50 LGBTQ+ incríveis: personalidades brasileiras são destaque em novo livro

A obra de Débora Thomé traz a história e ilustrações de famosos como Pabllo Vittar, Marta e muitas outras

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 7 set 2021, 22h02 - Publicado em 7 set 2021, 21h00

No segundo semestre deste ano, a Galera Record lançou o livro 50 LGBTQ+ incríveis, escrito por Débora Thomé e com organização de Richarlls Martins. A obra conta com personalidades brasileiras como Pabllo Vittar, Marta, Paulo Gustavo, Ludmilla e muitas outras.

O livro é repleto de ilustrações maravilhosas e traz a história de pessoas que deixaram sua marca na luta pela causa LGBTQ+, sendo que todos os 18 profissionais que ilustraram a obra são não-héteros. Inclusive, de acordo com a editora, parte do faturamento com as vendas será revertida para organizações em defesa dos direitos de pessoas LGBTQ+.

A autora, que foi finalista do Prêmio Jabuti e também lançou o livro 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer em 2017, comentou os desafios deste novo projeto: “Quando comecei a escrever o LGBTQ+, desta vez, para jovens, adultas e adultos, me dei conta de quanta diversidade temos para conhecer. São pessoas que foram incríveis em lidar com suas próprias belezas. Quando a gente escreve, fica sempre pensando o quanto isso pode levar de coisa boa também para as outras pessoas. Como me disseram muitas pessoas que conheceram o projeto: que falta fez eu ter lido um livro como este na minha adolescência.”

Foto do livro 50 LGBTQ+ Incríveis, livro de Débora Thomé com organização de Richarlls Martins; o exemplar está sendo segurando na frente de uma estante branca com outros livros e artigos de decoração literária como velas e cards; a capa é listrada com as cores da bandeira LGBTQ+ e o título está em destaque no centro da capa; a margem é uma textura de tintas nas cores amarela, azul, rosa, laranja e estrelas amarelas decoram a imagem
50 LGBTQ+ Incríveis, livro de Débora Thomé com organização de Richarlls Martins CAPRICHO/CAPRICHO

O livro também conta com algumas interatividades, como um espaço para você fazer uma dedicatória personalizada e uma seção intitulada “Seus LGBTQ+ incríveis”, em que é possível colocar uma foto e escrever um pouco da história de uma pessoa que você se inspira e também gostaria de ver na obra.

“É através da representatividade e do exemplo que conseguiremos transpor o preconceito da sociedade. Esse é um livro para quebrar barreiras, para falar aos jovens LGBTQ que pessoas como ele sempre existiram e construíram coisas incríveis no pais”, disse Rafaella Machado, que é editora-executiva da Galera Record.

Para garantir o seu exemplar, compre aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade