Ainda dá tempo: Manual prático para passar de ano

A CAPRICHO dá 10 dicas infalíveis pra você ser aprovada no colégio.

Por Da Redação - Atualizado em 25 ago 2016, 00h29 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

O final do ano é época mais corrida no colégio. Você tem dezenas de provas finais pra fazer, dúzias de trabalho para entregar e toooda aquela tensão pra passar de ano.

Se você não faz parte daquele grupo privilegiado que já está com a aprovação garantida, não se preocupe! A gente garante que ainda dá tempo de passar de ano e te dá as dicas para isso acontecer!

1.   Faça uma ?falsa cola? com fórmulas, datas, eventos importantes ou nomes das obras e os autores. Carregue na sua bolsa e, sempre que der, dê uma lida: vale esperando o ônibus, enquanto estiver na manicure ou durante o comercial do seu seriado preferido. Isso vai te ajudar a memorizar o conteúdo, sem sentir. Detalhe importante para o dia da prova: deixe a cola em casa!

2. Agora é a hora de estudar todos os dias: chegue em casa e faça a revisão do que foi ensinado no dia, cheque suas dúvidas e leve para o professor já no dia seguinte. Assim você não precisa sacrificar seus fins de semana estudando!

Continua após a publicidade

 

3. Na hora de estudar é preciso concentração, por isso crie um ambiente agradável para isso com uma boa iluminação e uma cadeira bem confortável. Evite estudar deitada na cama e com TV, som ou computador ligados.

4. Falando em computador: nada de deixar o MSN on ou fica checando toda hora se alguém te deu um RT no Twitter. Use a internet só se for pra te ajudar nos estudos.

5. Está bem, você pode sim entrar no MSN e ficar na internet um pouco. Programe bem seu horário de estudo, inclusive se dando 10, 15 minutos de intervalo a cada 1 hora e meia de estudo! Você pode inclusive se divertir e estudar ao mesmo tempo. O Guia do Estudante tem uma seção só para isso . Escolha um tema e se jogue!

Continua após a publicidade

6. Não se esqueça de ter, no seu canto de estudo, materiais importantes para facilitar sua vida como: dicionário, caneta, lápis, borracha, marcador de texto colorido, livros e caderno ? ter que levantar toda hora pra buscar algo só tira sua concentração!

7. Para os conteúdos teóricos, faça resumos lendo, grifando e reescrevendo os tópicos mais importantes dos textos estudados.

8. Já para os conteúdos práticos, não adianta: fazer exercícios é a melhor maneira de fixar a matéria. E nem precisa fazer uma lista de 50. Peça para seu professor selecionar os 10 mais importantes e os refaça quantas vezes for preciso para acertar o resultado.

9. É importante também não desperdiçar nenhuma chance de nota. Por isso programe-se pra entregar todos os trabalhos. Guarde uma agenda com suas tarefas. Dois dias antes da entrega, anote um lembrete e cole num lugar que você vá ver (pode ser a cabeceira da sua cama ou o espelho do seu quarto).

Continua após a publicidade

10. Se você é do tipo que não consegue estudar sozinha, não fique com vergonha. Peça ajuda para seus pais ou até mesmo para um professor particular ? com ele, você pode focar nas suas dúvidas sem vergonha de estar atrasando a turma toda.

Quem ajudou: Isabel Severo, professora de biologia do Ensino Fundamental e Médio, e do professor Eumendes Brasil, proprietário do SOS Aulas Particulares.

Publicidade