12 títulos para assistir na Netflix com personagens trans

No dia 31 de março é comemorado o Dia Internacional da Visibilidade Trans

Por Vitória Macedo Atualizado em 30 out 2024, 17h48 - Publicado em 31 mar 2021, 16h18

O dia 31 de março marca o Dia Internacional da Visibilidade Trans, uma data global de importante reflexão. Principalmente no Brasil, um país cuja violência contra essa população aumenta a cada ano.

Para celebrar a experiência  trans e não-binária, trouxemos algumas séries e filmes da Netflix com histórias estreladas por quem vive a experiência na pele. Afinal, representatividade importa, assim como a necessidade de se ver na tela, não é mesmo? 

Alice Júnior 

Uma garota trans cheia de personalidade luta para ser aceita em uma escola conservadora e para dar os primeiros passos em sua vida amorosa. O filme ganhou três prêmios no festival Mix Brasil. Quem interpreta Alice é a atriz Anne Celestino Mota. 

O Mundo Sombrio de Sabrina

O seriado que amamos também entra na lista! Uma nova versão para a origem e as aventuras adolescentes de Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira, em uma história sinistra que transita pelo terror, ocultismo e, claro, bruxaria. Além de todos os problemas de Sabrina, a série também acompanha a jornada de autodescoberta feita por Theo Putman, melhor amigo de Sabrina. Theo, interpretado por Lachlan Watson, é um garoto trans que luta contra o mal e ainda arruma tempo para arranjar um namorado.

Control Z 

Durante uma reunião escolar, um hacker expõe informações privadas sobre os estudantes, gerando pânico e humilhando uma aluna trans – interpretada pela modelo e atriz trans Zión Moreno– . O hacker continua a revelar informações dos alunos, o que causa diversas brigas entre colegas. Nesse meio tempo, a introvertida Sofía Herrera tenta descobrir quem é o hacker antes de se tornar o próximo alvo.

Continua após a publicidade

Orange is the New Black

Condenada por ter transportado dinheiro de drogas para a ex-namorada há dez anos, a, agora, certinha Piper Chapman tem que cumprir um ano e meio de prisão e enfrentar a realidade nada fácil da vida atrás das grades. Uma de suas colegas detentas é Sophia Burset, mulher trans que assumiu o posto de cabeleireira oficial do presídio. A atuação de Laverne Cox na série como Sophia fez com que ela fosse a primeira pessoa trans a ser indicada a um prêmio Emmy. 

Pose

Ambientada na cidade de Nova York dos anos 1980, a série mostra seus personagens – interpretados por um talentoso elenco de atrizes trans –  vivendo as diversas cenas sociais da cidade, incluindo a cultura dos bailes e a relação entre as casas Abundance e Evangelista. Com a ativista e escritora Janet Mock trabalhando como roteirista e produtora e Our Lady J atuando nos bastidores como produtora, a série retrata a história de seus personagens queer e trans de modo realista.

Continua após a publicidade

Sense8

Das criadoras de “Matrix” e “Babylon 5”, as irmãs Wachowski duas mulheres trans,  esta série de ação segue oito desconhecidos que passam a compartilhar sentimentos e habilidades enquanto tentam evitar seu extermínio. Uma desses oito desconhecidos  é Nomi Marks, blogueira política, ativista hacker e mulher trans lésbica com muito orgulho, que usa seu talento como hacker para ajudar o grupo a fugir de seus inimigos.

A Morte e Vida de Marsha P. Johnson

Enquanto enfrenta uma onda de violência contra mulheres trans, a ativista Victoria Cruz investiga a morte de sua amiga, a lendária Marsha P. Johnson, em 1992.

Revelação

Este documentário é um retrato inédito e esclarecedor sobre a representação de pessoas trans no cinema e na TV, mostrando como Hollywood ao mesmo tempo reflete e cria ansiedades profundas relacionadas à questão de gênero. Pensadores e artistas trans importantes, como Laverne Cox, Lilly Wachowski, Yance Ford, MJ Rodriguez, Jamie Clayton e Chaz Bono explicam suas reflexões e resistências a algumas das cenas mais amadas de Hollywood.

Continua após a publicidade

Laerte-se

Este documentário brasileiro conta a história da brilhante cartunista Laerte e nos convida a conhecer seu mundo, refletindo sobre sua  longa trajetória de autoaceitação como mulher.

Rosa e Momo

Neste belo filme estrelado por Sophia Loren, a atriz interpreta uma ex-profissional do sexo e sobrevivente do Holocausto que usa seu apartamento como lar para os filhos de outras mulheres que trabalham na cidade portuária de Bari, na Itália. Uma dessas mulheres, Lola, é interpretada pela atriz trans espanhola Abril Zamora.

Continua após a publicidade

A Vida Moderna de Rocko: Volta ao Lar

Após viver no espaço por aproximadamente 20 anos, Rocko e seus amigos tentam se adaptar a uma vida ainda mais moderna em O-Town, onde existem cafeterias em todas as esquinas, food trucks vendem tacos de várias camadas, um quiosque de impressão instantânea substituiu seu  antigo emprego na loja Mundo dos Quadrinhos, e energéticos radioativos transformam consumidores em mutantes. Boa parte da trama deste novo episódio envolve Rocko e seus amigos tentando encontrar Rachel Cabeção, que fez o processo de transição enquanto eles estavam no espaço. A forma pela qual a série mostrou os pais de Rachel aceitando a filha trans foi elogiada por diversas organizações LGBTQIA+

Crônicas de São Francisco

Inspirada nos livros de Armistead Maupin, a série conta a história de um excêntrico grupo de jovens queer que moram no número 28 da rua Barbary Lane. Nesta família de amigos está Jake Rodriguez, homem trans que embarca em uma jornada de autodescoberta para encontrar as nuances de sua orientação sexual. A série também mostra uma trama sobre a jovem Anna – Jen Richards – e sua melhor amiga Ysela, mulher trans na década de 1960, interpretada por Daniela Vega.

E aí, já pegou a pipoca? 

 

 

Publicidade