Sua Profissão: Farmácia
Farmácia é um curso de saúde. Por isso, a farmacêutica tem que curtir biologia, química e física. Essas matérias são o conhecimento básico para todas as áreas em que poderão atuar (as possibilidades vão muito além da farmácia!). O estágio é obrigatório para as estudantes.
O que faz: pesquisa, prepara e testa medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. Nas farmácias, orienta a forma correta de uso de medicamentos. Nos laboratórios, faz exames para diagnosticar doenças.
Na carteira**: no mínimo R$ 1 600.
Na faculdade: pelo menos cinco anos.
Trabalho, aqui vou eu!
?Eu me formei em Curitiba, minha cidade natal, mas, desde que escolhi a área de indústria farmacêutica, sabia que a melhor alternativa para minha experiência profissional seria morar em São Paulo, onde as maiores empresas estão concentradas. Participei de um processo seletivo bem concorrido e hoje estou morando longe da minha família e ao lado do meu trabalho. Sinto falta dos amigos, mas estou aprendendo como nunca a realidade da minha profissão.?
Juliana Mazza Reis, 24 anos, trainee da Aché
Salário deixa a desejar
?Um defeito da profissão é que o farmacêutico não é tão reconhecido como deveria e o piso salarial é baixo, principalmente considerando as responsabilidades que temos e o quanto precisamos estudar.?
Vanessa Ceratti, 23 anos, está no sexto semestre na Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Quem faz gosta porque…
?Quando fui prestar vestibular, não pensei duas vezes: escolhi o único curso que me possibilitaria trabalhar ao mesmo tempo com medicamentos, cosméticos, análises clínicas etc. Na minha vida profissional, não preciso ser ?escrava? de uma atividade apenas.?
Soraya Cristina Silva, 35 anos, gerente de qualidade e assuntos regulatórios da Scitech
** Valor estipulado para o mercado de trabalho em São Paulo
Ainda está em dúvida? Saiba mais sobre essa profissão!