Você precisa dar mais valor para onde deposita sua atenção
O que você presta atenção também é um escolha, e isso molda sua vida e bem-estar, viu?

i, agora que você está concentrada(o) lendo este texto, temos uma pergunta para te fazer: você já analisou onde anda depositando sua atenção? Na correria do dia a dia, neste mundo hiperconectado, é comum ligarmos o “modo automático” e mal perceber o que estamos consumindo e até fazendo.
William James, um dos fundadores da psicologia moderna, definiu a atenção como “a repentina tomada de posse pela mente, de forma clara e vívida, de um dos vários objetos ou linhas de pensamento que parecem simultaneamente possíveis”. Ela pode ocorrer de um processo involutário, ou seja, um estímulo externo capta nossa atenção, mas é uma experiência consciente e voluntária, em que usamos ela guiada por nossas metas.
Portanto, o que decidimos dar atenção determina a nossa vida, segundo o estudioso do tema. Então, cuidar da sua atenção e onde você deposita ela é uma maneira de controlar seus caminhos e levá-los para alcançar sonhos e objetivos.
Sabemos que, com tanta informação sendo despejada em nós o tempo todo, pode parecer um desafio ter controle da nossa atenção, mas algumas dicas simples podem fazer toda a diferença. Confira!
Controle o seu tempo de tela
Você já reparou quantas vezes abre o X, antigo Twitter, o Instagram, o TikTok, o Pinterest ou qualquer outra rede social por dia, no automático, sem perceber ou saber o porquê? A cada vez que você entra em uma rede social, seu cérebro se distrai de sua atividade principal e entende que aquele app é um escape para situações que você não quer lidar.
Por isso, controlar o tempo de tela é uma das principais formas de direcionar sua atenção para o estudo, trabalho e outras atividades que são importantes na sua vida. Neste outro texto aqui, separamos 4 aplicativos que disponibilizam o controle de cada rede social ou outro app específico para você testar e conseguir ter mais foco. Confira!
Avalie quem você segue e o que você consome nas redes
Além do tempo, controlar a qualidade do seu consumo nas redes sociais é fundamental. Estamos tão acostumados em rolar o feed ou assistir stories que parece atividades tão inofensivas, mas vale lembrar que nosso cérebro está colhendo informações, pegando referências e moldando comportamentos enquanto isso.
Somos o tempo todo impactado pelas pessoas que acompanhamos e os conteúdos que nos atravessam na internet. É preciso reforçar que sua atenção e seu tempo são preciosos, e você precisa discernir quem merece ter acesso a eles. Para te ajudar, listamos 3 perguntas-chave para decidir se você deve ou não seguir uma pessoa.
Não acelere os vídeos e áudios
Você pode até achar que está ganhando tempo com isso, em meio à correria do dia a dia, mas, na verdade, esse hábito corriqueiro de acelerar a velocidade de áudios e vídeos pode estar impactando a sua saúde, viu? Pesquisas mostram que pessoas expostas frequentemente a estímulos frenéticos podem desenvolver dificuldade em reter informações, como explica o psicólogo Cristiano Nabuco em entrevista à TV Brasil.
“É como se você desenvolvesse, com a passagem do tempo, uma incapacidade de se aprofundar nos temas. Não é necessariamente que você fica ansioso, mas você não sabe mais o que fazer com uma informação que demora um pouco. Tem que associar, mas você perdeu a habilidade de associar.”
Dê atenção para o que você gosta (além do celular)
A dica aqui é tentar hobbies offline e atividades manuais, que, além de divertirem, trabalham o cérebro. Muitas vezes, buscamos estar atentos o tempo todo, focados na produtividade, e esquecemos da necessidade de descansar o corpo e a mente. Neste outro texto aqui, indicamos7 atividades legais que vão te ajudar a relaxar e recuperar sua concentração.
E aí, bora colocar essas dicas em prática?