Continua após publicidade

Xenofobia e salário menor: o boicote necessário de Arden Cho a “Teen Wolf”

A atriz, única amarela do elenco, teria recebido uma proposta de salário menor que suas colegas brancas para retornar à produção. Que absurdo!

Por Bruna Nunes Atualizado em 16 fev 2022, 16h46 - Publicado em 16 fev 2022, 16h31

Os fãs de Teen Wolf ficaram superanimados com a notícia de que uma produção cinematográfica da série está a caminho, mas foram surpreendidos com a noticia de que parte do elenco principal não retornará para o filme. Arden Cho, por exemplo, que interpreta a Kira, não fará parte do projeto. O motivo? Segundo fontes, ela, única atriz amarela do elenco, recebeu uma oferta de salário menor que suas colegas brancas.

Montagem de duas fotosfera em um fundo colorido. Do lado esquerdo, uma foto de Arden Cho. Ela tem traços asiáticos, pele clara e cabelo preto. Do outro lado, imagem de divulgação da série “teen Wolf” com fundo azul escuro e luz esverdeada, o elenco está de baixo do que parece ser um túnel.
Naomi Yure/ MTV/Divulgação

O site Deadline publicou que ela iria receber somente metade do salário por episódio oferecido às suas parceiras, tomando assim a decisão de declinar o convite.

Kira é uma personagem central da trama e Arden a interpretou durante mais da metade do programa. Além de suas habilidades paranormais, a mitologia do leste asiático também foi explorada, pois sua mãe é japonesa e seu pai, coreano. Justamente pela relevância de Kira, desde que o motivo veio à tona, os fãs de Teen Wolf não ficaram nada contentes e saíram em defesa da atriz.

Continua após a publicidade

Absolutamente enjoada sobre como Teen Wolf tratou a Arden Cho quando o show ainda estava no ar. Graças a Deus ela foi embora, e agora eles estão fazendo um filme e estão apenas oferecendo à única mulher asiática metade do salário em comparação às outras do elenco feminino branco? Vá para o inferno!”, escreveu a fã abaixo no Twitter.

Continua após a publicidade

Quando o seriado estava passando, a saída um tanto quanto abrupta da atriz gerou um burburinho e, na época, muitos ligaram o desaparecimento de Kira a um possível caso de xenofobia.

“Isso é tão perturbador! Como você liga para alguém e tem a audácia de oferecer a metade do salário de seus colegas brancos? A personagem de Crystal Reed está morta e ela ainda recebeu mais ofertas para retornar como a p#rr@ de um fantasma! Isso é muito desrespeitoso”, opinou outra garota nas redes.

Aparentemente, Dylan O’Brien, que interpreta Stiles, um dos protagonistas do programa, também não retornará – e parece ter tomado a sua decisão em apoio à colega de profissão.

A situação incendiou o debate sobre desigualdades salariais. Afinal, além das mulheres precisarem lidar com a diferença envolvendo questões de gênero, algumas precisam ainda enfrentar a desigualdade salarial motivadas por questões de raça. Até quando veremos casos como esse na industria cinematográfica e no mundo?!

Publicidade