20 anos de Harry Potter: as capas ao redor do mundo
Dá pra acreditar que já faz 20 anos que A Pedra Filosofal foi lançado?
Há 20 anos, no dia 26 de junho de 1997, chegava às livrarias britânicas um tal “livro infantil” chamado Harry Potter e a Pedra Filosofal. Escrita por uma pessoa completamente desconhecida, que assinava como J.K. Rowling, a obra não prometia muito. Mas logo foi conquistando as críticas dos jornais, o público e o mundo! Hoje, Harry Potter se tornou uma das sagas mais lucrativas de todos os tempos e foi traduzido para 73 idiomas!
Para celebrar o aniversário desta saga que tanto amamos, decidimos relembrar algumas das capas mais icônicas do livro lançadas ao redor do mundo. Quer ver?
+ Leia mais: Harry Potter foi lançado há 20 anos e o mundo era muito diferente
Foi com essa capa aqui que Harry Potter chegou ao mundo. A versão britânica lançada pela editora Bloomsbury contava com a ilustração de Thomas Taylor.
Como é comum lá na gringa, a obra também ganhou uma capa para a versão ~adulta~, com uma imagem da própria pedra filosofal! O designer responsável foi Michael Wildsmith.
Nos Estados Unidos, quem ficou responsável pela arte foi a ilustradora Mary Grand Pré. As imagens dela foram tão populares que acabaram estampadas em diversas edições ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil!
Na Itália, o livro é desenhado por Serena Liglietti e tem uma cara bem infantil – e um pouco bizarra. O que seria esse rato gigante jogando xadrez, gente?!
Que fofura são Harry, Rony e Hermione na capa francesa de Jean-Claude Gotting, né? Detalhe: por lá o livro se chama Harry Potter e a Escola de Bruxaria.
A versão espanhola foi desenhada por Dolores Avedaño e também rodou o mundo, já que foi vendida em vários países de língua hispana, como Argentina, Peru, Chile…
Na Finlândia, para receber sua carta de Hogwarts você precisava ser narigudo. Hehe!
Na época, Comic Sans ainda era moda em Portugal!
O xadrez também aparece na capa da versão alemã do livro, criada por Sabine Wilharm. Lá, J.K. é Joanne.
Já a Holanda optou pelo Harry voando na vassoura! A arte é de Ien Van Laanen.
A vassoura também aparece na capa japonesa, que mostra ainda Hogwarts e até Edwiges!
Na China, cada um dos livros de Harry Potter é ilustrado por uma criatura mágica. No primeiro de todos, quem aparece é o Fofo, o cachorro de três cabeças de Hagrid.
A capa sueca é desenhada por Alvaro Tapia e conta com desenhos bem coloridos!
Não sabemos vocês, mas a gente amou as ilustrações da edição ucraniana. E essa forma de escrever Harry Potter?
Para comemorar os 15 anos de A Pedra Filosofal, a editora americana Scholastic relançou o livro com uma nova capa, ilustrada por Kazu Kibuishi. Aqui no Brasil, a editora Rocco também adotou o design.
Em 2014, foi a vez da britânica Bloomsbury dar uma modernizada na capa. Muito fofo o Harry de Jonny Duddle, né?
Lá na Inglaterra rolou também uma edição limitada meio minimalista com desenhos de Clare Melinsky.
As edições ~de adulto~ também merecem uma modernizada, né? Fala se essa edição de Andrew Davidson e Webb&Webb, lançada pela Bloomsbury, na Inglaterra, não parece um livro que vai cair no vestibular? Seria um sonho! Haha.
Em 2015, o Pottermore, site oficial de J.K. Rowling, lançou eBooks com novas capas feitas por Olly Moss. Que tal?
Quando a gente pensava que não tinha mais formas de ler Harry Potter, veio a versão ilustrada lindíssima desenhada por Jim Kay, <3
E é claro que os 20 anos não podiam passar em branco, né? A Bloomsbury sabe bem como ganhar dinheiro dos potterheads, porque este ano ela foi lá e lançou não apenas uma, mas OITO versões diferentes de A Pedra Filosofal. As novas edições ganharam capas temáticas de cada casa de Hogwards. A versão capa dura é preta e com folhas coloridas na lateral…
… já a capa mole é completamente nas cores de cada casa!
De todas, qual é a sua preferida?