6 momentos polêmicos do VMAs que entraram para a história

Em 2025, a premiação da MTV acontece em 7 de setembro com apresentações de Doja Cat, Sabrina Carpenter, Lady Gaga e mais

Por Arthur Ferreira 2 set 2025, 09h01
O

MTV Video Music Awards (VMA) sempre foi palco de grandes performances, looks ousados e momentos que mexeram com a indústria pop. A edição de 2025, marcada para 7 de setembro, em Nova York, terá transmissão no Brasil a partir das 20h no Paramount+ e na Pluto TV.

Este ano, Lady Gaga lidera as indicações com 12 nomeações e também vai se apresentar ao lado de nomes como Sabrina Carpenter, Doja Cat, Conan Gray, Post Malone e J Balvin. O comando da cerimônia ficará com LL Cool J.

Mas, antes de conhecer os novos momentos que vão incendiar as redes sociais, vale relembrar seis ocasiões em que o VMAs fez jus à fama de ser a premiação mais imprevisível da música:

1. O beijo triplo de Madonna, Britney e Christina

Em 2003, Madonna surpreendeu o público ao dividir o palco com Britney Spears e Christina Aguilera durante Like a Virgin e, de repente, beijar as duas. O momento foi televisionado para o mundo inteiro e a câmera não perdeu a reação de Justin Timberlake, recém-separado de Britney. O beijo entrou para a lista de imagens mais repetidas da cultura pop.

Continua após a publicidade

2. Kanye West desmerecendo vitória de Taylor Swift

Pouca gente esquece de quando Kanye West subiu ao palco e tomou o microfone de Taylor Swift, que agradecia o prêmio de Melhor Clipe Feminino por You Belong With Me. Em 2009, o rapper disse que o troféu deveria ter ido para Beyoncé, por Single Ladies. A cena gerou vaias, debates e deu início a uma das rivalidades mais famosas da música pop.

3. Lady Gaga e o vestido de carne

Um dos looks mais icônicos e polêmicos do VMA surgiu em 2010, quando Lady Gaga apareceu vestindo carne crua da cabeça aos pés. Criado por Franc Fernandez, o figurino virou manchete no mundo inteiro e foi interpretado como um protesto contra a política militar norte-americana Don’t Ask, Don’t Tell. Até hoje, a imagem é lembrada como um divisor de águas da moda dentro do cenário musical.

@popclud

Lady Gaga announcing her new record Born This Way at the 2010 VMAs wearing a meat dress is just so iconic to me. #ladygaga #vmas #celebrity #fyp #viral

♬ original sound – popclud

Continua após a publicidade

4. O twerk de Miley Cyrus

Na edição de 2013, Miley Cyrus deixou para trás de vez a imagem da eterna Hannah Montana. Acompanhada por Robin Thicke, ela dançou We Can’t Stop e Blurred Lines com direito a muito twerk e um dedo de espuma gigante. A performance dividiu opiniões, gerou recordes de comentários nas redes e consolidou a transição da cantora para uma fase mais ousada.

5. Nicki Minaj x Miley Cyrus

Dois anos depois, Miley voltou ao VMA, dessa vez como apresentadora, mas acabou sendo alvo de Nicki Minaj. Ao receber o prêmio de Melhor Clipe de Hip-Hop por Anaconda, a rapper disparou: “E agora, Miley?”, em resposta a declarações feitas pela cantora em uma entrevista. O climão tomou conta do palco.

Continua após a publicidade

6. Britney Spears e a cobra albina

Em 2001, Britney Spears marcou o VMA com uma das performances mais lembradas da história. Durante I’m a Slave 4 U, a cantora apareceu com uma píton albina enrolada no corpo, em uma das cenas mais icônicas de sua carreira. Anos depois, Britney revelou que estava apavorada nos bastidores, mas encarou o desafio e fez história.

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade