Continua após publicidade

Você também já sentiu medo de crescer e de “virar adulto”?

“E se eu não conseguir dar conta das responsabilidades de um adulto?”, “E se tudo der errado?”, “Como vou fazer isso?”

Por GALERA CAPRICHO 14 ago 2022, 10h00
topo galera ch
Barbara Marcantonio/CAPRICHO
Ilustração com um fundo bege e um círculo azul com desenhos de nuvens centralizados, com a imagem se uma garota “entrando” neste círculo.
Ponomariova_Maria/Getty Images

Oi gente! Tudo bem com vocês? Sou a Ytaywanne! Todos nós já nos sentimos inseguros em relação ao futuro, e é meio inevitável não ter medo do que pode acontecer. “E se eu não conseguir dar conta das responsabilidades de um adulto?”, “E se tudo der errado?”, “Como vou fazer isso?”… Essas são algumas das perguntas que muitos de nós fazemos a nós mesmos. Hoje vou falar um pouquinho sobre o medo de crescer, sobre como me sinto em relação a isso, e como “lido” com esse sentimento.

Começando que, o assunto principal é o medo constante de crescer e ter que virar um adulto “de repente”. Muitas vezes podemos sentir que não somos capazes e que nunca vamos conseguir tomar as próprias decisões, ou pior, que não vamos conseguir tomar as decisões certas. É tudo muito confuso, e às vezes acontece tão rápido que não temos tempo de digerir.

Muitas vezes eu me assusto com isso. Penso que a cada dia, estamos mais longe do ontem, do que aconteceu semana passada ou até anos atrás. Parece absurdo perceber quanto tempo ficamos parados, assim como aconteceu durante a quarentena, não é? Podemos acabar presos em certo período. Você também já sentiu ou pensou em algo parecido com isso?

Ainda tem a adolescência, que é um período meio complicado. É nessa fase da vida que formamos boa parte da personalidade e de opiniões. Para muitos é tranquilo, já para outros pode ser aterrorizante, não somos mais crianças, mas também não somos adultos, inseguranças nos deixam atormentados e até sem dormir. Todos os sentimentos são muito complexos, profundos e confusos, o que é isso? O que pode acontecer amanhã? É uma completa confusão tentar entender isso, pelo menos para mim.

Geralmente, nesses momentos de confusão, procuramos algo que ajude a nos encontrarmos, que possamos nos identificar ou até mesmo nos inspire. Pode ser um livro, uma música, um filme… Eu não poderia deixar de citar essas coisas que mais me ajudam a ficar mais calma em relação à esse medo. A Grow Up, uma música do grupo sul coreano, Stray Kids, fala sobre como ficamos decepcionados com nós mesmos por errar em algo e nos perguntarmos por quê não fazemos tudo certo, algo que parece ser algo fácil para os adultos.

“Todo mundo já passou por isso, com os adultos foi a mesma coisa quando eles eram mais jovens. Eles cometeram erros e isso os fez crescer. Ainda temos muitas coisas pela frente, está tudo bem, vamos crescer passando por elas.”

Continua após a publicidade

Esse trecho que citei, faz com que tudo faça sentido. Todos passaram por essa fase e muitos ainda vão passar por ela, erros e acertos fazem parte da vida e dos aprendizados que vamos ter com eles.

O desenho animado “Zica e os camaleões“, que conta a história dos personagens citados no título, mostra situações que Zica, uma adolescente, passa e aprende com cada um deles, tendo sempre a ajuda de seus três camaleões para a mostrar o lado bom de cada coisinha que parecia ser o fim do mundo para ela, nos mostrando que por mais que algo seja ruim, sempre podemos ter uma lição diferente e assim evoluir com ela.

Aqui deixo uma perguntinha que nem sei se eu mesma conseguiria responder: o que te inspira?

Obrigado por lerem até aqui, vejo vocês na próxima!

Publicidade