Você pode reproduzir essas 9 falas machistas sem nem perceber

Frases ditas ainda hoje colocam mulheres em um lugar de inferioridade e submissão. E é preciso atenção para não reproduzir preconceitos.

Por Mavi Faria Atualizado em 22 abr 2025, 21h25 - Publicado em 22 abr 2025, 21h23
D

iscussões de conscientização do machismo se tornaram, nos últimos anos, cada vez mais comuns. Apesar disso, a desigualdade de gênero ainda é uma realidade e crenças de submissão e inferioridade feminina ainda existem, cultuadas há milhares de ano.

Mesmo entre quem estudou sobre o assunto e entende porque as mulheres devem ter os mesmos direitos e oportunidades que os homens, a ideia do machismo é enraizada na cultura social e ainda reflete preconceitos que demorarão a ser extintos.

É por isso que não é incomum ouvir frases que, embora soem como brincadeira, representam ainda o machismo social ao julgarem, caracterizarem ou diminuíram as mulheres, única e exclusivamente por serem mulheres. Ao ouvi-las, é nosso dever rebater e se certificar de que quem perpetuou essas ideias repense sua fala e não as repita mais.

Continua após a publicidade

Abaixo, reunimos 9 falas machistas muito comuns que ainda são ditas hoje em dia, inclusive por mulheres, mesmo sem perceber a gravidade das palavras.

E, atenção, aqui vai um aviso importante: pode ser que você nunca tenha pensado que tal fala seja machista, mas é importante pensar de onde essa concepção surgiu, o que representa e o que diz sobre as mulheres – você vai perceber que costuma colocar essas pessoas em uma posição inferior, caricata e preconceituosa.

1. “Com essa roupa também, não me assusta ela ter sido abordada/cantada/assediada”. A vestimenta de uma mulher – e de nenhuma pessoa – deve ser justificativa para um abuso, muito menos é um convite;

2. “Esse é o problema das mulheres, elas pensam demais”, em uma tentativa de colocar a figura feminina como aquela que problematiza e dificulta tudo, enquanto ‘homens são mais simples e fáceis de se trabalhar’;

3. “Se você não se cuidar, seu parceiro vai te trair/te deixar”, como se a responsabilidade pela fidelidade de outra pessoa estivesse nas mãos da aparência física de uma mulher, e não na consciência e caráter da outra pessoa;

4. “Só pode estar de TPM/os hormônios”. Sentimentos como revolta, insatisfação, estresse e irritabilidade, em mulheres, tendem a ser menosprezados como sinais de TPM. Já parou para pensar que, talvez, a mulher em questão tenha motivos para se sentir assim, como qualquer pessoa?

5. “Para ter conseguido esse cargo profissional/recomendação, ela deve ter se envolvido com alguém na chefia”. Quando o primeiro pensamento é que a mulher só conseguiu a posição profissional porque se envolveu romanticamente com alguém, seu intelecto e sua capacidade de merecer o cargo são completamente menosprezados. Já pensou, também, em quantas vezes essa suposição é feita a homens?

6. “Toma cuidado porque ela é manipuladora, só conquista seus sonhos porque passa a perna nos outros”. Pode até ser verdade, até porque ninguém é perfeito, mas porque, de imediato, uma mulher é sempre manipuladora, vingativa e calculista, e não estrategista, inteligente e justa?

7. “Isso é muito drama/mi mi mi/coisa de mulherzinha”. Gostos característicos como “de mulher”, como a cor rosa e cantoras pop, não fazem dela uma pessoa inferior, histérica ou imatura. Enquadrar algo como sendo predominantemente consumido por mulheres como “de mulherzinha”, como se fosse uma ofensa, diz mais sobre como você enxerga as mulheres – elas são livres para gostarem do que quiserem, assim como você.

8. “Mulher dirigindo é um perigo” é uma frase machista clássica que perpetua a crença de que existem trabalhos onde as mulheres se saem piores que os homens, naturalmente. Mas você já parou para pensar que ensinar meninas crianças a cuidarem de bebês de brinquedo e meninos de carrinho ou a dirigirem logo cedo causa um grande impacto na forma que eles vão encarar estas funções no futuro?

9. “Agora que está tendo sucesso profissional, só falta o marido e os filhos”. A expectativa ainda é a de que meninas e mulheres devam buscar uma família, como se somente com essa etapa elas serão felizes. Mas será que elas querem isso para suas vidas?

E você, já tinha parado para pensar no machismo por trás dessas frases?

Publicidade