Você precisa saber que estudar para o vestibular vai muito além dos livros
Conteúdos audiovisuais, literários e notícias da atualidade são ótimas ferramentas para você aprimorar seu conhecimento e interpretação de texto.

urante o preparo para o vestibular, uma das coisas que mais recebe tempo e dedicação é a matéria de cada disciplina. Os conteúdos das aulas são extensos e exigem horas e mais horas de concentração tanto na leitura das matérias, quanto na realização de exercícios de fixação. Entretanto, você já parou para pensar em como a sua excelência no vestibular não depende só do estudo desses conteúdos?
Em termos gerais, o vestibular cria perguntas sobre matérias específicas que estudamos na escola, às vezes misturada a temas da sociedade. Em alguns casos, como no ENEM, essas questões são interpretativas e exigem que o aluno consiga entender a questão dentro da pergunta e sua resposta correta.
Para melhorar a interpretação de texto, a resolução de mais exercícios é o caminho mais prático, mas a leitura também é um exercício muito válido – e estamos falando de literatura no geral, e não somente as obras obrigatórias ou os livros da escola. Quanto mais você ler, mais treinado estará para conseguir interpretar o que a questão está pedindo e até fugir de pegadinhas – acredite, os vestibulares colocam muitas!
Agora, fora dos livros, o que mais pode te preparar para o vestibular é estar atento às notícias do mundo, incluindo sobre política, cultura e ciências. Não só os vestibulares costumam colocar questões que se conectam às atualidades, como as notícias são bagagem cultural para você usar como exemplo de argumento na redação.
Os corretores prezam por um contexto cultural bom, que faça sentido e seja inovador, e nada melhor do que trazer a sua própria interpretação da vida real para o texto. Além disso, quanto mais atento você ficar para os acontecimentos do cotidiano e do mundo, mais vai perceber que a história da sociedade ora se repete, ora realiza ações inovadoras que mudam o curso do mundo.
Entender o presente é uma ótima forma de entender e analisar o passado, assim como o futuro. Acontecimentos históricos, por exemplo, podem se tornar mais “reais” e entendíveis quando você coloca em perspectiva com o presente.
Ainda pensando em como enriquecer a sua bagagem cultural e ainda a sua compreensão sobre as matérias da escola, conteúdos audiovisuais e culturais como séries, livros, filmes, podcasts e documentários podem ser um grande acréscimo.
Aqui na CAPRICHO, por exemplo, já trouxemos filmes e documentários com conteúdos que complementam o seu estudo e ainda te ajudam a compreender melhor uma matéria ou período da história. Na série Drop Out (2022), por exemplo, você entra em contato com uma história real de manipulação e enganação, além de ver na prática expressões e entendimentos da medicina e da biologia – sabe aqueles termos que você não tem certeza se entende o que é? Aqui, você pode entender.
Aqui vai outro exemplo: Na série Os Últimos Czares (2019), a história dos últimos monarcas russos antes da Revolução Russa é mostrada em episódios explicativos e detalhados. O mais legal dessa série é que a história é contada como um filme de drama, e não como uma aula de história. Assim, é bem mais fácil se recordar da história e compreender seus desdobramentos.
No fim, todos esses conteúdos contribuem para que você se torna um vestibulando ainda mais preparado para a questão que surgir na prova. Além disso, diversificar o seu meio de estudo te ajuda a não se cansar tanto com os livros do cursinho e a repensar as matérias sob outra perspectiva.
E você, já tinha parado para pensar nisso?