10 momentos que marcaram o k-pop em 2023
BTS no exército, polêmica do Fifty Fifty e BLACKPINK com a família real britânica estão entre os acontecimentos que ajudaram a definir o ano do pop coreano
Antes de 2023 acabar, chegou a hora de relembrar dez momentos que marcaram o k-pop ao longo do ano e deram o que falar nas redes sociais.
BTS no exército
Jimin, Jungkook, J-Hope, RM, V e Suga liberaram seus projetos musicais solos e depois se juntaram a Jin no serviço militar obrigatório da Coreia do Sul. Mas calma, todos os sete integrantes do grupo BTS já renovaram seus contratos com a HYBE e estarão juntos de volta até 2025.
잘 다녀와요오옹💜 화이팅💜 pic.twitter.com/6aG0GGMPBj
— 방탄소년단 (@BTS_twt) December 11, 2023
BLACKPINK na família real
Lisa, Jisoo, Jennie e Rosé foram recebidas pelo rei Charles III no Palácio de Buckingham, no Reino Unido, onde receberam os títulos honorários da Ordem do Império Britânico por seu trabalho durante a Cúpula do Clima das Nações Unidas, realizada em 2021.
Auge e queda do Fifty Fifty
Após lançar o hit viral Cupid, o Fifty Fifty, até então pouco conhecido, ocupou o topo das paradas e entrou para a seleta lista de artistas que gravaram músicas originais para a trilha sonora de Barbie, filme de maior bilheteria em 2023. No entanto, uma verdadeira batalha judicial se formou quando as integrantes decidiram rever seus contratos com a gravadora ATTRAKT, impactando diretamente na imagem e nas promoções do grupo.
Documentário e livro do BTS
Para celebrar os dez anos de estreia do BTS, o grupo preparou duas grandes surpresas para o ARMY: uma biografia chamada Beyond The Story: Uma história dos 10 anos de BTS, que contém entrevistas inéditas e histórias de bastidores, e um documentário especial intitulado BTS Monuments: Beyond The Star, feito em parceria com o Disney+, sobre os altos e baixos enfrentados pelos sete integrantes.
TXT no Lollapalooza
O grupo teve um ano cheio de surpresas. Sendo um dos maiores representantes da quarta geração de artistas do k-pop, o quinteto lançou músicas com Anitta e a banda Jonas Brothers, um documentário no Disney+ e foi atração principal no palco do Lollapalooza de Chicago. Em entrevista à CAPRICHO, Soobin, Yeonjun, Beomgyu, Taehyun e Huening Kai falaram sobre sua amizade e seu carinho pelo fandom brasileiro.
Idols nas passarelas
Não é de hoje que as grandes marcas de luxo estão de olho nos artistas de k-pop. Nas semanas de moda internacionais de 2023, eles marcaram presença nos principais desfiles, de Dior a Gucci.
Show Guests
Women's Summer 24
by Anthony VaccarelloRosé, Austin Butler & Hailey Bieber#YSL #YvesSaintLaurent #SaintLaurent pic.twitter.com/DY32H0Gl12
— SAINT LAURENT (@YSL) September 28, 2023
K-pop no Brasil
Os fãs brasileiros foram agraciados com uma verdadeira invasão de shows de k-pop (inclusive nas salas de cinema). Entre os diversos nomes que passaram pelo país, estão Super Junior, NCT 127, aespa e ATEEZ.
Muita fofoca
Também não faltaram fofocas e rumores. O maior deles, sem dúvida, foi o suposto namoro entre Jennie, do BLACKPINK, e V, do BTS, logo após o vazamento de fotos que teoricamente comprovam que os idols estavam vivendo um romance. Nada foi confirmado até o momento.
NewJeans no topo
Depois de completar seu primeiro aniversário na indústria, o grupo feminino soltou um dos álbuns mais celebrados do ano, o EP Get Up, que inclui o sucesso Super Shy, rendeu uma parceria com o desenho animado As meninas superpoderosas e levou as meninas para o palco do Lollapalooza.
O céu é o limite
Além do encontro com a família real, Jisoo fez sua aguardada estreia solo através do single FLOWER. Jennie voltou poderosa com You & Me, seu novo projeto desde SOLO, além de inaugurar a sua própria agência. Lisa criou e produziu uma performance intimista no Crazy Horse, em Paris, enquanto Rosé estrelou campanhas para diversas grifes e foi capa de revistas. Outra notícia que marcou o final de 2023 foi que as quatro integrantes não renovaram seus contratos com a YG Entertainment para trabalhos individuais, apenas para atividades como BLACKPINK.
Qual foi o seu momento preferido?