2ª temporada de Bridgerton equilibra mudanças com detalhes do livro
Para fãs dos livros, será encantador se deparar com referências de O Visconde Que Me Amava, já outras cenas podem frustrar por diferenças no enredo
Para quem leu O Visconde Que Me Amava, a 2ª temporada de Bridgerton pode ser ainda mais intensa e uma montanha-russa de emoções. Entregando cenas muito parecidas com as do livro, mas também apresentando diferenças significativas, os novos episódios da série que se tornou um fenômeno mundial vem para conquistar o público mais uma vez ao trazer o foco da narrativa para Anthony Bridgerton e Kate Sharma (Jonathan Bailey e Simone Ashley).
Atenção! Alerta de ~leves~ spoilers da segunda temporada de Bridgerton.
Após os eventos de Daphne e Simon, o irmão mais velho da família Bridgerton decide que está na hora de se casar e, para isso, precisa conquistar uma noiva. O detalhe é que Anthony não pretende ter uma união por amor. Na verdade, o plano dele é apenas encontrar uma noiva que possa assumir o papel de viscondessa ao seu lado, visto que um de seus grandes conflitos durante a temporada é escolher entre dever e coração. Do outro lado, temos a chegada da família Sharma. Kate não tem qualquer intenção de conseguir um marido para si e vai até Londres para encontrar alguém para sua irmã mais nova, Edwina, que valoriza muito sua opinião. Tanto que, qualquer pretendente que queira se aproximar da jovem precisa também agradar a personagem de Simone Ashley.
Determinado a pedir a mão de Edwina, Anthony não se intimida com as alfinetadas de Kate, só que o visconde não esperava sentir uma forte atração pela moça e as faíscas entre os dois são inegáveis desde o primeiro segundo que aparecem em tela juntos. A química do slowburn criado por Jonathan e Simone não poderia ser mais magnética e vai envolver a audiência com as cenas de desejo proibido entre os dois, que geram muita expectativa para ver quem vai se render primeiro. Mas se Simon derreteu corações com a fala “Eu queimo por você” (que é do visconde nos livros!), Anthony não será diferente com “Você é a maldição da minha existência e o objeto de todos os meus desejos“.
Sobre a comparação com a obra original, é sempre bom relembrar que estamos falando de uma adaptação, então é muito improvável que alterações não aconteçam. No caso da 2ª temporada de Bridgerton, que é baseada em O Visconde Que Amava, de Julia Quinn, é possível ver um equilíbrio das diferenças do enredo com fortes detalhes e referências do livro, como o fascínio de Anthony com o cheiro de lírios e sabonete de Kate. Já a famosa cena da abelha está presente, com a mesma essência da original, mas conta com modificações – marcando uma mudança no enredo da série de Shonda Rhimes.
A sequência do jogo de Pall Mall, que não poderia ficar de fora da produção, tem sucesso ao mostrar o ar divertido e mais leve da família. É sempre cativante assistir a dinâmica dos Bridgertons, ainda mais com as breves presenças de Daphne (Phoebe Dynevor) durante a estadia em Aubrey Hall. E por falar em momentos de descontração, Newton, o cachorrinho de Kate, também foi uma adição para entregar situações cômicas na série!
Os mágicos e impressionantes bailes retornam para ser cenário de dramas e escândalos de diferentes núcleos, com mais figurinos e trilhas sonoras – o cover instrumental de Wrecking Ball é um dos momentos mais emocionantes dos novos episódios. Mas é preciso mencionar que, diferente do que foi feito na season 1, agora que já conhecemos outros personagens, a atenção deixou de ficar mais no casal principal e diversos plots receberam tempo de tela.
Não é algo ruim, mas como cada personagem terá sua temporada de desenvolvimento, às vezes fica fácil se perder um pouco na narrativa por conta do número de histórias sendo contadas ao mesmo tempo.
Com a rainha (Golda Rosheuvel) e Elouise (Claudia Jessie) ainda investigando Lady Whistledown, os bastidores de como Penelope (Nicola Coughlan) trabalha secretamente como a famosa escritora são revelados e a jovem tem cada vez mais dificuldade para esconder sua identidade agora que a amiga está comparecendo aos eventos da sociedade. Já a relação de Pen e Colin (Luke Newton) também ganhou mais espaço e uma famosa frase que o personagem diz no quarto livro pode ser ouvida em uma cena, abrindo questionamentos sobre quais rumos a história pode seguir no futuro.
Em teoria, o próximo enredo deveria focar em Benedict (Luke Thompson), que teve uma breve relação com Genevieve Delacroix (Kathryn Drysdale) na primeira temporada, mas seguiu em frente com sua vida de libertino focando em seus estudos de Artes nos novos episódios. Será que veremos Sophie, seu interesse amoroso, em breve? Vamos aguardar…
A relação entre as Sharmas também é um ponto de grande destaque na temporada. Edwina tem a personalidade muito mais trabalhada e desenvolvida do que no livro, desempenhando um papel maior no “triângulo” (será que podemos chamar assim?). A verdade é que o foco está concentrado na relação das duas e, apesar do personagem de Bailey não demonstrar qualquer interesse na irmã mais nova, Kate passa por um conflito por conta da aproximação visconde, se sentindo responsável pela alegria de sua família. Já para ele, Edwina seria a noiva ideal, mas seu coração deseja ficar com Kate.
A teimosia e a resistência de ambos em batalhar contra o que realmente querem pela sensação de dever e de fazer aquilo que consideram certo para suas famílias acaba os levando para situações que chegam ao limite, podendo até mesmo gerar certa frustração em quem está assistindo. Para explicar esse traço na personalidade dos protagonistas, a produção busca explorar mais o passado de cada um, mostrando como a morte do pai de Anthony o afetou e os impactos da relação de Kate com sua família.
Com isso, o enredo deve agradar o público que se apaixonou pela série lá em 2020. Algumas modificações podem não agradar os fãs do livro, mas cenas cativantes e cheias de detalhes também vão, com certeza, encantar quem leu as obras de Julia Quinn. Afinal, a história principal da segunda temporada de Bridgerton é sobre Anthony e Kate entendendo que precisam pensar no que querem para si e que precisam ouvir seus corações porque merecem a felicidade tanto quanto qualquer outra pessoa.
*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril