever) na telona:

A Viagem de Chihiro (2001)

Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçarias. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família ao mundo exterior. Saiu vencedor do Oscar de melhor filme de animação em 2003.

A Viagem de Chihiro (2001)
A Viagem de Chihiro (2001) Studio Ghibli/Divulgação

Meu Amigo Totoro (1988)

Na trama, duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro.

Meu Amigo Totoro (1988)
Meu Amigo Totoro (1988) Studio Ghibli/Divulgação
Continua após a publicidade

O Castelo Animado (2004)

Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca em uma odisseia em busca do mago Howl, um misterioso feiticeiro que pode ajudá-la a reverter o feitiço.

O Castelo Animado (2004)
O Castelo Animado (2004) Studio Ghibli/Divulgação

O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de estágio. Após achar uma bela cidade à beira mar, Kiki e seu gatinho Jiji tentam se adaptar à nova vida.

O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
O Serviço de Entregas da Kiki (1989) Studio Ghibli/Divulgação
Continua após a publicidade

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe em um bombardeio e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam em um abrigo na floresta.

Túmulo dos Vagalumes (1988)
Túmulo dos Vagalumes (1988) Studio Ghibli/Divulgação

O Conto da Princesa Kaguya (2013)

Kaguya era uma bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que começa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio imperador.

O Conto da Princesa Kaguya (2013)
O Conto da Princesa Kaguya (2013) Studio Ghibli/Divulgação
Continua após a publicidade

Princesa Mononoke (1997)

Após ser amaldiçoado, o príncipe Ashitaka parte em uma jornada para encontrar uma cura, até chegar a uma região devastada por conflitos entre humanos e os espíritos da floresta, liderados pela misteriosa Princesa Mononoke, uma jovem criada por lobos gigantes e defensora implacável da floresta. O filme é uma fábula que discute temas como coexistência, identidade e responsabilidade ambiental.

Princesa Mononoke (1997)
Princesa Mononoke (1997) Studio Ghibli/Divulgação

Ao todo, serão 14 títulos disponíveis na primeira parte, exibidos em salas de cinema de todo o país a partir de dia 18 de setembro. Os ingressos já estão disponíveis no site da Ingresso.com.

Publicidade