Você sabia que o MTV Movie & TV Awards 2017 não teve gênero?

Emma Watson foi a primeira ganhadora dessa nova fase genderless da premiação.

Por Isabella Otto 8 Maio 2017, 12h22

Pela primeira vez em 26 edições, MTV Movie & TV Awards (antigo MTV Movie Awards) não separou as categorias por gênero, como estamos tão acostumadas a ver. Sem as subcategorias masculinas e femininas, Emma Watson competiu com Hugh Jackman que competiu com Hailee Steinfeld e assim por diante.

Você sabia que o MTV Movie & TV Awards 2017 não teve gênero?
Reprodução

Para tornar a mudança ainda mais significativa, a primeira ganhadora dessa nova fase sem gênero da premiação foi nada mais, nada menos que Emma Watson! Durante o discurso, a atriz falou algumas coisas muito interessantes e destacou o fato de que, na hora de atuar, você se coloca no papel de outra pessoa e isso não tem nada a ver com ser homem ou mulher. É tudo sobre empatia. Então, para que categorias diferentes?

“Primeiro, eu sinto que preciso dizer uma coisa sobre o prêmio de atuação em si. Este é o primeiro na história das cerimônias a não separar nomeados com base no sexo, e isto diz alguma coisa sobre como percebemos a experiência humana“, declarou a atriz, que ainda finalizou o discurso com uma linda mensagem sobre o filme A Bela e a Fera, que lhe rendeu a vitória: “Os aldeões queriam que a Bela acreditasse que o mundo era menor do que ela via e com poucas oportunidades. Eu adorei representar alguém que não ligou para nada disso”.

Continua após a publicidade

Parece algo simples, mas foi um grande passo para que uma mudança ainda maior aconteça dentro das premiações. É claro que assim como toda grande transformação, teve aqueles que concordaram e aqueles que se sentiram incomodados de alguma forma. O por quê? Talvez essas pessoas façam parte daquele grupo que se recusa a enxergar que a sociedade ainda é muito machista e que por força do hábito, mesmo sem perceber, acabamos dando mais valor a homens que a mulheres. Isso acontece porque o sexo masculino é tratado ao longo da história como o sexo forte, sendo as mulheres o sexo frágil. Os homens que sustentavam a família, traziam dinheiro para casa, trabalhavam… Hoje, ainda vemos resquícios dessas tradições: homens ganhando salários maiores que mulheres que fazem tanto ou mais que eles, por exemplo. Mas as coisas estão mudando…

Você sabia que o MTV Movie & TV Awards 2017 não teve gênero?
Reprodução/Reprodução

O fato de Emma Watson ter ganhado o primeiro prêmio sem gênero da noite também foi algo muito bem pensado e estruturado. Não pense que as coisas vão se transformar do dia para a noite. Para não ser efêmera, toda grande mudança leva tempo. Pode ser que o fato da MTV ter tomado esta atitude de modificar sua principal premiação não leve a nada nem inspire outras cerimônias. Mas pode ser que essa movimentação cause um efeito dominó e, aos poucos e finalmente, consigamos derrubar todas as peças separatistas e misóginas. E isso vale para tudo e todos!

 

+ Leia mais: ‘O mundo precisa de mais gente como Bela’, diz Emma Watson

Continua após a publicidade

Publicidade