Estes 5 vídeos mostram como a urna eletrônica funciona por dentro

Coordenador de Tecnologia do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) explica como funciona o equipamento em vídeos para o Kwai.

Por Andréa Martinelli 25 jun 2022, 17h47
Por dentro da urna eletrônica
Já pensou em entender melhor como essa máquina pode garantir a segurança do processo eleitoral? TSE/Divulgação

Senhoras e senhores, pela primeira vez, a urna eletrônica foi aberta e desmontada em uma rede social. A iniciativa inédita do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em parceria com o Kwai – rede social de compartilhamento de vídeos – busca mostrar como a urna é montada, os itens que a integram e a funcionalidade de cada um deles.

Em cinco vídeos de pouco mais de um minuto cada, o coordenador de Tecnologia Eleitoral do Tribunal, Rafael Azevedo, abre a urna e explica tudo sobre o equipamento que transformou o processo eleitoral brasileiro, trazendo mais segurança e transparência para as eleições no país.

 

 

Talvez você não saiba disso, mas o nosso sistema é referência para o mundo todo. Quando o assunto são eleições, estamos muito avançados em relação a algumas das maiores potências mundiais, como os Estados Unidos, que ainda fazem eleições majoritariamente com cédulas de papel. 

Mesmo assim, diante da complexa corrida eleitoral que temos em 2022, dúvidas estão sendo jogadas sobre a veracidade do sistema eleitoral brasileiro. Neste ano eleitoral, a corte firmou acordos para combater a desinformação e produzir conteúdos com outras redes sociais como WhatsApp, Google, YouTube, Facebook, Instagram, TikTok e Twitter.

Nos vídeos, Azevedo literalmente desmonta a urna eletrônica e mostra como funciona os dispositivos utilizados pelos mesários e também por quem se direciona à cabine de votação. “De modo algum o terminal utilizado pelo mesário mostra qualquer tipo de informação registrada pelo eleitor”, explica. E deixa claro: “Não há absolutamente nenhum tipo de conexão de rede [internet] ou qualquer outro tipo de conexão.”

Assista aos vídeos abaixo:

Continua após a publicidade

Vídeo 1: Saiba como funciona a urna eletrônica

Vídeo 2: Como é a placa mãe da urna eletrônica

Vídeo 3: Como funciona o teclado da urna eletrônica

Vídeo 4: Como é a parte posterior da urna eletrônica

Vídeo 5: Como é a composição da urna eletrônica

No início de maio, o TSE fez este processo em um aula para os alunos do Centro de Ensino Médio 02 do Gama, na região do Distrito Federal. Integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE ensinaram, na prática, como funciona a urna eletrônica e tiraram dúvidas sobre o processo eleitoral. 

Você que acompanha a CAPRICHO já sabe porque política é importante, o que é o voto consciente e como ele pode te ajudar a escolher candidatos; e como usar as redes sociais para falar de política e o quanto seu repost pode, sim, eleger um presidente.

Mas nós sabemos: o público entre 16 e 24 anos apresenta a menor taxa de interesse pelas eleições, segundo o Instituto Datafolha. Apenas 31% dos entrevistados nessa faixa etária afirmaram ter “grande” interesse sobre o assunto. Essa é uma oportunidade de se conectar com o que está acontecendo no país. Vem com a gente!

E lembre-se: o programa vai ao ar quinzenalmente às quintas-feiras, em todas as redes sociais da CAPRICHO.

Continua após a publicidade

Publicidade