Por que a gente boceja?

Cansaço? Estresse? Saiba porque você não consegue controlar aquele bocejinho chato

Basicamente para despertar o corpo e espantar o cansaço.

É que quando a gente está muito cansada, acumula-se no cérebro uma substância chamada AMP cíclico. Ela avisa para ele que o corpo está precisando de um tempo. Então, o cérebro manda uma ordem de contração para os músculos da face, que fazem a boca abrir. O alongamento do nervo trigêmeo, que sai da face e chega ao tronco cerebral, estimula a produção de uma substância que nos ajuda a ficar acordados. O tédio também desencadeia o bocejo, mas de uma forma menos direta: sem estímulos, a parte do cérebro responsável por pensar fica meio sem uso e deixa a parte “cansada” imperar. É por isso que ninguém tolera uma aula longa, ainda mais se for chata.

Dá pra evitar?

Depois que o estímulo de abrir a boca foi enviado, já era. O jeito é levantar, espreguiçar o corpo, tomar um copo de água: tudo isso relaxa e dá um tempo para que o AMP cíclico seja eliminado. Se der, tome um café ou coma um chocolatinho: a cafeína presente nesses alimentos bloqueia a produção dessa substância, reduzindo o cansaço.

É contagioso?

Sim. Apesar de a ciência não explicar direito o que acontece, sabe-se que quando vemos alguém bocejando, acionamos uma rede do córtex, chamada de sintônica ou em espelho, que nos faz bocejar junto. É a mesma rede que trabalha pelo choro e pelas risadas coletivas. Segundo os cientistas, essas ações em grupo nos faz sentir parte de um grupo e facilitam a vida em sociedade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s