10 filmes que se tornaram novos clássicos queer
Conheça novos longas com temáticas LGBTQ+ que marcaram o entretenimento nos últimos anos
A sociedade ainda tem muito para caminhar quando se trata de representatividade LGBTQ+ no audiovisual. Durante muito tempo as vivências dessa comunidade só eram retratadas com personagens caricatos e que não tinham finais felizes (alô, O Segredo de Brokeback Mountain). Se por muitos anos faltaram filmes que representavam essas histórias de maneira mais leve, natural e ao mesmo tempo real, hoje nós vemos essas narrativas mais representadas nas telonas.
Para você não ficar para trás e atualizar a sua lista de filmes para assistir, a CH separou 12 filmes que representam a comunidade e já podem ser considerados novos clássicos queer. Confira:
Bottoms (2023)
Para quem ama uma boa comédia besteirol dos anos 2000, não pode deixar de conferir Bottoms. Estrelado por Ayo Ederibi e Rachel Sennott, o filme traz a estética de filmes Y2K para os dias de hoje. A história acompanha duas meninas que não são nada populares em seu último ano do ensino médio, quando decidem criar um clube da luta feminino para tentar impressionar e conquistar líderes de torcida.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Paloma (2022)
Nessa produção nacional, a atriz Kika Sena entrega uma atuação incrível ao viver Paloma, uma mulher trans que está decidida a realizar seu maior sonho: um casamento tradicional, na igreja, com seu namorado Zé. Ela trabalha duro como agricultora em uma plantação de mamão e está economizando para pagar a festa. A recusa do padre em aceitar seu pedido obriga Paloma a enfrentar a sociedade rural.
Onde assistir: Globoplay
Saltburn (2023)
Não se tem falado em outra coisa nas redes sociais. Lançado no final de 2023, Saltburn é um filme que tem viralizado bastante seja pela música Murder on the Dancefloor ou por suas cenas que surpreenderam o público. A loucura toda começa quando Felix Catton (Jacob Elordi) convida seu amigo Oliver Quick (Bary Keoghan) para passar as férias de verão na mansão de sua família, na região de Saltburn. Com a chegada do garoto, uma série de eventos perturbadores atinge os Cattons.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Fora de Série (2019)
Nessa comédia acompanhamos duas amigas vividas por Kaitlyn Dever e Beanie Feldstein. As duas foram extremamente esforçadas durante o ensino médio e decidem compensar o tempo perdido e juntar quatro anos de diversão em uma única noite.
Onde assistir: Apple TV
Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
A trama gira entorno do jovem Elio (Timothée Chalamet), que está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.
Onde assistir: Netflix
Retrato de uma Jovem em Chamas (2020)
Nesse filme francês esnobado pelo Oscar, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora na França do século 18, com a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
O grande vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017, o longa gira em torno de Black (Trevante Rhodes), que trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.
Onde assistir: HBO Max
Shiva Baby (2020)
Mais um filme estrelado por Rachel Sennott! Dessa vez, a atriz vive a universitária Danielle, que se depara com uma série de encontros constrangedores em uma shivá, um período de luto no judaísmo. Ela fica amedrontada pelo surgimento de uma ex-namorada e de seu namorado secreto, que aparece com sua esposa e bebê.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Close (2022)
Indicado a Melhor Filme Estrangeiro na última edição do Oscar, o longa conta uma sensível história de amadurecimento. Léo (Eden Dambrine) e Remi (Gustav De Waele) são dois melhores amigos de 13 anos cujo vínculo aparentemente inquebrável é repentinamente e tragicamente rompido.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Tatuagem (2013)
Nessa produção nacional baseada no movimento artístico do grupo Dzi Croquettes durante a ditadura, acompanhamos Clécio Wanderley (Irandhir Santos), o líder da trupe teatral Chão de Estrelas. Paulete (Rodrigo García) é a principal estrela da equipe e um dia recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pela companhia, ele logo é seduzido por Clécio.
Onde assistir: Amazon Prime Video