Sua profissão: Moda

Quem quiser trabalhar com moda tem que ter criatividade e estilo. Estar por dentro das tendências e adorar o universo de tecidos, acessórios, cores e texturas também é essencial. Nessa profissão, se dá bem quem tem sensibilidade e olhar clínico e está preparada para ouvir as críticas dos outros.

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 00h02 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

O que faz: cria roupas e tecidos, analisando as tendências e escolhendo materiais e cores para a elaboração de coleções. Pode trabalhar com produção de editoriais, no departamento de compras de grandes lojas e orientar ações de marketing.

Na carteira**: pelo menos R$ 1.700.

Na faculdade: no mínimo 4 anos.

Muito além das tesouras

?A faculdade de moda não é só corte e costura. A gente também tem matérias em que o principal objetivo é entender o consumidor. Aprendemos, por exemplo, a descobrir os sonhos, os desejos e as necessidades dos nossos futuros clientes. A partir daí, o trabalho é transformar tudo isso em moda. Claro que é preciso estar ligada nas tendências, mas também é importante prestar atenção nas pessoas.?

Natasha Mujalli, 21 anos, está no quarto semestre da Anhembi Morumbi

Não é só glamour

?A carreira de estilista não é só glamour. Para conseguir um status legal, tem que ralar muito, trabalhar demais e ganhar de menos ? às vezes, até nada. Nem sempre podemos criar o que realmente queremos: pode ser preciso fazer adequações que você particularmente não goste ao estilo de alguma marca, por exemplo.?

Continua após a publicidade

Brenda Guimarães, 22 anos, produtora freelancer

Quem faz gosta porque…

?O melhor de tudo é ser reconhecida pelo meu talento e, claro, ver as pessoas nas ruas com as minhas criações. Ser estilista, para mim, aconteceu. Não escolhi. Mas só consegui uma carreira bem-sucedida com muito trabalho e dedicação.?

Adriana Barra, 34 anos, estilista

** Valor estipulado para o mercado de trabalho em São Paulo

MAIS:

As 10 maneiras de trabalhar com moda

Ainda está em dúvida? Saiba mais sobre essa profissão!

Continua após a publicidade
Publicidade