Você não deveria tomar café ou chá durante viagens de avião | Capricho

Você não deveria tomar café ou chá durante viagens de avião

editar

Por Isabella Otto Atualizado em 15 dez 2018, 15h54 - Publicado em 15 dez 2018, 10h01

Um cafezinho depois do almoço ou do jantar durante um voo é essencial, né? Ou, de repente, um chazinho para acalmar os nervos? Se você faz parte de um desses dois times talvez pense duas vezes antes de tomar café ou chá no avião depois de ler esta matéria.

Reprodução/Reprodução

Um estudo realizado pela NYC Food Policy Center, da Hunter College, uma faculdade de Nova York, nos Estados Unidos, concluiu que consumir bebidas quentes “nas alturas” pode ser perigoso. Isso porque, após várias análises e depoimentos de comissários, chegou-se à conclusão que a água da maioria dos aviões é contaminada e pode ter até coliformes fecais.

Charles Platkin, professor de nutrição da universidade, garantiu que os tanques não são bem higienizados entre um voo e outro. Na verdade, por causa do curto intervalo de tempo, eles apenas são completados. Ou seja, “o que quer que esteja no fundo, permanece lá”.

A água mineral, em si, é uma das poucas coisas no mundo que não tem prazo de validade, mas o mal manuseio desse líquido pode contaminá-lo. A agência de proteção ambiental Environmental Protection Agency apoiou o estudo e ainda revelou que um a cada oito aviões norte-americanos não atendem os padrões de higienização da água. “É, provavelmente, melhor evitar beber água da torneira do avião, o que significa também ficar longe do café e do chá”, finalizou o professor Charles.

Getty Images/Getty Images

Depois da publicação da pesquisa, muitas companhias aéreas rebateram dizendo que os aviões possuem sistemas de tratamento que asseguram a qualidade da água. A Delta Airlines foi uma das poucas companhias a não se pronunciar sobre o assunto.

Se der pra evitar, evita, mas é aquele negócio, né? Nada de pânico. Pode continuar com seu café ou chá – a não ser que você viaje de avião todos os dias e consuma essas bebidas diariamente.

Continua após a publicidade
Publicidade