30ª Festival Mix Brasil: 119 filmes serão exibidos em São Paulo; confira
Celebrando Toda a Forma de Existir, o festival acontece até 20 de novembro em São Paulo
A 30ª edição do Festival Mix Brasil*, maior evento cultural dedicado à diversidade da América Latina, começou nesta quarta-feira (9/11) e vai acontecer até o dia 20 de novembro com o tema Toda Forma de Existir.
Na programação, o evento vai exibir 119 filmes de 35 países e de 12 estados brasileiros. Os projetos escolhidos para abrir o festival foram o brasileiro Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre, e a première do “Projeto Flâneur #Experimento nº1”.
Além das exibições do cinema, o Mix Brasil vai contar com experiências XR vindas da França, Holanda, Taiwan, China e Chile, 6 espetáculos teatrais inéditos, shows musicais, literatura, performances, palestras e workshops sobre temas relevantes para comunidade LGBTQIA+ e Show do Gongo com Marisa Orth. Outro destaque é o prêmio Ícone Mix, que vai homenagear a artista Linn da Quebrada.
Entre as presenças confirmadas no festival, temos o nome de Lukas Dhont, de Close – produção vencedora do Grand Prix no Festival de Cannes e indicado da Bélgica ao Oscar. A Spcine promoverá o MixLab SPcine – com mesas, workshop e um bate-papo com o cineasta belga.
Entre os destaques do cinema, temos alguns filmes premiados internacionalmente em diferentes festivais ao redor do mundo como Algo Que Você Disse Ontem à Noite, de Luis De Filippis, Túnica Turquesa de Maryam Touzani, Nelly & Nadine de Magnus Gertten, Girl Picture de Alli Haapasalo, Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues e Winter Boy de Christophe Honoré.
Os filmes nacionais que fazem parte do festival são representados por produções do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo e compõem a Mostra Competitiva. Os títulos concorrendo ao Coelho de Ouro de melhor filme brasileiro são:
“A Filha do Palhaço” de Pedro Diógenes
“Germino Pétalas no Asfalto” de Coraci Ruiz e Julio Matos
“Paloma” de Marcelo Gomes
“Panteras” de Breno Baptista
“Regra 34” de Julia Murat
“Transe” de Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor
“Três Tigres Tristes” de Gustavo Vinagre
“Uýra – A Retomada da Floresta” de Juliana Curi
Já na programação de curtas-metragens, poderão ser assistidos filmes das cinco regiões do Brasil. Os 12 programas de curta foram divididos por temas e vão contar com projetos nacionais e estrangeiros, sendo eles “Campos de Batalha”, “Comedy Queers”, “Contos da Pérsia”, “Corações Indomáveis”, “Descolonize Minha Corpa”, “Gen Z”, “Lesbianas”, “Pais, Mães e Filhes”, “Pele Selvagem”, “Sweet & Sour” e “Crescendo com a Diversidade”.
O tema Crescendo com a Diversidade poderá ser visto por públicos de todas as idades.
Serviço
30° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
9 a 20 de novembro
Gratuito, exceto as sessões do Espaço Itaú Augusta, onde o público pagará o valor único de R$20,00 (em qualquer sessão).*
Programação completa: mixbrasil.org.br
Locais
CineSesc – Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do cinema 1h antes do início da sessão. (CINEMA)
Espaço Itaú Augusta (salas 3 e 4) – Os ingressos começam a ser vendidos na bilheteria do cinema 1h antes do início da sessão. (CINEMA)
Centro Cultural São Paulo – (Salas Lima Barreto, Paulo Emílio, Adoniran Barbosa, Jardel Filho) – Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do espaço 1h antes do início da sessão. (CINEMA, MÚSICA, SHOW DO GONGO, PERFORMANCE)
Teatro Sérgio Cardoso – Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do espaço 1h antes do início da sessão. (Teatro)
MIS – Museu da Imagem e do Som – Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do espaço 1h antes do início da sessão. (EXPERIÊNCIA XR)
Biblioteca Mário de Andrade – (EXPERIÊNCIA XR, TALKS)
Cine Olido – (EXPERIÊNCIA XR).
*Para mais informações, consulte a bilheteria de cada espaço e confira a classificação indicativa.