Continua após publicidade
Continua após publicidade

Monarquia, presidencialismo ou parlamentarismo?

Entenda de uma vez por todas as diferenças entre estes sistemas políticos

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 23h51 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

A principal diferença é quem manda e como é o equilíbrio de poderes. No presidencialismo, há 3 poderes principais: o Executivo, do presidente, o Legislativo, do congresso nacional, e o Judiciário, do Supremo Tribunal Federal (STF). Todos têm o mesmo peso. No parlamentarismo, as decisões do parlamento estão acima de todas as outras. E, na monarquia, o rei ou rainha são o poder absoluto. Na balança, cada elemento desses 3 sistemas de governo:

Publicidade

Presidencialismo

Publicidade

Presidente da república

Eleito pelo povo, fica no governo por um tempo determinado (no Brasil, são 4 anos, podendo ser reeleito por mais 4). É ao mesmo tempo chefe de Estado, a pessoa que simboliza a nação, e chefe de governo, que cuida da administração do país. Ele indica os ministros do STF e pode vetar as decisões do congresso nacional.

Publicidade
Continua após a publicidade

Congresso nacional

Por meio de votações, aprova os projetos de lei (que darão origem às leis) e o orçamento (que determina as despesas do país).Além disso, o congresso também tem que aprovar os ministros escolhidos pelo presidente para o STF.

Publicidade

STF

Julga a aplicação das leis e pode até suspender sua execução.

Publicidade

Alguns países presidencialistas:Brasil,Argentina, Estados Unidos, Chile, Uruguai e México

Parlamentarismo

Publicidade
Continua após a publicidade

Parlamento

Formado por políticos eleitos pelo povo, representa o maior dos três poderes. Se achar que deve, pode derrubar o primeiro-ministro, que governa o país.

Primeiro-ministro

Governa o país. Seu mandato não tem prazo determinado e ele pode ficar no poder por alguns dias ou anos. É eleito por votação no parlamento ou por indicação do Chefe de Estado (nesse caso, precisa da aprovação do parlamento).

Chefe de Estado

Representa o país, mas não governa. Em uma Monarquia Parlamentarista, o chefe de Estado é um rei ou rainha (como a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra). No caso da República Parlamentarista, é o presidente.

Continua após a publicidade

Algumas monarquias parlamentaristas: Inglaterra, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Japão

Algumas repúblicas parlamentaristas: Itália, Índia, Bangladesh, Líbano, Moçambique

Monarquia

Rei ou Rainha

Se for absoluta, o rei (ou rainha) centralizam todos os poderes. Ou seja, podem tomar as decisões sozinhos, sem dar satisfações a ninguém. Se for constitucional ou parlamentarista, há uma separação de poderes e as ordens do dono da coroa são limitadas pela constituição ou pelo parlamento. O rei ou rainha ficam no poder enquanto viverem ou quiserem (eles podem renunciar). São substituídos por alguém da família, um herdeiro da coroa, ou eleito pelos príncipes.

Algumas monarquias: Arábia Saudita, Brunei, Butão, Vaticano

Publicidade

Publicidade